Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932008000100003 http://hdl.handle.net/11449/8632 |
Resumo: | Estudos têm apontado relações entre déficits de habilidades sociais educativas de pais e problemas de comportamento de seus filhos. Nesse sentido, esta pesquisa visa a descrever os efeitos de um procedimento de intervenção com pais, o qual pretendeu promover suas habilidades sociais educativas. Participaram dois pais e sete mães, que elegeram o filho com o qual descreveram ter maiores dificuldades de relacionamento. Para a avaliação: 1) das dificuldades dos pais, foi utilizada uma entrevista estruturada, e 2) dos procedimentos de intervenção, foram utilizados: a) questionário de habilidades sociais educativas parentais (QHSE-P) e b) inventário de habilidades sociais (IHS-Del Prette). Os resultados das comparações pré e pós-intervenção do IHS-Del Prette mostraram aumento no escore dos grupos; as comparações do QHSE-P apontaram aquisições de diversas habilidades sociais educativas: expressar sentimentos positivos, agradecer elogios, dizer não e negociar limites. Discute-se a necessidade de procedimentos de promoção de habilidades sociais educativas para ampliar o repertório social parental. |
id |
UNSP_93ffab908d11d8f41d9af564fba90603 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8632 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-pilotoEvaluation of an intervention of parental educative social skills program: a pilot studyTreinamento de habilidades sociaisHabilidades sociais educativasIntervenção com paisInteração pais-filhosTraining of social abilitiesEducative social skillsIntervention with parentsInteraction parents-childrenEstudos têm apontado relações entre déficits de habilidades sociais educativas de pais e problemas de comportamento de seus filhos. Nesse sentido, esta pesquisa visa a descrever os efeitos de um procedimento de intervenção com pais, o qual pretendeu promover suas habilidades sociais educativas. Participaram dois pais e sete mães, que elegeram o filho com o qual descreveram ter maiores dificuldades de relacionamento. Para a avaliação: 1) das dificuldades dos pais, foi utilizada uma entrevista estruturada, e 2) dos procedimentos de intervenção, foram utilizados: a) questionário de habilidades sociais educativas parentais (QHSE-P) e b) inventário de habilidades sociais (IHS-Del Prette). Os resultados das comparações pré e pós-intervenção do IHS-Del Prette mostraram aumento no escore dos grupos; as comparações do QHSE-P apontaram aquisições de diversas habilidades sociais educativas: expressar sentimentos positivos, agradecer elogios, dizer não e negociar limites. Discute-se a necessidade de procedimentos de promoção de habilidades sociais educativas para ampliar o repertório social parental.Studies have pointed the relations between the deficit of social education skills of the parents and the behavior problem of their children. In relation to this subject, this research has the objective of describing the effects of the intervention process in parents aiming to promote their social educative skills. Two fathers and seven mothers contributed with this research choosing among their children the one with whom they have more relationship difficulties. For the evaluation: 1) for the parents difficulties, a structured interview was used and 2) for the intervention procedures, it was used a) a parental social educative skills questionnaire and b) a list of social skills. The results of the comparisons made before and after the intervention of the IHS-Del Prette show a rising on the score of the groups; in the comparisons of the QHSE-P it was verified the acquisitions of educative social skills: to express positive feelings, to thank praises, to deny and negotiate limits. It is discussed the need of procedures that may lead to the promotion of educative social skills as a way to increase the social knowledge of the parents.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Federal PaulistaUniversidade de São PauloUniversidade Estadual PaulistaConselho Federal de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal PaulistaUniversidade de São Paulo (USP)Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]Salina-Brandão, AlessandraVersuti-Stoque, Fabiana Maris [UNESP]Rosin-Pinola, Andréa Regina2014-05-20T13:26:40Z2014-05-20T13:26:40Z2008-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article18-33application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932008000100003Psicologia: Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 18-33, 2008.1414-9893http://hdl.handle.net/11449/863210.1590/S1414-98932008000100003S1414-98932008000100003S1414-98932008000100003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Ciência e Profissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8632Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-29T15:54:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto Evaluation of an intervention of parental educative social skills program: a pilot study |
title |
Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto |
spellingShingle |
Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] Treinamento de habilidades sociais Habilidades sociais educativas Intervenção com pais Interação pais-filhos Training of social abilities Educative social skills Intervention with parents Interaction parents-children |
title_short |
Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto |
title_full |
Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto |
title_fullStr |
Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto |
title_full_unstemmed |
Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto |
title_sort |
Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto |
author |
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] |
author_facet |
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] Salina-Brandão, Alessandra Versuti-Stoque, Fabiana Maris [UNESP] Rosin-Pinola, Andréa Regina |
author_role |
author |
author2 |
Salina-Brandão, Alessandra Versuti-Stoque, Fabiana Maris [UNESP] Rosin-Pinola, Andréa Regina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal Paulista Universidade de São Paulo (USP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] Salina-Brandão, Alessandra Versuti-Stoque, Fabiana Maris [UNESP] Rosin-Pinola, Andréa Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Treinamento de habilidades sociais Habilidades sociais educativas Intervenção com pais Interação pais-filhos Training of social abilities Educative social skills Intervention with parents Interaction parents-children |
topic |
Treinamento de habilidades sociais Habilidades sociais educativas Intervenção com pais Interação pais-filhos Training of social abilities Educative social skills Intervention with parents Interaction parents-children |
description |
Estudos têm apontado relações entre déficits de habilidades sociais educativas de pais e problemas de comportamento de seus filhos. Nesse sentido, esta pesquisa visa a descrever os efeitos de um procedimento de intervenção com pais, o qual pretendeu promover suas habilidades sociais educativas. Participaram dois pais e sete mães, que elegeram o filho com o qual descreveram ter maiores dificuldades de relacionamento. Para a avaliação: 1) das dificuldades dos pais, foi utilizada uma entrevista estruturada, e 2) dos procedimentos de intervenção, foram utilizados: a) questionário de habilidades sociais educativas parentais (QHSE-P) e b) inventário de habilidades sociais (IHS-Del Prette). Os resultados das comparações pré e pós-intervenção do IHS-Del Prette mostraram aumento no escore dos grupos; as comparações do QHSE-P apontaram aquisições de diversas habilidades sociais educativas: expressar sentimentos positivos, agradecer elogios, dizer não e negociar limites. Discute-se a necessidade de procedimentos de promoção de habilidades sociais educativas para ampliar o repertório social parental. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01 2014-05-20T13:26:40Z 2014-05-20T13:26:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932008000100003 Psicologia: Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 18-33, 2008. 1414-9893 http://hdl.handle.net/11449/8632 10.1590/S1414-98932008000100003 S1414-98932008000100003 S1414-98932008000100003.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932008000100003 http://hdl.handle.net/11449/8632 |
identifier_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 18-33, 2008. 1414-9893 10.1590/S1414-98932008000100003 S1414-98932008000100003 S1414-98932008000100003.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
18-33 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803046775325458432 |