Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-03942010000100013&script=sci_arttext http://hdl.handle.net/11449/134445 |
Resumo: | The research aimed to assess, according to the constructional approach by Goldiamond, the reports of 20 mothers of children with behavior problems, (clinical group) and 20 mothers of children without these problems (non-clinical group), social skills and behavior problems of pre-school, investigate the situations and behaviors of mothers before the behavior of children and suggest hypotheses for functionally equivalent behaviors that were investigated. The instruments used were two scales, a questionnaire and a structured interview. The results indicated that children of non-clinical group presented with more frequency and diversity, social skills and with less frequency, of behavior problems compared to children of the clinical group. |
id |
UNSP_94ce922adeccd416d9300bdefc14b926 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134445 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcionalSocial skillsBehavior problemsConstructional approachHabilidades sociaisProblemas de comportamentoModelo construcionalThe research aimed to assess, according to the constructional approach by Goldiamond, the reports of 20 mothers of children with behavior problems, (clinical group) and 20 mothers of children without these problems (non-clinical group), social skills and behavior problems of pre-school, investigate the situations and behaviors of mothers before the behavior of children and suggest hypotheses for functionally equivalent behaviors that were investigated. The instruments used were two scales, a questionnaire and a structured interview. The results indicated that children of non-clinical group presented with more frequency and diversity, social skills and with less frequency, of behavior problems compared to children of the clinical group.A pesquisa teve como objetivo avaliar, segundo o Modelo Construcional de Goldiamond, os relatos de 20 mães de crianças com problemas de comportamento (Grupo clínico) e 20 mães de crianças sem esses problemas (Grupo não clínico), as habilidades sociais e os problemas de comportamento de pré-escolares, investigar as situações e os comportamentos das mães diante dos comportamentos dos filhos e sugerir hipóteses para os comportamentos funcionalmente equivalentes que foram investigados. Os instrumentos utilizados foram duas escalas, um questionário e uma entrevista estruturada.Os resultados indicaram que as crianças do Grupo não clínico apresentaram, com mais frequência e diversidade, habilidades sociais e com menos frequência, problemas de comportamento, em comparação com as crianças do Grupo clínico.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade de São Paulo (USP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romera, Vanessa BarbosaBolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]2016-03-02T12:56:45Z2016-03-02T12:56:45Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article149-167application/pdfhttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-03942010000100013&script=sci_arttextAletheia, v. 31, p. 149-167, 2010.1413-0394http://hdl.handle.net/11449/134445ISSN1413-0394-2010-31-149-167.pdf7204239102184728Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAletheiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134445Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:00:09.613654Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional |
title |
Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional |
spellingShingle |
Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional Romera, Vanessa Barbosa Social skills Behavior problems Constructional approach Habilidades sociais Problemas de comportamento Modelo construcional |
title_short |
Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional |
title_full |
Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional |
title_fullStr |
Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional |
title_full_unstemmed |
Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional |
title_sort |
Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional |
author |
Romera, Vanessa Barbosa |
author_facet |
Romera, Vanessa Barbosa Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romera, Vanessa Barbosa Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Social skills Behavior problems Constructional approach Habilidades sociais Problemas de comportamento Modelo construcional |
topic |
Social skills Behavior problems Constructional approach Habilidades sociais Problemas de comportamento Modelo construcional |
description |
The research aimed to assess, according to the constructional approach by Goldiamond, the reports of 20 mothers of children with behavior problems, (clinical group) and 20 mothers of children without these problems (non-clinical group), social skills and behavior problems of pre-school, investigate the situations and behaviors of mothers before the behavior of children and suggest hypotheses for functionally equivalent behaviors that were investigated. The instruments used were two scales, a questionnaire and a structured interview. The results indicated that children of non-clinical group presented with more frequency and diversity, social skills and with less frequency, of behavior problems compared to children of the clinical group. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2016-03-02T12:56:45Z 2016-03-02T12:56:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-03942010000100013&script=sci_arttext Aletheia, v. 31, p. 149-167, 2010. 1413-0394 http://hdl.handle.net/11449/134445 ISSN1413-0394-2010-31-149-167.pdf 7204239102184728 |
url |
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-03942010000100013&script=sci_arttext http://hdl.handle.net/11449/134445 |
identifier_str_mv |
Aletheia, v. 31, p. 149-167, 2010. 1413-0394 ISSN1413-0394-2010-31-149-167.pdf 7204239102184728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Aletheia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
149-167 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128735593889792 |