Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Salina-Brandão, Alessandra, Versuti-Stoque, Fabiana Maris [UNESP], Rosin-Pinola, Andréa Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932008000100003
http://hdl.handle.net/11449/8632
Resumo: Estudos têm apontado relações entre déficits de habilidades sociais educativas de pais e problemas de comportamento de seus filhos. Nesse sentido, esta pesquisa visa a descrever os efeitos de um procedimento de intervenção com pais, o qual pretendeu promover suas habilidades sociais educativas. Participaram dois pais e sete mães, que elegeram o filho com o qual descreveram ter maiores dificuldades de relacionamento. Para a avaliação: 1) das dificuldades dos pais, foi utilizada uma entrevista estruturada, e 2) dos procedimentos de intervenção, foram utilizados: a) questionário de habilidades sociais educativas parentais (QHSE-P) e b) inventário de habilidades sociais (IHS-Del Prette). Os resultados das comparações pré e pós-intervenção do IHS-Del Prette mostraram aumento no escore dos grupos; as comparações do QHSE-P apontaram aquisições de diversas habilidades sociais educativas: expressar sentimentos positivos, agradecer elogios, dizer não e negociar limites. Discute-se a necessidade de procedimentos de promoção de habilidades sociais educativas para ampliar o repertório social parental.
id UNSP_93ffab908d11d8f41d9af564fba90603
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8632
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-pilotoEvaluation of an intervention of parental educative social skills program: a pilot studyTreinamento de habilidades sociaisHabilidades sociais educativasIntervenção com paisInteração pais-filhosTraining of social abilitiesEducative social skillsIntervention with parentsInteraction parents-childrenEstudos têm apontado relações entre déficits de habilidades sociais educativas de pais e problemas de comportamento de seus filhos. Nesse sentido, esta pesquisa visa a descrever os efeitos de um procedimento de intervenção com pais, o qual pretendeu promover suas habilidades sociais educativas. Participaram dois pais e sete mães, que elegeram o filho com o qual descreveram ter maiores dificuldades de relacionamento. Para a avaliação: 1) das dificuldades dos pais, foi utilizada uma entrevista estruturada, e 2) dos procedimentos de intervenção, foram utilizados: a) questionário de habilidades sociais educativas parentais (QHSE-P) e b) inventário de habilidades sociais (IHS-Del Prette). Os resultados das comparações pré e pós-intervenção do IHS-Del Prette mostraram aumento no escore dos grupos; as comparações do QHSE-P apontaram aquisições de diversas habilidades sociais educativas: expressar sentimentos positivos, agradecer elogios, dizer não e negociar limites. Discute-se a necessidade de procedimentos de promoção de habilidades sociais educativas para ampliar o repertório social parental.Studies have pointed the relations between the deficit of social education skills of the parents and the behavior problem of their children. In relation to this subject, this research has the objective of describing the effects of the intervention process in parents aiming to promote their social educative skills. Two fathers and seven mothers contributed with this research choosing among their children the one with whom they have more relationship difficulties. For the evaluation: 1) for the parents difficulties, a structured interview was used and 2) for the intervention procedures, it was used a) a parental social educative skills questionnaire and b) a list of social skills. The results of the comparisons made before and after the intervention of the IHS-Del Prette show a rising on the score of the groups; in the comparisons of the QHSE-P it was verified the acquisitions of educative social skills: to express positive feelings, to thank praises, to deny and negotiate limits. It is discussed the need of procedures that may lead to the promotion of educative social skills as a way to increase the social knowledge of the parents.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Federal PaulistaUniversidade de São PauloUniversidade Estadual PaulistaConselho Federal de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal PaulistaUniversidade de São Paulo (USP)Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]Salina-Brandão, AlessandraVersuti-Stoque, Fabiana Maris [UNESP]Rosin-Pinola, Andréa Regina2014-05-20T13:26:40Z2014-05-20T13:26:40Z2008-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article18-33application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932008000100003Psicologia: Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 18-33, 2008.1414-9893http://hdl.handle.net/11449/863210.1590/S1414-98932008000100003S1414-98932008000100003S1414-98932008000100003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Ciência e Profissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8632Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-29T15:54:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto
Evaluation of an intervention of parental educative social skills program: a pilot study
title Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto
spellingShingle Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Treinamento de habilidades sociais
Habilidades sociais educativas
Intervenção com pais
Interação pais-filhos
Training of social abilities
Educative social skills
Intervention with parents
Interaction parents-children
title_short Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto
title_full Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto
title_fullStr Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto
title_full_unstemmed Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto
title_sort Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto
author Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
author_facet Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Salina-Brandão, Alessandra
Versuti-Stoque, Fabiana Maris [UNESP]
Rosin-Pinola, Andréa Regina
author_role author
author2 Salina-Brandão, Alessandra
Versuti-Stoque, Fabiana Maris [UNESP]
Rosin-Pinola, Andréa Regina
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal Paulista
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Salina-Brandão, Alessandra
Versuti-Stoque, Fabiana Maris [UNESP]
Rosin-Pinola, Andréa Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento de habilidades sociais
Habilidades sociais educativas
Intervenção com pais
Interação pais-filhos
Training of social abilities
Educative social skills
Intervention with parents
Interaction parents-children
topic Treinamento de habilidades sociais
Habilidades sociais educativas
Intervenção com pais
Interação pais-filhos
Training of social abilities
Educative social skills
Intervention with parents
Interaction parents-children
description Estudos têm apontado relações entre déficits de habilidades sociais educativas de pais e problemas de comportamento de seus filhos. Nesse sentido, esta pesquisa visa a descrever os efeitos de um procedimento de intervenção com pais, o qual pretendeu promover suas habilidades sociais educativas. Participaram dois pais e sete mães, que elegeram o filho com o qual descreveram ter maiores dificuldades de relacionamento. Para a avaliação: 1) das dificuldades dos pais, foi utilizada uma entrevista estruturada, e 2) dos procedimentos de intervenção, foram utilizados: a) questionário de habilidades sociais educativas parentais (QHSE-P) e b) inventário de habilidades sociais (IHS-Del Prette). Os resultados das comparações pré e pós-intervenção do IHS-Del Prette mostraram aumento no escore dos grupos; as comparações do QHSE-P apontaram aquisições de diversas habilidades sociais educativas: expressar sentimentos positivos, agradecer elogios, dizer não e negociar limites. Discute-se a necessidade de procedimentos de promoção de habilidades sociais educativas para ampliar o repertório social parental.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
2014-05-20T13:26:40Z
2014-05-20T13:26:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932008000100003
Psicologia: Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 18-33, 2008.
1414-9893
http://hdl.handle.net/11449/8632
10.1590/S1414-98932008000100003
S1414-98932008000100003
S1414-98932008000100003.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932008000100003
http://hdl.handle.net/11449/8632
identifier_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 18-33, 2008.
1414-9893
10.1590/S1414-98932008000100003
S1414-98932008000100003
S1414-98932008000100003.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18-33
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046775325458432