Aula como ato criativo e educador propositor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Eleni Jesus de [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/143498
Resumo: Essa Pesquisa educacional versa sobre uma práxis educativa em arte educação, cujo tema, a aula como ato criativo e o educador como propositor, considera que a inteligência se constrói a partir das experiências de seus próprios sujeitos. Assim, inferimos não ser possível conceber uma aula, senão na experiência, na coletividade, no saber fazer, opinar, criticar e avaliar não estando integralmente mergulhados em propósitos. Compreendemos um projeto educativo como ação por concepção, considerando o sujeito como criador e propositor de si mesmo. Vemos o Projeto como possibilidades colaboradoras em arte educação, dentro da concepção de aula como ato criativo e o educador como propositor de percursos, que compartilha um processo de ensino e aprendizagem, no qual a pesquisa da prática em arte experiência são indissociáveis. Como exemplificação, apresentamos um estudo educacional em arte educação numa escola estadual, perpassando conceitos como os de Polivalência e Interdisciplinaridade, concluindo que a Interdisciplinaridade corrobora o pensamento estético, artístico e crítico dos alunos mas a Polivalência não. Aferimos também, por meio de sondagem efetuada com professores de arte do estado de São Paulo, que o Currículo de arte cedido pela SEE/SP divide opiniões pela forma como se apresenta, sobre o que propõe e como propõe ao educador as “metodologias” para o trabalho em sala de aula. Ressaltamos que a autoria é intrinseca às atividades humanas, ao clarificar que a obra de arte não se constitiu um presente do acaso, e sim intencionalidade de seu autor. Demonstramos tanto que o estudo minucioso da prática, os registros, os diários e os diálogos possibilitam ao educador o retorno a determinados momentos de sua práxis – ou seja, a seus próprios processos de criação – quanto o fato de que uma atividade autoral e integrada leva os alunos à apropriação de linguagens, técnicas, conteúdos, momentos históricos e, sobretudo, ao entendimento artístico como experiência vivida entre corpo e mente.
id UNSP_916266503c5b1be6133b98ddec2d9aa2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143498
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aula como ato criativo e educador propositorClass as a creative act and educator as a proposerArte educaçãoAto criativoEducador propositorInterdisciplinaridade e polivalênciaProjetoCreative actInterdisciplinarity and multifunctionalityProponent educatorProjectArt educationEssa Pesquisa educacional versa sobre uma práxis educativa em arte educação, cujo tema, a aula como ato criativo e o educador como propositor, considera que a inteligência se constrói a partir das experiências de seus próprios sujeitos. Assim, inferimos não ser possível conceber uma aula, senão na experiência, na coletividade, no saber fazer, opinar, criticar e avaliar não estando integralmente mergulhados em propósitos. Compreendemos um projeto educativo como ação por concepção, considerando o sujeito como criador e propositor de si mesmo. Vemos o Projeto como possibilidades colaboradoras em arte educação, dentro da concepção de aula como ato criativo e o educador como propositor de percursos, que compartilha um processo de ensino e aprendizagem, no qual a pesquisa da prática em arte experiência são indissociáveis. Como exemplificação, apresentamos um estudo educacional em arte educação numa escola estadual, perpassando conceitos como os de Polivalência e Interdisciplinaridade, concluindo que a Interdisciplinaridade corrobora o pensamento estético, artístico e crítico dos alunos mas a Polivalência não. Aferimos também, por meio de sondagem efetuada com professores de arte do estado de São Paulo, que o Currículo de arte cedido pela SEE/SP divide opiniões pela forma como se apresenta, sobre o que propõe e como propõe ao educador as “metodologias” para o trabalho em sala de aula. Ressaltamos que a autoria é intrinseca às atividades humanas, ao clarificar que a obra de arte não se constitiu um presente do acaso, e sim intencionalidade de seu autor. Demonstramos tanto que o estudo minucioso da prática, os registros, os diários e os diálogos possibilitam ao educador o retorno a determinados momentos de sua práxis – ou seja, a seus próprios processos de criação – quanto o fato de que uma atividade autoral e integrada leva os alunos à apropriação de linguagens, técnicas, conteúdos, momentos históricos e, sobretudo, ao entendimento artístico como experiência vivida entre corpo e mente.Educational research over an art education practice in which the subject is the class as a creative act and the educator its proposer, taking in consideration that what builds intelligence is the person’s own experiences. Thus, it infers as not possible designing a class that is not based on experimentation, collectivity, know how, opinion, criticism and evaluation – thus being fully immersed in purposes. It comprises an educational project as an action by concept, since it considers the subject as both creator and proponent of itself. It sees the project as collaborative possibilities in art education within the concept of the class as a creative act and the educator as the proposer of paths sharing a teaching and learning process in which art research and practical experience are inseparable. As exemplification, this research presents an art education study held in a public school, pervading concepts such as multifunctionality and interdisciplinarity. The reached conclusion points in the direction that interdisciplinarity corroborates to the aesthetic, artistic and critical thinking of the students, however, multifunctionality does not. With the aid of a survey carried out with art teachers of São Paulo State public schools, the study also indicates that the Art’s Curriculum adopted by the State divides opinions among teachers, specially concerning the way it is presented, the proposals within and how they’re laid out to the educators: as working "methodologies" for the classroom. Moreover, this study emphasizes that authorship is intrinsic to human activity and clarifies that the work of art is not a gift of chance but the result of the author’s intentionality. Detailed practice studies, records, diaries and dialogues allow educators to return to certain moments of their praxis, that is, their own creative processes; also, an authorial and integrated activity create for students the possibility of an appropriation of languages, techniques, contents, historical moments and especially the understanding of an artistic experience lived between body and mind.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Eleni Jesus de [UNESP]2016-08-31T14:39:15Z2016-08-31T14:39:15Z2016-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14349800087211233004013063P491506590983346330000-0002-9761-8135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-31T06:13:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143498Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:34:00.759057Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aula como ato criativo e educador propositor
Class as a creative act and educator as a proposer
title Aula como ato criativo e educador propositor
spellingShingle Aula como ato criativo e educador propositor
Souza, Eleni Jesus de [UNESP]
Arte educação
Ato criativo
Educador propositor
Interdisciplinaridade e polivalência
Projeto
Creative act
Interdisciplinarity and multifunctionality
Proponent educator
Project
Art education
title_short Aula como ato criativo e educador propositor
title_full Aula como ato criativo e educador propositor
title_fullStr Aula como ato criativo e educador propositor
title_full_unstemmed Aula como ato criativo e educador propositor
title_sort Aula como ato criativo e educador propositor
author Souza, Eleni Jesus de [UNESP]
author_facet Souza, Eleni Jesus de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Eleni Jesus de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte educação
Ato criativo
Educador propositor
Interdisciplinaridade e polivalência
Projeto
Creative act
Interdisciplinarity and multifunctionality
Proponent educator
Project
Art education
topic Arte educação
Ato criativo
Educador propositor
Interdisciplinaridade e polivalência
Projeto
Creative act
Interdisciplinarity and multifunctionality
Proponent educator
Project
Art education
description Essa Pesquisa educacional versa sobre uma práxis educativa em arte educação, cujo tema, a aula como ato criativo e o educador como propositor, considera que a inteligência se constrói a partir das experiências de seus próprios sujeitos. Assim, inferimos não ser possível conceber uma aula, senão na experiência, na coletividade, no saber fazer, opinar, criticar e avaliar não estando integralmente mergulhados em propósitos. Compreendemos um projeto educativo como ação por concepção, considerando o sujeito como criador e propositor de si mesmo. Vemos o Projeto como possibilidades colaboradoras em arte educação, dentro da concepção de aula como ato criativo e o educador como propositor de percursos, que compartilha um processo de ensino e aprendizagem, no qual a pesquisa da prática em arte experiência são indissociáveis. Como exemplificação, apresentamos um estudo educacional em arte educação numa escola estadual, perpassando conceitos como os de Polivalência e Interdisciplinaridade, concluindo que a Interdisciplinaridade corrobora o pensamento estético, artístico e crítico dos alunos mas a Polivalência não. Aferimos também, por meio de sondagem efetuada com professores de arte do estado de São Paulo, que o Currículo de arte cedido pela SEE/SP divide opiniões pela forma como se apresenta, sobre o que propõe e como propõe ao educador as “metodologias” para o trabalho em sala de aula. Ressaltamos que a autoria é intrinseca às atividades humanas, ao clarificar que a obra de arte não se constitiu um presente do acaso, e sim intencionalidade de seu autor. Demonstramos tanto que o estudo minucioso da prática, os registros, os diários e os diálogos possibilitam ao educador o retorno a determinados momentos de sua práxis – ou seja, a seus próprios processos de criação – quanto o fato de que uma atividade autoral e integrada leva os alunos à apropriação de linguagens, técnicas, conteúdos, momentos históricos e, sobretudo, ao entendimento artístico como experiência vivida entre corpo e mente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-31T14:39:15Z
2016-08-31T14:39:15Z
2016-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/143498
000872112
33004013063P4
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
url http://hdl.handle.net/11449/143498
identifier_str_mv 000872112
33004013063P4
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128671354978304