As possíveis inter-relações das redes comunicativas - blogs - e das comunidades de prática no processo de formação de professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Angela de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91060
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar as potencialidades didático-pedagógicas dos Blogs em uma Comunidade de Prática Virtual, em busca de respostas para a questão norteadora da pesquisa: Quais são as possíveis potencialidades didático-pedagógicas das redes comunicativas– Blogs – em uma Comunidade de Prática Virtual? Esta pesquisa está pautada nos pressupostos da pesquisa qualitativa com abordagem netnográfica, a qual permite o estudo das inter-relações existentes na Internet. O cenário para investigação e constituição dos dados foi por meio do Curso de Extensão intitulado “A utilização dos Blogs como recurso pedagógico na Educação Matemática”, no qual a pesquisadora atuou como professora monitora do Curso. O Curso foi a distância e teve como plataforma EaD o próprio Blog do Curso. O Curso abordou a inserção das TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação – no contexto da Educação Matemática, a partir de reflexões teórico-metodológicas sobre teóricos e pesquisadores, que abordam as TIC na Educação. Além disso, esse Curso proporcionou reflexões sobre as possibilidades da implantação e da disseminação das TIC na Educação Matemática. Os professores participantes eram de diversos estados brasileiros e atuantes nos Ensinos Superior, Médio e Fundamental, a grande maioria atuando na rede pública. Durante o Curso, esses participantes tiveram a oportunidade de criar um Blog matemático. Este Curso permitiu a discussão das potencialidades didático-pedagógicas do Blog em uma Comunidade de Prática Virtual. O componente teórico da pesquisa discute inicialmente a formação de professores de Matemática e as Tecnologias da Informação e Comunicação, destacando a prática docente do professor de Matemática e a importância da formação continuada, inter-relacionando a formação...
id UNSP_94db6c9a6cba97af8a6c381f83c067bd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91060
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As possíveis inter-relações das redes comunicativas - blogs - e das comunidades de prática no processo de formação de professores de MatemáticaRedes sociais on-lineBlogsMatemática - Estudo e ensinoMatemática - Formação de professoresO presente trabalho tem como objetivo investigar as potencialidades didático-pedagógicas dos Blogs em uma Comunidade de Prática Virtual, em busca de respostas para a questão norteadora da pesquisa: Quais são as possíveis potencialidades didático-pedagógicas das redes comunicativas– Blogs – em uma Comunidade de Prática Virtual? Esta pesquisa está pautada nos pressupostos da pesquisa qualitativa com abordagem netnográfica, a qual permite o estudo das inter-relações existentes na Internet. O cenário para investigação e constituição dos dados foi por meio do Curso de Extensão intitulado “A utilização dos Blogs como recurso pedagógico na Educação Matemática”, no qual a pesquisadora atuou como professora monitora do Curso. O Curso foi a distância e teve como plataforma EaD o próprio Blog do Curso. O Curso abordou a inserção das TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação – no contexto da Educação Matemática, a partir de reflexões teórico-metodológicas sobre teóricos e pesquisadores, que abordam as TIC na Educação. Além disso, esse Curso proporcionou reflexões sobre as possibilidades da implantação e da disseminação das TIC na Educação Matemática. Os professores participantes eram de diversos estados brasileiros e atuantes nos Ensinos Superior, Médio e Fundamental, a grande maioria atuando na rede pública. Durante o Curso, esses participantes tiveram a oportunidade de criar um Blog matemático. Este Curso permitiu a discussão das potencialidades didático-pedagógicas do Blog em uma Comunidade de Prática Virtual. O componente teórico da pesquisa discute inicialmente a formação de professores de Matemática e as Tecnologias da Informação e Comunicação, destacando a prática docente do professor de Matemática e a importância da formação continuada, inter-relacionando a formação...The present study aims to investigate the potential of the didactic and pedagogical Blogs in a Virtual Community of Practice in search of answers to the question guiding the research: What are the possible didactic and pedagogical potential of communication networks-Blog - in a Community Virtual Practice? This research is based on the assumptions of qualitative research with netnográfica, which allows the study of inter-relationships on the Internet. The scenario for research and creation of data was through the Extension Course entitled Use of Blogs as a pedagogical resource in Mathematics Education, in which the researcher worked as a teacher monitors the course. The course was a distance and distance learning platform was himself Blog Course. The course addressed the integration of ICT - Information and Communication Technology - in the context of mathematics education, from theoretical and methodological reflections on theoretical and researchers, addressing ICT in Education. Additionally, this course provided reflections on the possibilities of implementation and dissemination of ICT in Mathematics Education. The participants were teachers from several Brazilian states and active Teachings Upper, Middle and Elementary, the vast majority working in the public network. During the course, these participants had the opportunity to create a mathematical Blog. This course allowed the discussion of the potential didactic and pedagogical Blog into a Virtual Community of Practice. The theoretical component of the research first discusses the training of teachers of Mathematics and Information Technology and Communication, highlighting the practical teaching of the mathematics teacher and the importance of continuing education, inter-related teacher training and Information and Communication Technologies (ICT .) We then... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Maria Angela de Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:24:52Z2014-06-11T19:24:52Z2012-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis200 f. : il. + 1 CD-romapplication/pdfOLIVEIRA, Maria Angela de Oliveira. As possíveis inter-relações das redes comunicativas - blogs - e das comunidades de prática no processo de formação de professores de Matemática. 2012. 200 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.http://hdl.handle.net/11449/91060000700190oliveira_mao_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-02T06:17:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91060Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:20:26.818222Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As possíveis inter-relações das redes comunicativas - blogs - e das comunidades de prática no processo de formação de professores de Matemática
title As possíveis inter-relações das redes comunicativas - blogs - e das comunidades de prática no processo de formação de professores de Matemática
spellingShingle As possíveis inter-relações das redes comunicativas - blogs - e das comunidades de prática no processo de formação de professores de Matemática
Oliveira, Maria Angela de Oliveira [UNESP]
Redes sociais on-line
Blogs
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Formação de professores
title_short As possíveis inter-relações das redes comunicativas - blogs - e das comunidades de prática no processo de formação de professores de Matemática
title_full As possíveis inter-relações das redes comunicativas - blogs - e das comunidades de prática no processo de formação de professores de Matemática
title_fullStr As possíveis inter-relações das redes comunicativas - blogs - e das comunidades de prática no processo de formação de professores de Matemática
title_full_unstemmed As possíveis inter-relações das redes comunicativas - blogs - e das comunidades de prática no processo de formação de professores de Matemática
title_sort As possíveis inter-relações das redes comunicativas - blogs - e das comunidades de prática no processo de formação de professores de Matemática
author Oliveira, Maria Angela de Oliveira [UNESP]
author_facet Oliveira, Maria Angela de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Angela de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais on-line
Blogs
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Formação de professores
topic Redes sociais on-line
Blogs
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Formação de professores
description O presente trabalho tem como objetivo investigar as potencialidades didático-pedagógicas dos Blogs em uma Comunidade de Prática Virtual, em busca de respostas para a questão norteadora da pesquisa: Quais são as possíveis potencialidades didático-pedagógicas das redes comunicativas– Blogs – em uma Comunidade de Prática Virtual? Esta pesquisa está pautada nos pressupostos da pesquisa qualitativa com abordagem netnográfica, a qual permite o estudo das inter-relações existentes na Internet. O cenário para investigação e constituição dos dados foi por meio do Curso de Extensão intitulado “A utilização dos Blogs como recurso pedagógico na Educação Matemática”, no qual a pesquisadora atuou como professora monitora do Curso. O Curso foi a distância e teve como plataforma EaD o próprio Blog do Curso. O Curso abordou a inserção das TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação – no contexto da Educação Matemática, a partir de reflexões teórico-metodológicas sobre teóricos e pesquisadores, que abordam as TIC na Educação. Além disso, esse Curso proporcionou reflexões sobre as possibilidades da implantação e da disseminação das TIC na Educação Matemática. Os professores participantes eram de diversos estados brasileiros e atuantes nos Ensinos Superior, Médio e Fundamental, a grande maioria atuando na rede pública. Durante o Curso, esses participantes tiveram a oportunidade de criar um Blog matemático. Este Curso permitiu a discussão das potencialidades didático-pedagógicas do Blog em uma Comunidade de Prática Virtual. O componente teórico da pesquisa discute inicialmente a formação de professores de Matemática e as Tecnologias da Informação e Comunicação, destacando a prática docente do professor de Matemática e a importância da formação continuada, inter-relacionando a formação...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-03
2014-06-11T19:24:52Z
2014-06-11T19:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria Angela de Oliveira. As possíveis inter-relações das redes comunicativas - blogs - e das comunidades de prática no processo de formação de professores de Matemática. 2012. 200 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/91060
000700190
oliveira_mao_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria Angela de Oliveira. As possíveis inter-relações das redes comunicativas - blogs - e das comunidades de prática no processo de formação de professores de Matemática. 2012. 200 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
000700190
oliveira_mao_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 200 f. : il. + 1 CD-rom
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129054221533184