O Ensino de Física com ferramentas digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167278 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_9ba65318810d5dd4adeff259d96a5207 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167278 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O Ensino de Física com ferramentas digitaisFísicaSimulaçõesObjetos de aprendizagemTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Este trabalho é um estudo sobre o ensino de Ciências da Natureza, mais especificamente de Física, para o Ensino Médio, com a utilização de TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) e OA (objetos de aprendizagem). Realizado com alunos da 1ª série do Ensino Médio, abordando o conceito de energia elétrica ao cotidiano, relacionando consumo de energia com a necessidade de economia. Foi abordado o tema energia elétrica, de extrema importância, com ênfase na economia no que diz respeito ao consumo e uso racional de energia elétrica. Procurando despertar de modo didático o interesse sobre o tema de modo a se refletir um assunto bastante atual e relevante para a sociedade como um todo, e contribuindo de maneira muito especial para a formação dos alunos no que diz respeito à educação e a conscientização ambiental, inclusive no consumo/gasto e economia das fontes energéticas do planeta. Procurando assim, estimular uma postura ambiental, responsável e equilibrada dentro do contexto em que vivemos. Visando ampliar o aprendizado por parte dos alunos bem como o universo de abrangência de seus estudos – indo além dos materiais corriqueiros: livro e caderno, mudando também o dia a dia de sala de aula, onde basicamente predomina o “quadro e giz”, foi utilizada a sala (ou laboratório) de informática da Unidade Escolar. Por se tratar de uma atividade diferenciada em relação ao dia a dia das usuais aulas expositivas, ao utilizar simulações, tem-se importante auxílio para o ensino. São muitos os benefícios atingidos com estas práticas tecnológicas aliadas à educação, por isso também é preciso o professor conhecê-las para poder colocá-las em prática em suas atividades docentes de modo a atingir os melhores objetivos para ambos os lados do ensino: tanto para quem ensina, como para quem aprende.Florianópolis, SCSimões, Bruno dos SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaLinhares, Marise Goetten de Souza2016-09-11T21:26:22Z2016-09-11T21:26:22Z2016-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167278porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-11T21:26:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167278Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-11T21:26:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de Física com ferramentas digitais |
title |
O Ensino de Física com ferramentas digitais |
spellingShingle |
O Ensino de Física com ferramentas digitais Linhares, Marise Goetten de Souza Física Simulações Objetos de aprendizagem Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) |
title_short |
O Ensino de Física com ferramentas digitais |
title_full |
O Ensino de Física com ferramentas digitais |
title_fullStr |
O Ensino de Física com ferramentas digitais |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Física com ferramentas digitais |
title_sort |
O Ensino de Física com ferramentas digitais |
author |
Linhares, Marise Goetten de Souza |
author_facet |
Linhares, Marise Goetten de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Bruno dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Linhares, Marise Goetten de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Simulações Objetos de aprendizagem Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) |
topic |
Física Simulações Objetos de aprendizagem Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-11T21:26:22Z 2016-09-11T21:26:22Z 2016-09-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167278 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652369017176064 |