Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200003 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi examinar a percepção do clima de sala de aula para criatividade e o autoconceito de 504 alunos de 6o ano do ensino fundamental. Os participantes responderam à Escala sobre Clima para a Criatividade em Sala de Aula e ao Perfil de Autopercepção para Crianças. Os resultados indicaram que os alunos apresentaram percepção do clima de sala de aula e autoconceito positivos. Foram observadas diferenças em relação a essas variáveis considerando-se tipo de escola e gênero. Os alunos de escolas particulares avaliaram de forma mais favorável o clima de sala de aula para criatividade do que os de escola pública. Alunos de escolas particulares, do gênero masculino, apresentaram um autoconceito mais positivo. O clima de sala de aula para criatividade na disciplina de língua portuguesa foi mais bem avaliado pelos alunos quando contrastado com o de matemática. |
id |
USF-1_0bac6e556cb7a70c29afa9af3acfee72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712012000200003 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamentalCriatividadeClima de sala de aulaAutoconceitoEnsino fundamentalO objetivo deste estudo foi examinar a percepção do clima de sala de aula para criatividade e o autoconceito de 504 alunos de 6o ano do ensino fundamental. Os participantes responderam à Escala sobre Clima para a Criatividade em Sala de Aula e ao Perfil de Autopercepção para Crianças. Os resultados indicaram que os alunos apresentaram percepção do clima de sala de aula e autoconceito positivos. Foram observadas diferenças em relação a essas variáveis considerando-se tipo de escola e gênero. Os alunos de escolas particulares avaliaram de forma mais favorável o clima de sala de aula para criatividade do que os de escola pública. Alunos de escolas particulares, do gênero masculino, apresentaram um autoconceito mais positivo. O clima de sala de aula para criatividade na disciplina de língua portuguesa foi mais bem avaliado pelos alunos quando contrastado com o de matemática.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200003Psico-USF v.17 n.2 2012reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712012000200003info:eu-repo/semantics/openAccessFleith,Denise de SouzaAlencar,Eunice Maria Lima Soriano depor2012-09-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712012000200003Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2012-09-14T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental |
title |
Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental Fleith,Denise de Souza Criatividade Clima de sala de aula Autoconceito Ensino fundamental |
title_short |
Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental |
title_full |
Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental |
title_sort |
Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental |
author |
Fleith,Denise de Souza |
author_facet |
Fleith,Denise de Souza Alencar,Eunice Maria Lima Soriano de |
author_role |
author |
author2 |
Alencar,Eunice Maria Lima Soriano de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fleith,Denise de Souza Alencar,Eunice Maria Lima Soriano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Clima de sala de aula Autoconceito Ensino fundamental |
topic |
Criatividade Clima de sala de aula Autoconceito Ensino fundamental |
description |
O objetivo deste estudo foi examinar a percepção do clima de sala de aula para criatividade e o autoconceito de 504 alunos de 6o ano do ensino fundamental. Os participantes responderam à Escala sobre Clima para a Criatividade em Sala de Aula e ao Perfil de Autopercepção para Crianças. Os resultados indicaram que os alunos apresentaram percepção do clima de sala de aula e autoconceito positivos. Foram observadas diferenças em relação a essas variáveis considerando-se tipo de escola e gênero. Os alunos de escolas particulares avaliaram de forma mais favorável o clima de sala de aula para criatividade do que os de escola pública. Alunos de escolas particulares, do gênero masculino, apresentaram um autoconceito mais positivo. O clima de sala de aula para criatividade na disciplina de língua portuguesa foi mais bem avaliado pelos alunos quando contrastado com o de matemática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712012000200003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.17 n.2 2012 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937787195785216 |