O Ensino de Física com ferramentas digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linhares, Marise Goetten de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167278
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_9ba65318810d5dd4adeff259d96a5207
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167278
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Ensino de Física com ferramentas digitaisFísicaSimulaçõesObjetos de aprendizagemTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Este trabalho é um estudo sobre o ensino de Ciências da Natureza, mais especificamente de Física, para o Ensino Médio, com a utilização de TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) e OA (objetos de aprendizagem). Realizado com alunos da 1ª série do Ensino Médio, abordando o conceito de energia elétrica ao cotidiano, relacionando consumo de energia com a necessidade de economia. Foi abordado o tema energia elétrica, de extrema importância, com ênfase na economia no que diz respeito ao consumo e uso racional de energia elétrica. Procurando despertar de modo didático o interesse sobre o tema de modo a se refletir um assunto bastante atual e relevante para a sociedade como um todo, e contribuindo de maneira muito especial para a formação dos alunos no que diz respeito à educação e a conscientização ambiental, inclusive no consumo/gasto e economia das fontes energéticas do planeta. Procurando assim, estimular uma postura ambiental, responsável e equilibrada dentro do contexto em que vivemos. Visando ampliar o aprendizado por parte dos alunos bem como o universo de abrangência de seus estudos – indo além dos materiais corriqueiros: livro e caderno, mudando também o dia a dia de sala de aula, onde basicamente predomina o “quadro e giz”, foi utilizada a sala (ou laboratório) de informática da Unidade Escolar. Por se tratar de uma atividade diferenciada em relação ao dia a dia das usuais aulas expositivas, ao utilizar simulações, tem-se importante auxílio para o ensino. São muitos os benefícios atingidos com estas práticas tecnológicas aliadas à educação, por isso também é preciso o professor conhecê-las para poder colocá-las em prática em suas atividades docentes de modo a atingir os melhores objetivos para ambos os lados do ensino: tanto para quem ensina, como para quem aprende.Florianópolis, SCSimões, Bruno dos SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaLinhares, Marise Goetten de Souza2016-09-11T21:26:22Z2016-09-11T21:26:22Z2016-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167278porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-11T21:26:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167278Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-11T21:26:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Física com ferramentas digitais
title O Ensino de Física com ferramentas digitais
spellingShingle O Ensino de Física com ferramentas digitais
Linhares, Marise Goetten de Souza
Física
Simulações
Objetos de aprendizagem
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)
title_short O Ensino de Física com ferramentas digitais
title_full O Ensino de Física com ferramentas digitais
title_fullStr O Ensino de Física com ferramentas digitais
title_full_unstemmed O Ensino de Física com ferramentas digitais
title_sort O Ensino de Física com ferramentas digitais
author Linhares, Marise Goetten de Souza
author_facet Linhares, Marise Goetten de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Bruno dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Linhares, Marise Goetten de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Simulações
Objetos de aprendizagem
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)
topic Física
Simulações
Objetos de aprendizagem
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-11T21:26:22Z
2016-09-11T21:26:22Z
2016-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167278
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652369017176064