Uno, mapa de criação: ações corporalizadas de um corpo propositor num discurso em dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosemeri Rocha da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27495
Resumo: Esta pesquisa trata inicialmente do conceito de corpo propositor e reflete sobre questões relacionadas ao corpo e ao processo criativo na dança contemporânea. O objeto de estudo são os processos investigativos da obra UNO, do UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), de Curitiba/PR. O objetivo principal é apresentar um mapa conceitual com abordagens sobre corpo e proposição, na criação em dança, com o intuito de ampliar, reformular e nominar os conceitos de procedimentos em processos criativos do núcleo de pesquisa da FAP. Assim, a pesquisa utiliza-se de obras dos teóricos da Educação Somática, das Ciências Cognitivas, da Dança, da Crítica Genética e das Artes performativas. Com esse conjunto de referências é possível criar diálogos e interconexões com os principais temas sobre corpo, percepção e o processo criativo. O estudo utiliza a noção de biotipo como organização; o BMC como ferramenta para investigar essa organização; os estudos da percepção para compreender como o corpo opera, a partir do conceito da Enação – a cognição corporalizada; discute também o conceito de performatividade e os estudos sobre Crítica Genética/Processo para revisitar os processos da obra; apresenta a proposta de um mapa de criação, uma estratégia que indica procedimentos de criação que direcionam a composição, a dramaturgia e o discurso do corpo propositor. As principais fontes teóricas são Francisco Varela e Humberto Maturana, Stanley Keleman, Bonnie Bainbridge Cohen, Evan Thompson, Eleanor Rosch, Alain Berthoz, John Langshaw Austin Cecília Almeida Salles Jussara Setenta, Antônio Damásio, Rosa Hercoles e Ana Pais.
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Com esse conjunto de referências é possível criar diálogos e interconexões com os principais temas sobre corpo, percepção e o processo criativo. O estudo utiliza a noção de biotipo como organização; o BMC como ferramenta para investigar essa organização; os estudos da percepção para compreender como o corpo opera, a partir do conceito da Enação – a cognição corporalizada; discute também o conceito de performatividade e os estudos sobre Crítica Genética/Processo para revisitar os processos da obra; apresenta a proposta de um mapa de criação, uma estratégia que indica procedimentos de criação que direcionam a composição, a dramaturgia e o discurso do corpo propositor. As principais fontes teóricas são Francisco Varela e Humberto Maturana, Stanley Keleman, Bonnie Bainbridge Cohen, Evan Thompson, Eleanor Rosch, Alain Berthoz, John Langshaw Austin Cecília Almeida Salles Jussara Setenta, Antônio Damásio, Rosa Hercoles e Ana Pais.This research deals initially with the concept of proposer body and reflects on issues related to the body and the creative process in contemporary dance. The object of study is the investigative processes of the piece UNO, of the “UM” - Nucleus of artistic dance research in in Dance of the College of Arts of Paraná (FAP), The main objective is to present a conceptual map with approaches on body and proposition, in dance creation, to expand, reformulate and nominate the concepts of procedures in creative processes of the research nucleus/group of FAP. So, the research uses the works of Somatics theorists, Cognitive Science, Dance, Performing Arts and Genetic Criticism. With this set of references it is possible to create dialogues and interconnections with major themes on body, perception and the creative process. The study will use the notion of biotype as the organization; the BMC as a tool for investigating this organization; studies of perception to understand how the body operates, from the concept of “Enation”- embodied cognition; discuss the concept of performativity and the studies on Genetic Criticism/Process to revisit the work processes; presents a map o creation, a strategy which indicates creation procedures which direct the composition, dramaturgy and the discourse of the proposer body. The main theoretical sources are Francisco Varela and Humberto Maturana, Stanley Keleman, Bonnie Bainbridge Cohen, Evan Thompson, Eleanor Rosch, Alain Berthoz, John Langshaw Austin Cecília Almeida Salles Jussara Setenta, Antônio Damásio, Rosa Hercoles and Ana Pais.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2018-09-21T17:14:30Z No. of bitstreams: 1 Tese_Rose_2014_3.pdf: 7854337 bytes, checksum: 5b3f31a1b76131d96ee050e448ab546f (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-09-25T12:48:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Rose_2014_3.pdf: 7854337 bytes, checksum: 5b3f31a1b76131d96ee050e448ab546f (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-25T12:48:28Z (GMT). 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