Brincadeiras no recreio: uma reflexão sobre as relações de gênero e sexualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penna, Cleuza Maria Abranches [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92267
Resumo: O presente estudo vinculado à linha de pesquisa “Processos Formativos, Diferença e Valores”, do programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP (FCT- UNESP), Campus de Presidente Prudente, buscou compreender/refletir, através de análise bibliográfica, sobre a construção das identidades sexuais e de gênero das crianças no recreio escolar das séries iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho se apoia, entre outros, nos estudos teóricos pós-estruturalistas de Guacira Lopes Louro e Tomaz Tadeu da Silva, na compreensão de que as construções das polaridades sexuais (heterossexual / homossexual) e de gênero (masculino / feminino) precisam ser problematizadas e desconstruídas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico em que foi utilizada literatura acadêmica para a problematização do tema. O estudo partiu do pressuposto de que alguns modos de agir, de brincar e de ocupar espaços, entre as crianças, no recreio escolar, estão ligados à construção das identidades sexuais e de gênero. Pude refletir, a partir das leituras, como essas diferenças são engendradas nas crianças de formas variadas, podendo ser verificadas nas brincadeiras que sinalizam modos de brincar apropriados para meninos e para meninas. Brincadeiras como pique-pega, amarelinha e elástico, entre outras, foram identificadas como brincadeiras de meninas e de meninos, ou ora de meninas, ora de meninos, sofrendo variações de acordo com o local investigado. O futebol e a brincadeira de boneca foram as atividades lúdicas que se destacaram como as práticas mais representativas dessa diferenciação, associadas à heterossexualidade. Revelando o quanto nossas práticas sociais estão marcadas pela ideia de que as diferenças anatomosexuais definem naturalmente características e formas de agir para cada sexo...
id UNSP_93f544a9bb0988e8b28d7ce69bcbc255
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92267
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Brincadeiras no recreio: uma reflexão sobre as relações de gênero e sexualidadeEducaçãoSexoGeneroEnsino fundamentalRecreio EscolarGenderSchool Elementary School PlaygroundSexualityO presente estudo vinculado à linha de pesquisa “Processos Formativos, Diferença e Valores”, do programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP (FCT- UNESP), Campus de Presidente Prudente, buscou compreender/refletir, através de análise bibliográfica, sobre a construção das identidades sexuais e de gênero das crianças no recreio escolar das séries iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho se apoia, entre outros, nos estudos teóricos pós-estruturalistas de Guacira Lopes Louro e Tomaz Tadeu da Silva, na compreensão de que as construções das polaridades sexuais (heterossexual / homossexual) e de gênero (masculino / feminino) precisam ser problematizadas e desconstruídas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico em que foi utilizada literatura acadêmica para a problematização do tema. O estudo partiu do pressuposto de que alguns modos de agir, de brincar e de ocupar espaços, entre as crianças, no recreio escolar, estão ligados à construção das identidades sexuais e de gênero. Pude refletir, a partir das leituras, como essas diferenças são engendradas nas crianças de formas variadas, podendo ser verificadas nas brincadeiras que sinalizam modos de brincar apropriados para meninos e para meninas. Brincadeiras como pique-pega, amarelinha e elástico, entre outras, foram identificadas como brincadeiras de meninas e de meninos, ou ora de meninas, ora de meninos, sofrendo variações de acordo com o local investigado. O futebol e a brincadeira de boneca foram as atividades lúdicas que se destacaram como as práticas mais representativas dessa diferenciação, associadas à heterossexualidade. Revelando o quanto nossas práticas sociais estão marcadas pela ideia de que as diferenças anatomosexuais definem naturalmente características e formas de agir para cada sexo...This study linked to the research line formative process, diversity and values, the program of Graduate Education, Faculty of Science and Technology, UNESP (FCT-UNESP), Campus of Presidente Prudente, sought to understand / think through literature review on the construction of sexual identities and gender of children in the playground of the lower grades of elementary school. The work is based, among others, in studies of post-structuralist theorists Guacira Lopes Louro and Tomaz Tadeu da Silva, on the understanding that the construction of polarities sex (heterosexual / homosexual) and gender (male / female) need to be debated and deconstructed. This is a qualitative survey of bibliographical in academic literature that was used for the theme problem. The study assumed that some ways of acting, to play and occupy spaces between children in the playground, are linked to the construction of sexual identities and gender. I could reflect, from the readings, as these differences are engendered in children in different ways and can be verified in the jokes that signal appropriate modes of play for boys and for girls. Jokes like pike-handle, hopscotch and elastic, among others, were identified as playing girls and boys, and sometimes girls, sometimes boys, suffering variations according to the investigated area. The football and playing with dolls were playing activities that stood out as the most representative of this differentiation practices associated with heterosexuality. Showing how our social practices are marked by the idea that differences anatomosexuais defining characteristics and course of action for each sex. The sensualization expressed in the body of the girls, observed in some studies in dance or aesthetic significance among children indicated how they construct their gender identities from social values attributed to the beauty of the woman linked to eroticism... (Complete abstract click access electronic below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Arilda Inês Miranda [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Penna, Cleuza Maria Abranches [UNESP]2014-06-11T19:25:39Z2014-06-11T19:25:39Z2011-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis81 f. : il.application/pdfPENNA, Cleuza Maria Abranches. Brincadeiras no recreio: uma reflexão sobre as relações de gênero e sexualidade. 2011. 81 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.http://hdl.handle.net/11449/92267000648869penna_cma_me_prud.pdf33004129044P60145582434192657Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92267Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:44:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincadeiras no recreio: uma reflexão sobre as relações de gênero e sexualidade
title Brincadeiras no recreio: uma reflexão sobre as relações de gênero e sexualidade
spellingShingle Brincadeiras no recreio: uma reflexão sobre as relações de gênero e sexualidade
Penna, Cleuza Maria Abranches [UNESP]
Educação
Sexo
Genero
Ensino fundamental
Recreio Escolar
Gender
School Elementary School Playground
Sexuality
title_short Brincadeiras no recreio: uma reflexão sobre as relações de gênero e sexualidade
title_full Brincadeiras no recreio: uma reflexão sobre as relações de gênero e sexualidade
title_fullStr Brincadeiras no recreio: uma reflexão sobre as relações de gênero e sexualidade
title_full_unstemmed Brincadeiras no recreio: uma reflexão sobre as relações de gênero e sexualidade
title_sort Brincadeiras no recreio: uma reflexão sobre as relações de gênero e sexualidade
author Penna, Cleuza Maria Abranches [UNESP]
author_facet Penna, Cleuza Maria Abranches [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Arilda Inês Miranda [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Penna, Cleuza Maria Abranches [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sexo
Genero
Ensino fundamental
Recreio Escolar
Gender
School Elementary School Playground
Sexuality
topic Educação
Sexo
Genero
Ensino fundamental
Recreio Escolar
Gender
School Elementary School Playground
Sexuality
description O presente estudo vinculado à linha de pesquisa “Processos Formativos, Diferença e Valores”, do programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP (FCT- UNESP), Campus de Presidente Prudente, buscou compreender/refletir, através de análise bibliográfica, sobre a construção das identidades sexuais e de gênero das crianças no recreio escolar das séries iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho se apoia, entre outros, nos estudos teóricos pós-estruturalistas de Guacira Lopes Louro e Tomaz Tadeu da Silva, na compreensão de que as construções das polaridades sexuais (heterossexual / homossexual) e de gênero (masculino / feminino) precisam ser problematizadas e desconstruídas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico em que foi utilizada literatura acadêmica para a problematização do tema. O estudo partiu do pressuposto de que alguns modos de agir, de brincar e de ocupar espaços, entre as crianças, no recreio escolar, estão ligados à construção das identidades sexuais e de gênero. Pude refletir, a partir das leituras, como essas diferenças são engendradas nas crianças de formas variadas, podendo ser verificadas nas brincadeiras que sinalizam modos de brincar apropriados para meninos e para meninas. Brincadeiras como pique-pega, amarelinha e elástico, entre outras, foram identificadas como brincadeiras de meninas e de meninos, ou ora de meninas, ora de meninos, sofrendo variações de acordo com o local investigado. O futebol e a brincadeira de boneca foram as atividades lúdicas que se destacaram como as práticas mais representativas dessa diferenciação, associadas à heterossexualidade. Revelando o quanto nossas práticas sociais estão marcadas pela ideia de que as diferenças anatomosexuais definem naturalmente características e formas de agir para cada sexo...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30
2014-06-11T19:25:39Z
2014-06-11T19:25:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PENNA, Cleuza Maria Abranches. Brincadeiras no recreio: uma reflexão sobre as relações de gênero e sexualidade. 2011. 81 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/92267
000648869
penna_cma_me_prud.pdf
33004129044P6
0145582434192657
identifier_str_mv PENNA, Cleuza Maria Abranches. Brincadeiras no recreio: uma reflexão sobre as relações de gênero e sexualidade. 2011. 81 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
000648869
penna_cma_me_prud.pdf
33004129044P6
0145582434192657
url http://hdl.handle.net/11449/92267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650022248546304