Dispositivos pedagógicos para educacação física escolar: possibilidades de ensino utilizando materiais didáticos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, George Luiz Cardoso de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251806
Resumo: A educação física é um componente curricular da educação básica que tematiza as práticas corporais nas suas diversas dimensões do conhecimento. E um dos principais problemas que afeta diretamente a prática pedagógica e os processos de ensino e aprendizagem de temas relevantes para a educação física na escola envolvem justamente a falta de interesse que muitos alunos afirmam com relação à análise e compreensão dos conteúdos associados a dimensão conceitual dos conhecimentos, nas quais predominam, em muitos contextos, a utilização de materiais didáticos tradicionais e pouco atraentes, como instrumentos de apoio. Dentre as diferentes formas de despertar o interesse dos alunos nos estudos de práticas corporais em sua dimensão conceitual, podemos citar a adoção de metodologias ativas de ensino e o incentivo à produção de novas ferramentas criativas e inovadoras que auxiliem a tematização das práticas corporais com apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O presente trabalho teve como objetivo principal analisar e avaliar o impacto da utilização de Materiais Didáticos Digitais (MDD) vinculados à tematização de aspectos ligados à dimensão conceitual dentro das práticas corporais no campo da Educação Física para alunos do ensino fundamental – anos finais e considerar o interesse dos alunos na utilização destes materiais. Os principais resultados do estudo demonstram a importância de se focalizar o ensino da dimensão conceitual por meio de ferramentas didáticas e interativas que possam possibilitar maior atenção e capacidade de reflexão por parte dos alunos. Deste modo, as respostas fornecidas pelos alunos em relação a esses recursos oferecem uma oportunidade para considerar as potenciais aplicações dos materiais didáticos digitais como ferramentas pedagógicas no contexto do ensino de Educação Física. Essas respostas constituem uma fonte valiosa de reflexão sobre como esses materiais podem ser eficazes para estimular o interesse dos estudantes na compreensão conceitual dessa disciplina.
id UNSP_942c3533610006956e5d848a4cbc652f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251806
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Dispositivos pedagógicos para educacação física escolar: possibilidades de ensino utilizando materiais didáticos digitaisPedagogical devices for school physical education: teaching possibilities using digital teaching materialsEducacao fisica escolarTDIC e educação físicaMateriais didáticos digitaisSchool physical educationDigital teaching materialsPedagogical devicesA educação física é um componente curricular da educação básica que tematiza as práticas corporais nas suas diversas dimensões do conhecimento. E um dos principais problemas que afeta diretamente a prática pedagógica e os processos de ensino e aprendizagem de temas relevantes para a educação física na escola envolvem justamente a falta de interesse que muitos alunos afirmam com relação à análise e compreensão dos conteúdos associados a dimensão conceitual dos conhecimentos, nas quais predominam, em muitos contextos, a utilização de materiais didáticos tradicionais e pouco atraentes, como instrumentos de apoio. Dentre as diferentes formas de despertar o interesse dos alunos nos estudos de práticas corporais em sua dimensão conceitual, podemos citar a adoção de metodologias ativas de ensino e o incentivo à produção de novas ferramentas criativas e inovadoras que auxiliem a tematização das práticas corporais com apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O presente trabalho teve como objetivo principal analisar e avaliar o impacto da utilização de Materiais Didáticos Digitais (MDD) vinculados à tematização de aspectos ligados à dimensão conceitual dentro das práticas corporais no campo da Educação Física para alunos do ensino fundamental – anos finais e considerar o interesse dos alunos na utilização destes materiais. Os principais resultados do estudo demonstram a importância de se focalizar o ensino da dimensão conceitual por meio de ferramentas didáticas e interativas que possam possibilitar maior atenção e capacidade de reflexão por parte dos alunos. Deste modo, as respostas fornecidas pelos alunos em relação a esses recursos oferecem uma oportunidade para considerar as potenciais aplicações dos materiais didáticos digitais como ferramentas pedagógicas no contexto do ensino de Educação Física. Essas respostas constituem uma fonte valiosa de reflexão sobre como esses materiais podem ser eficazes para estimular o interesse dos estudantes na compreensão conceitual dessa disciplina.Physical education is a curricular component of basic education that focuses on bodily practices in their various dimensions of knowledge. And one of the main problems that directly affects pedagogical practice and the teaching and learning processes of topics relevant to physical education at school involves precisely the lack of interest that many students claim in relation to the analysis and understanding of content associated with the conceptual dimension of knowledge, in which, in many contexts, the use of traditional and unattractive teaching materials as support instruments predominates. Among the different ways of awakening students' interest in studies of body practices in their conceptual dimension, we can mention the adoption of active teaching methodologies and the encouragement of the production of new creative and innovative tools that help the thematization of body practices with the support of Digital Information and Communication Technologies (TDIC). The main objective of this work was to analyze and evaluate the impact of using Digital Teaching Materials (MDD) linked to the thematization of aspects linked to the conceptual dimension within bodily practices in the field of Physical Education for elementary school students - final years and consider the student interest in using these materials. The main results of the study demonstrate the importance of focusing on teaching the conceptual dimension through didactic and interactive tools that can enable greater attention and reflection capacity on the part of students. Thus, the students' responses regarding these materials demonstrated a point of reflection on the possibilities of using these digital teaching materials as a pedagogical device for teaching and learning school physical education, which can awaken students' interest in the conceptual learning of this discipline.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rufino, Luiz Gustavo Bonatto [UNESP]Souza, George Luiz Cardoso de2023-12-11T13:11:04Z2023-12-11T13:11:04Z2023-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251806porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-12T06:10:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251806Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:55:36.966866Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dispositivos pedagógicos para educacação física escolar: possibilidades de ensino utilizando materiais didáticos digitais
Pedagogical devices for school physical education: teaching possibilities using digital teaching materials
title Dispositivos pedagógicos para educacação física escolar: possibilidades de ensino utilizando materiais didáticos digitais
spellingShingle Dispositivos pedagógicos para educacação física escolar: possibilidades de ensino utilizando materiais didáticos digitais
Souza, George Luiz Cardoso de
Educacao fisica escolar
TDIC e educação física
Materiais didáticos digitais
School physical education
Digital teaching materials
Pedagogical devices
title_short Dispositivos pedagógicos para educacação física escolar: possibilidades de ensino utilizando materiais didáticos digitais
title_full Dispositivos pedagógicos para educacação física escolar: possibilidades de ensino utilizando materiais didáticos digitais
title_fullStr Dispositivos pedagógicos para educacação física escolar: possibilidades de ensino utilizando materiais didáticos digitais
title_full_unstemmed Dispositivos pedagógicos para educacação física escolar: possibilidades de ensino utilizando materiais didáticos digitais
title_sort Dispositivos pedagógicos para educacação física escolar: possibilidades de ensino utilizando materiais didáticos digitais
author Souza, George Luiz Cardoso de
author_facet Souza, George Luiz Cardoso de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rufino, Luiz Gustavo Bonatto [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, George Luiz Cardoso de
dc.subject.por.fl_str_mv Educacao fisica escolar
TDIC e educação física
Materiais didáticos digitais
School physical education
Digital teaching materials
Pedagogical devices
topic Educacao fisica escolar
TDIC e educação física
Materiais didáticos digitais
School physical education
Digital teaching materials
Pedagogical devices
description A educação física é um componente curricular da educação básica que tematiza as práticas corporais nas suas diversas dimensões do conhecimento. E um dos principais problemas que afeta diretamente a prática pedagógica e os processos de ensino e aprendizagem de temas relevantes para a educação física na escola envolvem justamente a falta de interesse que muitos alunos afirmam com relação à análise e compreensão dos conteúdos associados a dimensão conceitual dos conhecimentos, nas quais predominam, em muitos contextos, a utilização de materiais didáticos tradicionais e pouco atraentes, como instrumentos de apoio. Dentre as diferentes formas de despertar o interesse dos alunos nos estudos de práticas corporais em sua dimensão conceitual, podemos citar a adoção de metodologias ativas de ensino e o incentivo à produção de novas ferramentas criativas e inovadoras que auxiliem a tematização das práticas corporais com apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O presente trabalho teve como objetivo principal analisar e avaliar o impacto da utilização de Materiais Didáticos Digitais (MDD) vinculados à tematização de aspectos ligados à dimensão conceitual dentro das práticas corporais no campo da Educação Física para alunos do ensino fundamental – anos finais e considerar o interesse dos alunos na utilização destes materiais. Os principais resultados do estudo demonstram a importância de se focalizar o ensino da dimensão conceitual por meio de ferramentas didáticas e interativas que possam possibilitar maior atenção e capacidade de reflexão por parte dos alunos. Deste modo, as respostas fornecidas pelos alunos em relação a esses recursos oferecem uma oportunidade para considerar as potenciais aplicações dos materiais didáticos digitais como ferramentas pedagógicas no contexto do ensino de Educação Física. Essas respostas constituem uma fonte valiosa de reflexão sobre como esses materiais podem ser eficazes para estimular o interesse dos estudantes na compreensão conceitual dessa disciplina.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11T13:11:04Z
2023-12-11T13:11:04Z
2023-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/251806
url https://hdl.handle.net/11449/251806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128875867144192