HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mombelli, Monica Augusta
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Cheila Fernanda, Almeida, Cleonice Borges de, Wandrowski, Ivania Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30091
Resumo: Atualmente, no atendimento a criança a família deve necessariamente ser analisada como um fator de proteção e/ou risco ao desenvolvimento biopsicossocial de seus membros. Este artigo teve por objetivo pesquisar a relação das habilidades sociais parentais com o estresse infantil, pois é notória a crescente dificuldade encontrada pelos pais quanto ao relacionamento com os filhos. Este estudo foi realizado em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu com estudantes 2º ano. A amostra foi composta por 16 crianças de ambos os sexos, de 06 a 09 anos de idade, e seus respectivos pais. Os instrumentos utilizados foram entrevista semiestruturada, Inventário de Habilidades Sociais (IHS - Del Prette) e Escala de Stress Infantil (ESI). Os resultados indicaram que das 16 crianças, apenas uma delas, do sexo masculino, apresentou estresse psicológico significativo. O resultado dos testes aplicados nos pais apresentou repertorio de habilidades sociais abaixo da média inferior. Os resultados encontrados de modo geral indicaram que repertório de habilidades sociais parentais não foram fatores de risco ao estresse infantil.
id UFU-11_ec8dd23d5eea2156790d584a7dc91538
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30091
network_acronym_str UFU-11
network_name_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository_id_str
spelling HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTILhabilidades sociais parentaisestresse infantilinteração pais e filhos.Atualmente, no atendimento a criança a família deve necessariamente ser analisada como um fator de proteção e/ou risco ao desenvolvimento biopsicossocial de seus membros. Este artigo teve por objetivo pesquisar a relação das habilidades sociais parentais com o estresse infantil, pois é notória a crescente dificuldade encontrada pelos pais quanto ao relacionamento com os filhos. Este estudo foi realizado em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu com estudantes 2º ano. A amostra foi composta por 16 crianças de ambos os sexos, de 06 a 09 anos de idade, e seus respectivos pais. Os instrumentos utilizados foram entrevista semiestruturada, Inventário de Habilidades Sociais (IHS - Del Prette) e Escala de Stress Infantil (ESI). Os resultados indicaram que das 16 crianças, apenas uma delas, do sexo masculino, apresentou estresse psicológico significativo. O resultado dos testes aplicados nos pais apresentou repertorio de habilidades sociais abaixo da média inferior. Os resultados encontrados de modo geral indicaram que repertório de habilidades sociais parentais não foram fatores de risco ao estresse infantil.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30091Perspectivas em Psicologia; v. 18 n. 2 (2014): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30091/16449Mombelli, Monica AugustaSilva, Cheila FernandaAlmeida, Cleonice Borges deWandrowski, Ivania Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-30T19:15:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30091Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2015-04-30T19:15:12Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL
title HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL
spellingShingle HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL
Mombelli, Monica Augusta
habilidades sociais parentais
estresse infantil
interação pais e filhos.
title_short HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL
title_full HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL
title_fullStr HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL
title_full_unstemmed HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL
title_sort HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL
author Mombelli, Monica Augusta
author_facet Mombelli, Monica Augusta
Silva, Cheila Fernanda
Almeida, Cleonice Borges de
Wandrowski, Ivania Patrícia
author_role author
author2 Silva, Cheila Fernanda
Almeida, Cleonice Borges de
Wandrowski, Ivania Patrícia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mombelli, Monica Augusta
Silva, Cheila Fernanda
Almeida, Cleonice Borges de
Wandrowski, Ivania Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv habilidades sociais parentais
estresse infantil
interação pais e filhos.
topic habilidades sociais parentais
estresse infantil
interação pais e filhos.
description Atualmente, no atendimento a criança a família deve necessariamente ser analisada como um fator de proteção e/ou risco ao desenvolvimento biopsicossocial de seus membros. Este artigo teve por objetivo pesquisar a relação das habilidades sociais parentais com o estresse infantil, pois é notória a crescente dificuldade encontrada pelos pais quanto ao relacionamento com os filhos. Este estudo foi realizado em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu com estudantes 2º ano. A amostra foi composta por 16 crianças de ambos os sexos, de 06 a 09 anos de idade, e seus respectivos pais. Os instrumentos utilizados foram entrevista semiestruturada, Inventário de Habilidades Sociais (IHS - Del Prette) e Escala de Stress Infantil (ESI). Os resultados indicaram que das 16 crianças, apenas uma delas, do sexo masculino, apresentou estresse psicológico significativo. O resultado dos testes aplicados nos pais apresentou repertorio de habilidades sociais abaixo da média inferior. Os resultados encontrados de modo geral indicaram que repertório de habilidades sociais parentais não foram fatores de risco ao estresse infantil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30091
url https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30091/16449
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Psicologia; v. 18 n. 2 (2014): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA
2237-6917
reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
collection Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||moisesflemos@yahoo.com.br
_version_ 1798042280427257856