LIBRAS e a educação de surdos na perspectiva da formação de professores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Julio Cesar [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Jesus, Beatriz Melo Souza de [UNESP], Oliveira, Veridiana Santana de [UNESP], Silva, Denise Cabral [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTYyOQ==
http://hdl.handle.net/11449/146857
Resumo: Introdução: no contexto educacional brasileiro, os surdos têm apresentado um prognóstico muito baixo, com poucos alunos concluindo os Ensinos Fundamental e Médio. A Lei nº 10.436/2002, que reconhece a LIBRAS como a língua das comunidades surdas, e sua posterior regulamentação por meio do Decreto nº 5.626/2005, garante o processo educativo dos surdos numa perspectiva de escola bilíngue e bicultural. Este Projeto de Extensão desenvolve uma discussão junto à comunidade acadêmica e público externo da LIBRAS como ferramenta social de inclusão do surdo na sociedade. Objetivos: o Projeto objetiva capacitar os participantes a compreender o processo de educação de surdos e promover a integração com a comunidade surda, utilizando-se para isso a LIBRAS, além de se abordar e discutir o contexto histórico da educação dos surdos no Brasil, sua comunidade linguística e o bilinguismo. Por outro lado, este trabalho de extensão visa a aproximar os alunos dos cursos de formação de professores, bem como professores da educação básica já em atividade docente, com uma realidade cada vez mais presente no cotidiano escolar: a inclusão social. Métodos: as principais atividades deste Projeto é uma Oficina Básica de LIBRAS (60h), quando alunos da UNESP/IBILCE e professores de escolas públicas da região têm a oportunidade de aprender a sistematização básica da Língua de Sinais, a aplicação desta no cotidiano escolar, bem como o entendimento da cultura surda. No final, participam de uma atividade de integração com a comunidade surda local e regional. O Projeto também desenvolve reuniões semanais de estudos com discentes de licenciatura, abordando-se e discutindo textos acadêmicos sobre educação de surdos. Resultados: o Projeto envolve uma média de 60 participantes anualmente, público constituído basicamente por alunos de Licenciatura de seis cursos de graduação da UNESP/IBILCE (Pedagogia, Matemática, Letras, Física, Química e Ciências Biológicas), alunos do curso de Letras - Tradutor, professores de escolas públicas, professores de salas de atendimento educacional especializado, integrantes da comunidade surda local. Avaliam-se as ações desenvolvidas no âmbito deste Projeto positivamente, pois no processo de consolidação de uma universidade pública democrática e participativa, um trabalho que aborde a Língua Brasileira de Sinais na perspectiva da legislação atual, resgatando-se o contexto histórico da educação dos surdos e seu processo de inclusão social, vem somar com diversas outras ações e projetos de nossa Universidade no caminho da garantia dos direitos sociais básicos e do exercício da cidadania de nossa população.
id UNSP_9127d57313b1bb3706912a814217ce46
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146857
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling LIBRAS e a educação de surdos na perspectiva da formação de professores da educação básicaLIBRASEducação de surdosFormação de professoresIntrodução: no contexto educacional brasileiro, os surdos têm apresentado um prognóstico muito baixo, com poucos alunos concluindo os Ensinos Fundamental e Médio. A Lei nº 10.436/2002, que reconhece a LIBRAS como a língua das comunidades surdas, e sua posterior regulamentação por meio do Decreto nº 5.626/2005, garante o processo educativo dos surdos numa perspectiva de escola bilíngue e bicultural. Este Projeto de Extensão desenvolve uma discussão junto à comunidade acadêmica e público externo da LIBRAS como ferramenta social de inclusão do surdo na sociedade. Objetivos: o Projeto objetiva capacitar os participantes a compreender o processo de educação de surdos e promover a integração com a comunidade surda, utilizando-se para isso a LIBRAS, além de se abordar e discutir o contexto histórico da educação dos surdos no Brasil, sua comunidade linguística e o bilinguismo. Por outro lado, este trabalho de extensão visa a aproximar os alunos dos cursos de formação de professores, bem como professores da educação básica já em atividade docente, com uma realidade cada vez mais presente no cotidiano escolar: a inclusão social. Métodos: as principais atividades deste Projeto é uma Oficina Básica de LIBRAS (60h), quando alunos da UNESP/IBILCE e professores de escolas públicas da região têm a oportunidade de aprender a sistematização básica da Língua de Sinais, a aplicação desta no cotidiano escolar, bem como o entendimento da cultura surda. No final, participam de uma atividade de integração com a comunidade surda local e regional. O Projeto também desenvolve reuniões semanais de estudos com discentes de licenciatura, abordando-se e discutindo textos acadêmicos sobre educação de surdos. Resultados: o Projeto envolve uma média de 60 participantes anualmente, público constituído basicamente por alunos de Licenciatura de seis cursos de graduação da UNESP/IBILCE (Pedagogia, Matemática, Letras, Física, Química e Ciências Biológicas), alunos do curso de Letras - Tradutor, professores de escolas públicas, professores de salas de atendimento educacional especializado, integrantes da comunidade surda local. Avaliam-se as ações desenvolvidas no âmbito deste Projeto positivamente, pois no processo de consolidação de uma universidade pública democrática e participativa, um trabalho que aborde a Língua Brasileira de Sinais na perspectiva da legislação atual, resgatando-se o contexto histórico da educação dos surdos e seu processo de inclusão social, vem somar com diversas outras ações e projetos de nossa Universidade no caminho da garantia dos direitos sociais básicos e do exercício da cidadania de nossa população.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Torres, Julio Cesar [UNESP]Jesus, Beatriz Melo Souza de [UNESP]Oliveira, Veridiana Santana de [UNESP]Silva, Denise Cabral [UNESP]2017-01-02T15:39:48Z2017-01-02T15:39:48Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09629application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTYyOQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09850http://hdl.handle.net/11449/1468572013-09629-torres.pdf7328873141659824PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-08T06:21:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146857Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:46:48.105974Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv LIBRAS e a educação de surdos na perspectiva da formação de professores da educação básica
title LIBRAS e a educação de surdos na perspectiva da formação de professores da educação básica
spellingShingle LIBRAS e a educação de surdos na perspectiva da formação de professores da educação básica
Torres, Julio Cesar [UNESP]
LIBRAS
Educação de surdos
Formação de professores
title_short LIBRAS e a educação de surdos na perspectiva da formação de professores da educação básica
title_full LIBRAS e a educação de surdos na perspectiva da formação de professores da educação básica
title_fullStr LIBRAS e a educação de surdos na perspectiva da formação de professores da educação básica
title_full_unstemmed LIBRAS e a educação de surdos na perspectiva da formação de professores da educação básica
title_sort LIBRAS e a educação de surdos na perspectiva da formação de professores da educação básica
author Torres, Julio Cesar [UNESP]
author_facet Torres, Julio Cesar [UNESP]
Jesus, Beatriz Melo Souza de [UNESP]
Oliveira, Veridiana Santana de [UNESP]
Silva, Denise Cabral [UNESP]
author_role author
author2 Jesus, Beatriz Melo Souza de [UNESP]
Oliveira, Veridiana Santana de [UNESP]
Silva, Denise Cabral [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Julio Cesar [UNESP]
Jesus, Beatriz Melo Souza de [UNESP]
Oliveira, Veridiana Santana de [UNESP]
Silva, Denise Cabral [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv LIBRAS
Educação de surdos
Formação de professores
topic LIBRAS
Educação de surdos
Formação de professores
description Introdução: no contexto educacional brasileiro, os surdos têm apresentado um prognóstico muito baixo, com poucos alunos concluindo os Ensinos Fundamental e Médio. A Lei nº 10.436/2002, que reconhece a LIBRAS como a língua das comunidades surdas, e sua posterior regulamentação por meio do Decreto nº 5.626/2005, garante o processo educativo dos surdos numa perspectiva de escola bilíngue e bicultural. Este Projeto de Extensão desenvolve uma discussão junto à comunidade acadêmica e público externo da LIBRAS como ferramenta social de inclusão do surdo na sociedade. Objetivos: o Projeto objetiva capacitar os participantes a compreender o processo de educação de surdos e promover a integração com a comunidade surda, utilizando-se para isso a LIBRAS, além de se abordar e discutir o contexto histórico da educação dos surdos no Brasil, sua comunidade linguística e o bilinguismo. Por outro lado, este trabalho de extensão visa a aproximar os alunos dos cursos de formação de professores, bem como professores da educação básica já em atividade docente, com uma realidade cada vez mais presente no cotidiano escolar: a inclusão social. Métodos: as principais atividades deste Projeto é uma Oficina Básica de LIBRAS (60h), quando alunos da UNESP/IBILCE e professores de escolas públicas da região têm a oportunidade de aprender a sistematização básica da Língua de Sinais, a aplicação desta no cotidiano escolar, bem como o entendimento da cultura surda. No final, participam de uma atividade de integração com a comunidade surda local e regional. O Projeto também desenvolve reuniões semanais de estudos com discentes de licenciatura, abordando-se e discutindo textos acadêmicos sobre educação de surdos. Resultados: o Projeto envolve uma média de 60 participantes anualmente, público constituído basicamente por alunos de Licenciatura de seis cursos de graduação da UNESP/IBILCE (Pedagogia, Matemática, Letras, Física, Química e Ciências Biológicas), alunos do curso de Letras - Tradutor, professores de escolas públicas, professores de salas de atendimento educacional especializado, integrantes da comunidade surda local. Avaliam-se as ações desenvolvidas no âmbito deste Projeto positivamente, pois no processo de consolidação de uma universidade pública democrática e participativa, um trabalho que aborde a Língua Brasileira de Sinais na perspectiva da legislação atual, resgatando-se o contexto histórico da educação dos surdos e seu processo de inclusão social, vem somar com diversas outras ações e projetos de nossa Universidade no caminho da garantia dos direitos sociais básicos e do exercício da cidadania de nossa população.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:39:48Z
2017-01-02T15:39:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTYyOQ==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09850
http://hdl.handle.net/11449/146857
2013-09629-torres.pdf
7328873141659824
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTYyOQ==
http://hdl.handle.net/11449/146857
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09850
2013-09629-torres.pdf
7328873141659824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09629
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129117444374528