Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000100003 |
Resumo: | Estudos têm apontado relações entre déficits de habilidades sociais educativas de pais e problemas de comportamento de seus filhos. Nesse sentido, esta pesquisa visa a descrever os efeitos de um procedimento de intervenção com pais, o qual pretendeu promover suas habilidades sociais educativas. Participaram dois pais e sete mães, que elegeram o filho com o qual descreveram ter maiores dificuldades de relacionamento. Para a avaliação: 1) das dificuldades dos pais, foi utilizada uma entrevista estruturada, e 2) dos procedimentos de intervenção, foram utilizados: a) questionário de habilidades sociais educativas parentais (QHSE-P) e b) inventário de habilidades sociais (IHS-Del Prette). Os resultados das comparações pré e pós-intervenção do IHS-Del Prette mostraram aumento no escore dos grupos; as comparações do QHSE-P apontaram aquisições de diversas habilidades sociais educativas: expressar sentimentos positivos, agradecer elogios, dizer não e negociar limites. Discute-se a necessidade de procedimentos de promoção de habilidades sociais educativas para ampliar o repertório social parental. |
id |
CFP-1_6abd238877aaaa94e7b2ee8aca4327fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932008000100003 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-pilotoTreinamento de habilidades sociaisHabilidades sociais educativasIntervenção com paisInteração pais-filhosEstudos têm apontado relações entre déficits de habilidades sociais educativas de pais e problemas de comportamento de seus filhos. Nesse sentido, esta pesquisa visa a descrever os efeitos de um procedimento de intervenção com pais, o qual pretendeu promover suas habilidades sociais educativas. Participaram dois pais e sete mães, que elegeram o filho com o qual descreveram ter maiores dificuldades de relacionamento. Para a avaliação: 1) das dificuldades dos pais, foi utilizada uma entrevista estruturada, e 2) dos procedimentos de intervenção, foram utilizados: a) questionário de habilidades sociais educativas parentais (QHSE-P) e b) inventário de habilidades sociais (IHS-Del Prette). Os resultados das comparações pré e pós-intervenção do IHS-Del Prette mostraram aumento no escore dos grupos; as comparações do QHSE-P apontaram aquisições de diversas habilidades sociais educativas: expressar sentimentos positivos, agradecer elogios, dizer não e negociar limites. Discute-se a necessidade de procedimentos de promoção de habilidades sociais educativas para ampliar o repertório social parental.Conselho Federal de Psicologia2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000100003Psicologia: Ciência e Profissão v.28 n.1 2008reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932008000100003info:eu-repo/semantics/openAccessBolsoni-Silva,Alessandra TuriniSalina-Brandão,AlessandraVersuti-Stoque,Fabiana MarisRosin-Pinola,Andréa Reginapor2012-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932008000100003Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-06-22T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto |
title |
Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto |
spellingShingle |
Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto Bolsoni-Silva,Alessandra Turini Treinamento de habilidades sociais Habilidades sociais educativas Intervenção com pais Interação pais-filhos |
title_short |
Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto |
title_full |
Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto |
title_fullStr |
Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto |
title_full_unstemmed |
Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto |
title_sort |
Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto |
author |
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini |
author_facet |
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini Salina-Brandão,Alessandra Versuti-Stoque,Fabiana Maris Rosin-Pinola,Andréa Regina |
author_role |
author |
author2 |
Salina-Brandão,Alessandra Versuti-Stoque,Fabiana Maris Rosin-Pinola,Andréa Regina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini Salina-Brandão,Alessandra Versuti-Stoque,Fabiana Maris Rosin-Pinola,Andréa Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Treinamento de habilidades sociais Habilidades sociais educativas Intervenção com pais Interação pais-filhos |
topic |
Treinamento de habilidades sociais Habilidades sociais educativas Intervenção com pais Interação pais-filhos |
description |
Estudos têm apontado relações entre déficits de habilidades sociais educativas de pais e problemas de comportamento de seus filhos. Nesse sentido, esta pesquisa visa a descrever os efeitos de um procedimento de intervenção com pais, o qual pretendeu promover suas habilidades sociais educativas. Participaram dois pais e sete mães, que elegeram o filho com o qual descreveram ter maiores dificuldades de relacionamento. Para a avaliação: 1) das dificuldades dos pais, foi utilizada uma entrevista estruturada, e 2) dos procedimentos de intervenção, foram utilizados: a) questionário de habilidades sociais educativas parentais (QHSE-P) e b) inventário de habilidades sociais (IHS-Del Prette). Os resultados das comparações pré e pós-intervenção do IHS-Del Prette mostraram aumento no escore dos grupos; as comparações do QHSE-P apontaram aquisições de diversas habilidades sociais educativas: expressar sentimentos positivos, agradecer elogios, dizer não e negociar limites. Discute-se a necessidade de procedimentos de promoção de habilidades sociais educativas para ampliar o repertório social parental. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000100003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932008000100003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.28 n.1 2008 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122428201566208 |