Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romera, Vanessa Barbosa
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-03942010000100013&script=sci_arttext
http://hdl.handle.net/11449/134445
Resumo: The research aimed to assess, according to the constructional approach by Goldiamond, the reports of 20 mothers of children with behavior problems, (clinical group) and 20 mothers of children without these problems (non-clinical group), social skills and behavior problems of pre-school, investigate the situations and behaviors of mothers before the behavior of children and suggest hypotheses for functionally equivalent behaviors that were investigated. The instruments used were two scales, a questionnaire and a structured interview. The results indicated that children of non-clinical group presented with more frequency and diversity, social skills and with less frequency, of behavior problems compared to children of the clinical group.
id UNSP_94ce922adeccd416d9300bdefc14b926
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134445
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcionalSocial skillsBehavior problemsConstructional approachHabilidades sociaisProblemas de comportamentoModelo construcionalThe research aimed to assess, according to the constructional approach by Goldiamond, the reports of 20 mothers of children with behavior problems, (clinical group) and 20 mothers of children without these problems (non-clinical group), social skills and behavior problems of pre-school, investigate the situations and behaviors of mothers before the behavior of children and suggest hypotheses for functionally equivalent behaviors that were investigated. The instruments used were two scales, a questionnaire and a structured interview. The results indicated that children of non-clinical group presented with more frequency and diversity, social skills and with less frequency, of behavior problems compared to children of the clinical group.A pesquisa teve como objetivo avaliar, segundo o Modelo Construcional de Goldiamond, os relatos de 20 mães de crianças com problemas de comportamento (Grupo clínico) e 20 mães de crianças sem esses problemas (Grupo não clínico), as habilidades sociais e os problemas de comportamento de pré-escolares, investigar as situações e os comportamentos das mães diante dos comportamentos dos filhos e sugerir hipóteses para os comportamentos funcionalmente equivalentes que foram investigados. Os instrumentos utilizados foram duas escalas, um questionário e uma entrevista estruturada.Os resultados indicaram que as crianças do Grupo não clínico apresentaram, com mais frequência e diversidade, habilidades sociais e com menos frequência, problemas de comportamento, em comparação com as crianças do Grupo clínico.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade de São Paulo (USP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romera, Vanessa BarbosaBolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]2016-03-02T12:56:45Z2016-03-02T12:56:45Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article149-167application/pdfhttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-03942010000100013&script=sci_arttextAletheia, v. 31, p. 149-167, 2010.1413-0394http://hdl.handle.net/11449/134445ISSN1413-0394-2010-31-149-167.pdf7204239102184728Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAletheiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134445Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:00:09.613654Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional
title Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional
spellingShingle Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional
Romera, Vanessa Barbosa
Social skills
Behavior problems
Constructional approach
Habilidades sociais
Problemas de comportamento
Modelo construcional
title_short Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional
title_full Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional
title_fullStr Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional
title_full_unstemmed Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional
title_sort Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional
author Romera, Vanessa Barbosa
author_facet Romera, Vanessa Barbosa
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
author_role author
author2 Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Romera, Vanessa Barbosa
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Social skills
Behavior problems
Constructional approach
Habilidades sociais
Problemas de comportamento
Modelo construcional
topic Social skills
Behavior problems
Constructional approach
Habilidades sociais
Problemas de comportamento
Modelo construcional
description The research aimed to assess, according to the constructional approach by Goldiamond, the reports of 20 mothers of children with behavior problems, (clinical group) and 20 mothers of children without these problems (non-clinical group), social skills and behavior problems of pre-school, investigate the situations and behaviors of mothers before the behavior of children and suggest hypotheses for functionally equivalent behaviors that were investigated. The instruments used were two scales, a questionnaire and a structured interview. The results indicated that children of non-clinical group presented with more frequency and diversity, social skills and with less frequency, of behavior problems compared to children of the clinical group.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2016-03-02T12:56:45Z
2016-03-02T12:56:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-03942010000100013&script=sci_arttext
Aletheia, v. 31, p. 149-167, 2010.
1413-0394
http://hdl.handle.net/11449/134445
ISSN1413-0394-2010-31-149-167.pdf
7204239102184728
url http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-03942010000100013&script=sci_arttext
http://hdl.handle.net/11449/134445
identifier_str_mv Aletheia, v. 31, p. 149-167, 2010.
1413-0394
ISSN1413-0394-2010-31-149-167.pdf
7204239102184728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Aletheia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149-167
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128735593889792