A influência das questões de género nas brincadeiras e interações das crianças em contexto de pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Marta Sofia do Vale
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1819
Resumo: Relatório final apresentado para obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_ae71a97631b70dfefd5c23e25a58a3c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1819
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência das questões de género nas brincadeiras e interações das crianças em contexto de pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básicoigualdade de génerobrincarinterações educativas entre as criançasrecreiosexogénerogender equalityplayeducative interactions between childrenplaygroundsexgenderRelatório final apresentado para obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório final visa apresentar as aprendizagens desenvolvidas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas bem como toda a pesquisa que realizei, ou seja, todo o exercício investigativo realizado em torno da questão: “Qual a influência das questões de género nas brincadeiras e interações das crianças em contexto de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico”. Este estudo investigativo permitiu identificar a influência do género nas crianças, se essas são influenciadas pelo género ou não, uma vez que respondem que apenas brincam com crianças do mesmo sexo e, também, que existe brincadeiras para meninos e brincadeiras para meninas. A metodologia desenvolvida assentou numa abordagem qualitativa e a recolha de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas como forma de perceber qual o tipo de brincadeiras têm; a forma como brincam; com quem brincam; se se organizam em sexo; se brincam sozinhos ou acompanhados; o que faz o pai e a mãe dentro e fora de casa e, também, foi realizado o tratamento e análise das mesmas. Contudo, com os resultados apresentados, verificamos que apenas três crianças dizem que o pai faz trabalhos domésticos e que não é só a mãe a fazê-los; e, também, que as meninas brincam com bonecas e os meninos jogam futebol e às vezes lutam.With this report i am to present the knowledge developed duning Práticas de Ensino Supervisionadas as well as all the researched i have made, meaning all the investigation exercise realized regarding the theme “What is the influence of gender in children interaction and playtime in Pre-School and Basic Education context”. With this study i provide information referent to children behaviours. If this are influenced or not by their gender, as they often give responses starting that they only play with save gender children or that there are certain play activities only for boys and girls. In order to obtain results for this report, semistructered interviews have been prepared seeking the understanding of the type of play activities, how children play, with whom they play, how they are organized by gender, if they play together or alone, what their parents do out and inside their developed analysing, and how information has been treated is also presented in this report. However, with the results presented we verified that only three children state that the father helps with domestics wor, as well as girls play with dolls and boys play football and sometimes have fights.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémBatista, Marta Sofia do Vale2017-08-10T16:02:56Z2017-05-312017-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1819TID:201726610porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:04Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:01.062167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência das questões de género nas brincadeiras e interações das crianças em contexto de pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
title A influência das questões de género nas brincadeiras e interações das crianças em contexto de pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A influência das questões de género nas brincadeiras e interações das crianças em contexto de pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Batista, Marta Sofia do Vale
igualdade de género
brincar
interações educativas entre as crianças
recreio
sexo
género
gender equality
play
educative interactions between children
playground
sex
gender
title_short A influência das questões de género nas brincadeiras e interações das crianças em contexto de pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full A influência das questões de género nas brincadeiras e interações das crianças em contexto de pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A influência das questões de género nas brincadeiras e interações das crianças em contexto de pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A influência das questões de género nas brincadeiras e interações das crianças em contexto de pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A influência das questões de género nas brincadeiras e interações das crianças em contexto de pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
author Batista, Marta Sofia do Vale
author_facet Batista, Marta Sofia do Vale
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uva, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Marta Sofia do Vale
dc.subject.por.fl_str_mv igualdade de género
brincar
interações educativas entre as crianças
recreio
sexo
género
gender equality
play
educative interactions between children
playground
sex
gender
topic igualdade de género
brincar
interações educativas entre as crianças
recreio
sexo
género
gender equality
play
educative interactions between children
playground
sex
gender
description Relatório final apresentado para obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-10T16:02:56Z
2017-05-31
2017-05-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1819
TID:201726610
url http://hdl.handle.net/10400.15/1819
identifier_str_mv TID:201726610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030326714368