Origami: o uso como instrumento alternativo no ensino da geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/134280 |
Resumo: | Frente à realidade do ensino contemporâneo que demanda a necessidade de diversificar o uso de estratégias de ensino, pretendemos propor uma abordagem, por meio de material concreto e que pode tornar-se bastante significativa no ensino da matemática. Este trabalho discute sobre a história, aplicações clássicas e utilização do origami em sala de aula. Após uma breve apresentação histórica sobre o origami, apresentamos uma abordagem axiomática deste instrumento. Dois dos três famosos problemas matemáticos gregos da antiguidade que não podem ser solucionados através da régua e compasso: trissecção do ângulo e duplicação do cubo encontram uma solução por meio das técnicas de origami. Além disso, apresentamos sugestões de roteiros de aulas e a atividade aplicada em sala de aula que obteve resultado satisfatório. |
id |
UNSP_9495aeba3f7672ef7cf0c04cab61a70f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134280 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Origami: o uso como instrumento alternativo no ensino da geometriaOrigami: use as an alternative tool in the teaching of geometryMatemáticaAprendizagemGeometriaOrigamiTrissecçãoAxiomaMathematicsLearningGeometryOrigamiTrisectionAxiomFrente à realidade do ensino contemporâneo que demanda a necessidade de diversificar o uso de estratégias de ensino, pretendemos propor uma abordagem, por meio de material concreto e que pode tornar-se bastante significativa no ensino da matemática. Este trabalho discute sobre a história, aplicações clássicas e utilização do origami em sala de aula. Após uma breve apresentação histórica sobre o origami, apresentamos uma abordagem axiomática deste instrumento. Dois dos três famosos problemas matemáticos gregos da antiguidade que não podem ser solucionados através da régua e compasso: trissecção do ângulo e duplicação do cubo encontram uma solução por meio das técnicas de origami. Além disso, apresentamos sugestões de roteiros de aulas e a atividade aplicada em sala de aula que obteve resultado satisfatório.Faced with the reality of contemporary teaching that demands the need to diversify the use of teaching strategies, we intend to propose an approach through concrete material and can become quite significant in mathematics education. This monograph discusses about the history, classic applications and use origami in the classroom. After a brief historical introduction about origami, we present an axiomatic approach of this instrument. Two of the three famous Greek mathematical problems of antiquity that can’t be solved by ruler and compass: trisection angle and doubling the cube find a solution through of origami techniques. In addition, we present suggestions classes scripts and the activitie applied in the classroom that obtained satisfactory result.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira, José Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Aline Claro de [UNESP]2016-02-17T16:12:02Z2016-02-17T16:12:02Z2016-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13428000086819331075010001P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-07T06:25:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134280Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:20:56.159469Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Origami: o uso como instrumento alternativo no ensino da geometria Origami: use as an alternative tool in the teaching of geometry |
title |
Origami: o uso como instrumento alternativo no ensino da geometria |
spellingShingle |
Origami: o uso como instrumento alternativo no ensino da geometria Freitas, Aline Claro de [UNESP] Matemática Aprendizagem Geometria Origami Trissecção Axioma Mathematics Learning Geometry Origami Trisection Axiom |
title_short |
Origami: o uso como instrumento alternativo no ensino da geometria |
title_full |
Origami: o uso como instrumento alternativo no ensino da geometria |
title_fullStr |
Origami: o uso como instrumento alternativo no ensino da geometria |
title_full_unstemmed |
Origami: o uso como instrumento alternativo no ensino da geometria |
title_sort |
Origami: o uso como instrumento alternativo no ensino da geometria |
author |
Freitas, Aline Claro de [UNESP] |
author_facet |
Freitas, Aline Claro de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, José Roberto [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Aline Claro de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Aprendizagem Geometria Origami Trissecção Axioma Mathematics Learning Geometry Origami Trisection Axiom |
topic |
Matemática Aprendizagem Geometria Origami Trissecção Axioma Mathematics Learning Geometry Origami Trisection Axiom |
description |
Frente à realidade do ensino contemporâneo que demanda a necessidade de diversificar o uso de estratégias de ensino, pretendemos propor uma abordagem, por meio de material concreto e que pode tornar-se bastante significativa no ensino da matemática. Este trabalho discute sobre a história, aplicações clássicas e utilização do origami em sala de aula. Após uma breve apresentação histórica sobre o origami, apresentamos uma abordagem axiomática deste instrumento. Dois dos três famosos problemas matemáticos gregos da antiguidade que não podem ser solucionados através da régua e compasso: trissecção do ângulo e duplicação do cubo encontram uma solução por meio das técnicas de origami. Além disso, apresentamos sugestões de roteiros de aulas e a atividade aplicada em sala de aula que obteve resultado satisfatório. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-17T16:12:02Z 2016-02-17T16:12:02Z 2016-01-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/134280 000868193 31075010001P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/134280 |
identifier_str_mv |
000868193 31075010001P2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129418366812160 |