Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Volpato, Claudia Fernandes [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Mello, Suely Amaral [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742005000300010
http://hdl.handle.net/11449/27299
Resumo: Considerando a recente preocupação de estabelecer programas de formação em serviço para educadores de creche, estudamos oito creches municipais de Botucatu (SP). O objetivo foi conhecer as condições de trabalho e de formação dos educadores com base em dados que permitissem avaliar os procedimentos de educação inicial e continuada a que foram submetidos, as concepções subjacentes à sua prática profissional, suas expectativas sobre os programas de formação em serviço, assim como as efetivas necessidades a que esses programas precisam responder em vista dos parâmetros de qualidade estabelecidos para a educação infantil. A partir dos resultados obtidos, traçamos um panorama e esboçamos sugestões que possam subsidiar uma proposta de formação inicial e continuada para esses educadores, valendo-nos de algumas contribuições da teoria histórico-cultural enriquecidas com reflexões críticas e recentes na área, e do contraponto com as propostas defendidas por documentos oficiais em vigor propalados nacionalmente.
id UNSP_93e87185fdd974c529268b334a37893c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/27299
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticasWork and education of day care center educators in Botucatu: critical reflectionsCRECHESFORMAÇÃO PROFISSIONALBOTUCATU-SPPROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTILDAY NURSERIESVOCATIONAL TRAININGBOTUCATU-SPPREPRIMARY TEACHERSConsiderando a recente preocupação de estabelecer programas de formação em serviço para educadores de creche, estudamos oito creches municipais de Botucatu (SP). O objetivo foi conhecer as condições de trabalho e de formação dos educadores com base em dados que permitissem avaliar os procedimentos de educação inicial e continuada a que foram submetidos, as concepções subjacentes à sua prática profissional, suas expectativas sobre os programas de formação em serviço, assim como as efetivas necessidades a que esses programas precisam responder em vista dos parâmetros de qualidade estabelecidos para a educação infantil. A partir dos resultados obtidos, traçamos um panorama e esboçamos sugestões que possam subsidiar uma proposta de formação inicial e continuada para esses educadores, valendo-nos de algumas contribuições da teoria histórico-cultural enriquecidas com reflexões críticas e recentes na área, e do contraponto com as propostas defendidas por documentos oficiais em vigor propalados nacionalmente.Considering the current concern to create on-the-job training programs for day care center educators, we have studied eight municipal day care centers in Botucatu, a town in São Paulo State. Our objective was getting to know educators' work and education conditions based on data that allow assessing the initial and continued education procedures applied to them, underlying concepts in their professional practice, their expectations about (the) on-the-job training programs, and the effective needs such programs must meet in view of the quality parameters set up for children education. From the results obtained, we have drawn a panorama and offered suggestions that may help formulate an initial and continued education proposal by drawing from some contributions of historical and cultural theories enriched by critical and recent reflections on the area, as opposed to proposals supported in official documents in force and publicized countrywide.Universidade Estadual Paulista IFaculdade de Filosofia e CiênciasUniversidade Estadual Paulista IFaculdade de Filosofia e CiênciasFundação Carlos ChagasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Volpato, Claudia Fernandes [UNESP]Mello, Suely Amaral [UNESP]2014-05-20T15:09:37Z2014-05-20T15:09:37Z2005-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article723-745application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742005000300010Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 35, n. 126, p. 723-745, 2005.0100-1574http://hdl.handle.net/11449/2729910.1590/S0100-15742005000300010S0100-15742005000300010S0100-15742005000300010.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos de Pesquisa0,183info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27299Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas
Work and education of day care center educators in Botucatu: critical reflections
title Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas
spellingShingle Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas
Volpato, Claudia Fernandes [UNESP]
CRECHES
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
BOTUCATU-SP
PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DAY NURSERIES
VOCATIONAL TRAINING
BOTUCATU-SP
PREPRIMARY TEACHERS
title_short Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas
title_full Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas
title_fullStr Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas
title_full_unstemmed Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas
title_sort Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas
author Volpato, Claudia Fernandes [UNESP]
author_facet Volpato, Claudia Fernandes [UNESP]
Mello, Suely Amaral [UNESP]
author_role author
author2 Mello, Suely Amaral [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Volpato, Claudia Fernandes [UNESP]
Mello, Suely Amaral [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv CRECHES
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
BOTUCATU-SP
PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DAY NURSERIES
VOCATIONAL TRAINING
BOTUCATU-SP
PREPRIMARY TEACHERS
topic CRECHES
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
BOTUCATU-SP
PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DAY NURSERIES
VOCATIONAL TRAINING
BOTUCATU-SP
PREPRIMARY TEACHERS
description Considerando a recente preocupação de estabelecer programas de formação em serviço para educadores de creche, estudamos oito creches municipais de Botucatu (SP). O objetivo foi conhecer as condições de trabalho e de formação dos educadores com base em dados que permitissem avaliar os procedimentos de educação inicial e continuada a que foram submetidos, as concepções subjacentes à sua prática profissional, suas expectativas sobre os programas de formação em serviço, assim como as efetivas necessidades a que esses programas precisam responder em vista dos parâmetros de qualidade estabelecidos para a educação infantil. A partir dos resultados obtidos, traçamos um panorama e esboçamos sugestões que possam subsidiar uma proposta de formação inicial e continuada para esses educadores, valendo-nos de algumas contribuições da teoria histórico-cultural enriquecidas com reflexões críticas e recentes na área, e do contraponto com as propostas defendidas por documentos oficiais em vigor propalados nacionalmente.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
2014-05-20T15:09:37Z
2014-05-20T15:09:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742005000300010
Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 35, n. 126, p. 723-745, 2005.
0100-1574
http://hdl.handle.net/11449/27299
10.1590/S0100-15742005000300010
S0100-15742005000300010
S0100-15742005000300010.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742005000300010
http://hdl.handle.net/11449/27299
identifier_str_mv Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 35, n. 126, p. 723-745, 2005.
0100-1574
10.1590/S0100-15742005000300010
S0100-15742005000300010
S0100-15742005000300010.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa
0,183
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 723-745
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128215207641088