HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30091 |
Resumo: | Atualmente, no atendimento a criança a família deve necessariamente ser analisada como um fator de proteção e/ou risco ao desenvolvimento biopsicossocial de seus membros. Este artigo teve por objetivo pesquisar a relação das habilidades sociais parentais com o estresse infantil, pois é notória a crescente dificuldade encontrada pelos pais quanto ao relacionamento com os filhos. Este estudo foi realizado em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu com estudantes 2º ano. A amostra foi composta por 16 crianças de ambos os sexos, de 06 a 09 anos de idade, e seus respectivos pais. Os instrumentos utilizados foram entrevista semiestruturada, Inventário de Habilidades Sociais (IHS - Del Prette) e Escala de Stress Infantil (ESI). Os resultados indicaram que das 16 crianças, apenas uma delas, do sexo masculino, apresentou estresse psicológico significativo. O resultado dos testes aplicados nos pais apresentou repertorio de habilidades sociais abaixo da média inferior. Os resultados encontrados de modo geral indicaram que repertório de habilidades sociais parentais não foram fatores de risco ao estresse infantil. |
id |
UFU-11_ec8dd23d5eea2156790d584a7dc91538 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30091 |
network_acronym_str |
UFU-11 |
network_name_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTILhabilidades sociais parentaisestresse infantilinteração pais e filhos.Atualmente, no atendimento a criança a família deve necessariamente ser analisada como um fator de proteção e/ou risco ao desenvolvimento biopsicossocial de seus membros. Este artigo teve por objetivo pesquisar a relação das habilidades sociais parentais com o estresse infantil, pois é notória a crescente dificuldade encontrada pelos pais quanto ao relacionamento com os filhos. Este estudo foi realizado em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu com estudantes 2º ano. A amostra foi composta por 16 crianças de ambos os sexos, de 06 a 09 anos de idade, e seus respectivos pais. Os instrumentos utilizados foram entrevista semiestruturada, Inventário de Habilidades Sociais (IHS - Del Prette) e Escala de Stress Infantil (ESI). Os resultados indicaram que das 16 crianças, apenas uma delas, do sexo masculino, apresentou estresse psicológico significativo. O resultado dos testes aplicados nos pais apresentou repertorio de habilidades sociais abaixo da média inferior. Os resultados encontrados de modo geral indicaram que repertório de habilidades sociais parentais não foram fatores de risco ao estresse infantil.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30091Perspectivas em Psicologia; v. 18 n. 2 (2014): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30091/16449Mombelli, Monica AugustaSilva, Cheila FernandaAlmeida, Cleonice Borges deWandrowski, Ivania Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-30T19:15:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30091Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2015-04-30T19:15:12Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL |
title |
HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL |
spellingShingle |
HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL Mombelli, Monica Augusta habilidades sociais parentais estresse infantil interação pais e filhos. |
title_short |
HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL |
title_full |
HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL |
title_fullStr |
HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL |
title_full_unstemmed |
HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL |
title_sort |
HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL |
author |
Mombelli, Monica Augusta |
author_facet |
Mombelli, Monica Augusta Silva, Cheila Fernanda Almeida, Cleonice Borges de Wandrowski, Ivania Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Cheila Fernanda Almeida, Cleonice Borges de Wandrowski, Ivania Patrícia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mombelli, Monica Augusta Silva, Cheila Fernanda Almeida, Cleonice Borges de Wandrowski, Ivania Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
habilidades sociais parentais estresse infantil interação pais e filhos. |
topic |
habilidades sociais parentais estresse infantil interação pais e filhos. |
description |
Atualmente, no atendimento a criança a família deve necessariamente ser analisada como um fator de proteção e/ou risco ao desenvolvimento biopsicossocial de seus membros. Este artigo teve por objetivo pesquisar a relação das habilidades sociais parentais com o estresse infantil, pois é notória a crescente dificuldade encontrada pelos pais quanto ao relacionamento com os filhos. Este estudo foi realizado em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu com estudantes 2º ano. A amostra foi composta por 16 crianças de ambos os sexos, de 06 a 09 anos de idade, e seus respectivos pais. Os instrumentos utilizados foram entrevista semiestruturada, Inventário de Habilidades Sociais (IHS - Del Prette) e Escala de Stress Infantil (ESI). Os resultados indicaram que das 16 crianças, apenas uma delas, do sexo masculino, apresentou estresse psicológico significativo. O resultado dos testes aplicados nos pais apresentou repertorio de habilidades sociais abaixo da média inferior. Os resultados encontrados de modo geral indicaram que repertório de habilidades sociais parentais não foram fatores de risco ao estresse infantil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30091 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30091/16449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Psicologia; v. 18 n. 2 (2014): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA 2237-6917 reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
collection |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||moisesflemos@yahoo.com.br |
_version_ |
1798042280427257856 |