Avaliação cinética e cinemática da impulsão manual em cadeira de rodas: influência dos diferentes designs de rodas dianteiras e pressão dos pneus traseiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/214922 |
Resumo: | Mudanças nas configurações de uma cadeira de rodas manual e de seus componentes podem provocar modificações nos aspectos mecânicos do equipamento e, desta forma, influenciar ações do usuário durante sua mobilidade diária. Alterações em aspectos como a posição vertical e horizontal do eixo das rodas traseiras; almofadas; uso de acessórios; tipos de rodas traseiras e dianteiras e calibragem de pneus tem o potencial de modificar as demandas biomecânicas impostas aos usuários durante a impulsão manual. Dos muitos aspectos para estudo em uma cadeira de rodas que possam influenciar a mobilidade, esta pesquisa tratou das rodas traseiras e dianteiras - mais precisamente da pressão dos pneus traseiros e o design das rodas dianteiras. Para isto, realizamos um estudo de avaliação onde dez participantes voluntários e sem experiência com o uso de cadeira de rodas foram submetidos a um teste de mobilidade de aceleração em trajetória retilínea de 40m. O teste foi repetido em seis diferentes configurações: três diferentes tipos de rodas dianteiras e duas pressões de insuflagem dos pneus traseiros (75psi e 38psi). Variáveis cinéticas e cinemáticas da propulsão manual foram registradas durante os testes pelo sistema SmartWheel. Apesar de não ter sido observado um padrão definido, os resultados indicam uma redução nas forças de impulsão quando a pressão dos pneus traseiros esteve em 75psi e, apesar de outros estudos indicarem uma maior resistência ao rolamento em casters de diâmetro menor e com maior porcentagem de peso, no nosso estudo o caster M apresentou os menores valores de força na maioria das condições analisadas, indicando um melhor desempenho na impulsão de cadeira de rodas dentro das variáveis analisadas. |
id |
UNSP_918ab5709a2be4dccd151df213c252b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/214922 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Avaliação cinética e cinemática da impulsão manual em cadeira de rodas: influência dos diferentes designs de rodas dianteiras e pressão dos pneus traseirosKinetic and kinematic evaluation of manual propulsion in wheelchair: influence of different designs of caster wheels and rear tire pressureDesignCadeiras de rodasTecnologia assistivaRodas dianteirasMobilidadeCaster wheelsAssistive technologyWheelchairCaster wheelsMobilityBiomechanicsMudanças nas configurações de uma cadeira de rodas manual e de seus componentes podem provocar modificações nos aspectos mecânicos do equipamento e, desta forma, influenciar ações do usuário durante sua mobilidade diária. Alterações em aspectos como a posição vertical e horizontal do eixo das rodas traseiras; almofadas; uso de acessórios; tipos de rodas traseiras e dianteiras e calibragem de pneus tem o potencial de modificar as demandas biomecânicas impostas aos usuários durante a impulsão manual. Dos muitos aspectos para estudo em uma cadeira de rodas que possam influenciar a mobilidade, esta pesquisa tratou das rodas traseiras e dianteiras - mais precisamente da pressão dos pneus traseiros e o design das rodas dianteiras. Para isto, realizamos um estudo de avaliação onde dez participantes voluntários e sem experiência com o uso de cadeira de rodas foram submetidos a um teste de mobilidade de aceleração em trajetória retilínea de 40m. O teste foi repetido em seis diferentes configurações: três diferentes tipos de rodas dianteiras e duas pressões de insuflagem dos pneus traseiros (75psi e 38psi). Variáveis cinéticas e cinemáticas da propulsão manual foram registradas durante os testes pelo sistema SmartWheel. Apesar de não ter sido observado um padrão definido, os resultados indicam uma redução nas forças de impulsão quando a pressão dos pneus traseiros esteve em 75psi e, apesar de outros estudos indicarem uma maior resistência ao rolamento em casters de diâmetro menor e com maior porcentagem de peso, no nosso estudo o caster M apresentou os menores valores de força na maioria das condições analisadas, indicando um melhor desempenho na impulsão de cadeira de rodas dentro das variáveis analisadas.Changes in the settings of a manual wheelchair and its components may provoke modifications in the mechanical aspects of the equipment and, in this case, influence the user's actions during his daily mobility. Modifications in aspects such as the vertical and horizontal position of the rear wheel axle, seat cushions, usage of accessories, rear and front wheel types, and tire calibration have the potential to modify the biomechanical demands imposed on users during manual propulsion. Among the several aspects for study in a wheelchair that can influence mobility, this research focused on the rear and front wheels; more precisely, the pressure of the rear tires and the design of the front wheels. For this purpose, an evaluation study was performed by ten voluntary and inexperienced wheelchair participants, who performed a 40m rectilinear trajectory acceleration mobility test. The test was repeated in six different configurations: three different types of front wheels and two inflation pressures for the rear tires (75psi and 38psi). Kinetic and kinematic variables of manual propulsion were recorded during the tests by the SmartWheel system. Although a defined pattern was not observed, the results indicate a reduction in push forces when the rear tires pressure at 75psi and, although other studies indicate a higher rolling resistance in casters with smaller diameter and higher weight percentage, in this study caster M presented the lowest force values in most of the analyzed conditions, indicating a better performance in wheelchair push within the analyzed variables.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Medola, Fausto Orsi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho Filho, Idinei Francisco Pires de2021-10-28T15:47:40Z2021-10-28T15:47:40Z2020-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21492233004056082P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:39:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214922Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:01:49.008808Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação cinética e cinemática da impulsão manual em cadeira de rodas: influência dos diferentes designs de rodas dianteiras e pressão dos pneus traseiros Kinetic and kinematic evaluation of manual propulsion in wheelchair: influence of different designs of caster wheels and rear tire pressure |
title |
Avaliação cinética e cinemática da impulsão manual em cadeira de rodas: influência dos diferentes designs de rodas dianteiras e pressão dos pneus traseiros |
spellingShingle |
Avaliação cinética e cinemática da impulsão manual em cadeira de rodas: influência dos diferentes designs de rodas dianteiras e pressão dos pneus traseiros Carvalho Filho, Idinei Francisco Pires de Design Cadeiras de rodas Tecnologia assistiva Rodas dianteiras Mobilidade Caster wheels Assistive technology Wheelchair Caster wheels Mobility Biomechanics |
title_short |
Avaliação cinética e cinemática da impulsão manual em cadeira de rodas: influência dos diferentes designs de rodas dianteiras e pressão dos pneus traseiros |
title_full |
Avaliação cinética e cinemática da impulsão manual em cadeira de rodas: influência dos diferentes designs de rodas dianteiras e pressão dos pneus traseiros |
title_fullStr |
Avaliação cinética e cinemática da impulsão manual em cadeira de rodas: influência dos diferentes designs de rodas dianteiras e pressão dos pneus traseiros |
title_full_unstemmed |
Avaliação cinética e cinemática da impulsão manual em cadeira de rodas: influência dos diferentes designs de rodas dianteiras e pressão dos pneus traseiros |
title_sort |
Avaliação cinética e cinemática da impulsão manual em cadeira de rodas: influência dos diferentes designs de rodas dianteiras e pressão dos pneus traseiros |
author |
Carvalho Filho, Idinei Francisco Pires de |
author_facet |
Carvalho Filho, Idinei Francisco Pires de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medola, Fausto Orsi [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho Filho, Idinei Francisco Pires de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Cadeiras de rodas Tecnologia assistiva Rodas dianteiras Mobilidade Caster wheels Assistive technology Wheelchair Caster wheels Mobility Biomechanics |
topic |
Design Cadeiras de rodas Tecnologia assistiva Rodas dianteiras Mobilidade Caster wheels Assistive technology Wheelchair Caster wheels Mobility Biomechanics |
description |
Mudanças nas configurações de uma cadeira de rodas manual e de seus componentes podem provocar modificações nos aspectos mecânicos do equipamento e, desta forma, influenciar ações do usuário durante sua mobilidade diária. Alterações em aspectos como a posição vertical e horizontal do eixo das rodas traseiras; almofadas; uso de acessórios; tipos de rodas traseiras e dianteiras e calibragem de pneus tem o potencial de modificar as demandas biomecânicas impostas aos usuários durante a impulsão manual. Dos muitos aspectos para estudo em uma cadeira de rodas que possam influenciar a mobilidade, esta pesquisa tratou das rodas traseiras e dianteiras - mais precisamente da pressão dos pneus traseiros e o design das rodas dianteiras. Para isto, realizamos um estudo de avaliação onde dez participantes voluntários e sem experiência com o uso de cadeira de rodas foram submetidos a um teste de mobilidade de aceleração em trajetória retilínea de 40m. O teste foi repetido em seis diferentes configurações: três diferentes tipos de rodas dianteiras e duas pressões de insuflagem dos pneus traseiros (75psi e 38psi). Variáveis cinéticas e cinemáticas da propulsão manual foram registradas durante os testes pelo sistema SmartWheel. Apesar de não ter sido observado um padrão definido, os resultados indicam uma redução nas forças de impulsão quando a pressão dos pneus traseiros esteve em 75psi e, apesar de outros estudos indicarem uma maior resistência ao rolamento em casters de diâmetro menor e com maior porcentagem de peso, no nosso estudo o caster M apresentou os menores valores de força na maioria das condições analisadas, indicando um melhor desempenho na impulsão de cadeira de rodas dentro das variáveis analisadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-05 2021-10-28T15:47:40Z 2021-10-28T15:47:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/214922 33004056082P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/214922 |
identifier_str_mv |
33004056082P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129150805868544 |