Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleith,Denise de Souza
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Alencar,Eunice Maria Lima Soriano de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200003
Resumo: O objetivo deste estudo foi examinar a percepção do clima de sala de aula para criatividade e o autoconceito de 504 alunos de 6o ano do ensino fundamental. Os participantes responderam à Escala sobre Clima para a Criatividade em Sala de Aula e ao Perfil de Autopercepção para Crianças. Os resultados indicaram que os alunos apresentaram percepção do clima de sala de aula e autoconceito positivos. Foram observadas diferenças em relação a essas variáveis considerando-se tipo de escola e gênero. Os alunos de escolas particulares avaliaram de forma mais favorável o clima de sala de aula para criatividade do que os de escola pública. Alunos de escolas particulares, do gênero masculino, apresentaram um autoconceito mais positivo. O clima de sala de aula para criatividade na disciplina de língua portuguesa foi mais bem avaliado pelos alunos quando contrastado com o de matemática.
id USF-1_0bac6e556cb7a70c29afa9af3acfee72
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712012000200003
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamentalCriatividadeClima de sala de aulaAutoconceitoEnsino fundamentalO objetivo deste estudo foi examinar a percepção do clima de sala de aula para criatividade e o autoconceito de 504 alunos de 6o ano do ensino fundamental. Os participantes responderam à Escala sobre Clima para a Criatividade em Sala de Aula e ao Perfil de Autopercepção para Crianças. Os resultados indicaram que os alunos apresentaram percepção do clima de sala de aula e autoconceito positivos. Foram observadas diferenças em relação a essas variáveis considerando-se tipo de escola e gênero. Os alunos de escolas particulares avaliaram de forma mais favorável o clima de sala de aula para criatividade do que os de escola pública. Alunos de escolas particulares, do gênero masculino, apresentaram um autoconceito mais positivo. O clima de sala de aula para criatividade na disciplina de língua portuguesa foi mais bem avaliado pelos alunos quando contrastado com o de matemática.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200003Psico-USF v.17 n.2 2012reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712012000200003info:eu-repo/semantics/openAccessFleith,Denise de SouzaAlencar,Eunice Maria Lima Soriano depor2012-09-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712012000200003Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2012-09-14T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental
title Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental
spellingShingle Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental
Fleith,Denise de Souza
Criatividade
Clima de sala de aula
Autoconceito
Ensino fundamental
title_short Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental
title_full Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental
title_fullStr Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental
title_sort Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental
author Fleith,Denise de Souza
author_facet Fleith,Denise de Souza
Alencar,Eunice Maria Lima Soriano de
author_role author
author2 Alencar,Eunice Maria Lima Soriano de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleith,Denise de Souza
Alencar,Eunice Maria Lima Soriano de
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Clima de sala de aula
Autoconceito
Ensino fundamental
topic Criatividade
Clima de sala de aula
Autoconceito
Ensino fundamental
description O objetivo deste estudo foi examinar a percepção do clima de sala de aula para criatividade e o autoconceito de 504 alunos de 6o ano do ensino fundamental. Os participantes responderam à Escala sobre Clima para a Criatividade em Sala de Aula e ao Perfil de Autopercepção para Crianças. Os resultados indicaram que os alunos apresentaram percepção do clima de sala de aula e autoconceito positivos. Foram observadas diferenças em relação a essas variáveis considerando-se tipo de escola e gênero. Os alunos de escolas particulares avaliaram de forma mais favorável o clima de sala de aula para criatividade do que os de escola pública. Alunos de escolas particulares, do gênero masculino, apresentaram um autoconceito mais positivo. O clima de sala de aula para criatividade na disciplina de língua portuguesa foi mais bem avaliado pelos alunos quando contrastado com o de matemática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712012000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.17 n.2 2012
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937787195785216