Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Salina-Brandão,Alessandra, Versuti-Stoque,Fabiana Maris, Rosin-Pinola,Andréa Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000100003
Resumo: Estudos têm apontado relações entre déficits de habilidades sociais educativas de pais e problemas de comportamento de seus filhos. Nesse sentido, esta pesquisa visa a descrever os efeitos de um procedimento de intervenção com pais, o qual pretendeu promover suas habilidades sociais educativas. Participaram dois pais e sete mães, que elegeram o filho com o qual descreveram ter maiores dificuldades de relacionamento. Para a avaliação: 1) das dificuldades dos pais, foi utilizada uma entrevista estruturada, e 2) dos procedimentos de intervenção, foram utilizados: a) questionário de habilidades sociais educativas parentais (QHSE-P) e b) inventário de habilidades sociais (IHS-Del Prette). Os resultados das comparações pré e pós-intervenção do IHS-Del Prette mostraram aumento no escore dos grupos; as comparações do QHSE-P apontaram aquisições de diversas habilidades sociais educativas: expressar sentimentos positivos, agradecer elogios, dizer não e negociar limites. Discute-se a necessidade de procedimentos de promoção de habilidades sociais educativas para ampliar o repertório social parental.
id CFP-1_6abd238877aaaa94e7b2ee8aca4327fb
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932008000100003
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-pilotoTreinamento de habilidades sociaisHabilidades sociais educativasIntervenção com paisInteração pais-filhosEstudos têm apontado relações entre déficits de habilidades sociais educativas de pais e problemas de comportamento de seus filhos. Nesse sentido, esta pesquisa visa a descrever os efeitos de um procedimento de intervenção com pais, o qual pretendeu promover suas habilidades sociais educativas. Participaram dois pais e sete mães, que elegeram o filho com o qual descreveram ter maiores dificuldades de relacionamento. Para a avaliação: 1) das dificuldades dos pais, foi utilizada uma entrevista estruturada, e 2) dos procedimentos de intervenção, foram utilizados: a) questionário de habilidades sociais educativas parentais (QHSE-P) e b) inventário de habilidades sociais (IHS-Del Prette). Os resultados das comparações pré e pós-intervenção do IHS-Del Prette mostraram aumento no escore dos grupos; as comparações do QHSE-P apontaram aquisições de diversas habilidades sociais educativas: expressar sentimentos positivos, agradecer elogios, dizer não e negociar limites. Discute-se a necessidade de procedimentos de promoção de habilidades sociais educativas para ampliar o repertório social parental.Conselho Federal de Psicologia2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000100003Psicologia: Ciência e Profissão v.28 n.1 2008reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932008000100003info:eu-repo/semantics/openAccessBolsoni-Silva,Alessandra TuriniSalina-Brandão,AlessandraVersuti-Stoque,Fabiana MarisRosin-Pinola,Andréa Reginapor2012-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932008000100003Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-06-22T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto
title Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto
spellingShingle Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
Treinamento de habilidades sociais
Habilidades sociais educativas
Intervenção com pais
Interação pais-filhos
title_short Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto
title_full Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto
title_fullStr Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto
title_full_unstemmed Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto
title_sort Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto
author Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
author_facet Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
Salina-Brandão,Alessandra
Versuti-Stoque,Fabiana Maris
Rosin-Pinola,Andréa Regina
author_role author
author2 Salina-Brandão,Alessandra
Versuti-Stoque,Fabiana Maris
Rosin-Pinola,Andréa Regina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
Salina-Brandão,Alessandra
Versuti-Stoque,Fabiana Maris
Rosin-Pinola,Andréa Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento de habilidades sociais
Habilidades sociais educativas
Intervenção com pais
Interação pais-filhos
topic Treinamento de habilidades sociais
Habilidades sociais educativas
Intervenção com pais
Interação pais-filhos
description Estudos têm apontado relações entre déficits de habilidades sociais educativas de pais e problemas de comportamento de seus filhos. Nesse sentido, esta pesquisa visa a descrever os efeitos de um procedimento de intervenção com pais, o qual pretendeu promover suas habilidades sociais educativas. Participaram dois pais e sete mães, que elegeram o filho com o qual descreveram ter maiores dificuldades de relacionamento. Para a avaliação: 1) das dificuldades dos pais, foi utilizada uma entrevista estruturada, e 2) dos procedimentos de intervenção, foram utilizados: a) questionário de habilidades sociais educativas parentais (QHSE-P) e b) inventário de habilidades sociais (IHS-Del Prette). Os resultados das comparações pré e pós-intervenção do IHS-Del Prette mostraram aumento no escore dos grupos; as comparações do QHSE-P apontaram aquisições de diversas habilidades sociais educativas: expressar sentimentos positivos, agradecer elogios, dizer não e negociar limites. Discute-se a necessidade de procedimentos de promoção de habilidades sociais educativas para ampliar o repertório social parental.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932008000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.28 n.1 2008
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122428201566208