Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belluco, Cassiano Ferreira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256481
Resumo: De acordo com a última pesquisa das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros, 84% da população brasileira é usuária de internet. Além disso, 81% dos leitores usam a internet para aprofundar um conhecimento particular. Com isso, cada vez mais trazer formas de leituras mais interessantes e que fujam do comum se tornam uma pauta importante. Essa busca pela quebra do comum trouxe também outra oportunidade para o projeto: trabalhar o design gráfico pós-moderno como conteúdo principal da publicação – momento em que os designers “nadavam contra a corrente”. Com base nisso, esse projeto tem como objetivo criar uma publicação digital sobre design gráfico pós-moderno que seja interativa e imersiva. Para tal, como método de projeto, adaptou-se a proposta de Dick e Gonçalves (2016), que divide o projeto de publicações digitais em cinco eixos: Conceito, Conteúdo, Funcionalidades, Experiência e Superfície. Como resultado, produziu-se um protótipo de alta fidelidade de uma publicação digital, em plataforma web, que consiste na versão digital do livro Abaixo as Regras de Rick Poynor. Por meio de diferentes recursos interativos, a publicação busca contribuir para uma experiência de imersão, explorando potencialidades exclusivas do meio digital.
id UNSP_94f0359808718e6a271e11bfbad2f662
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/256481
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digitalDigital design, immersion and postmodernism: a digital publication proposalDesign gráficoInteratividadeExperiênciaEditorialPós-modernidadeGraphic designInteractivityExperiencePost-modernityDe acordo com a última pesquisa das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros, 84% da população brasileira é usuária de internet. Além disso, 81% dos leitores usam a internet para aprofundar um conhecimento particular. Com isso, cada vez mais trazer formas de leituras mais interessantes e que fujam do comum se tornam uma pauta importante. Essa busca pela quebra do comum trouxe também outra oportunidade para o projeto: trabalhar o design gráfico pós-moderno como conteúdo principal da publicação – momento em que os designers “nadavam contra a corrente”. Com base nisso, esse projeto tem como objetivo criar uma publicação digital sobre design gráfico pós-moderno que seja interativa e imersiva. Para tal, como método de projeto, adaptou-se a proposta de Dick e Gonçalves (2016), que divide o projeto de publicações digitais em cinco eixos: Conceito, Conteúdo, Funcionalidades, Experiência e Superfície. Como resultado, produziu-se um protótipo de alta fidelidade de uma publicação digital, em plataforma web, que consiste na versão digital do livro Abaixo as Regras de Rick Poynor. Por meio de diferentes recursos interativos, a publicação busca contribuir para uma experiência de imersão, explorando potencialidades exclusivas do meio digital.According to the latest Information and Communication Technologies in brazilian residences research, 84% of the brazilian population is an internet user. Also, 81% of readers use the internet to deepen a particular knowledge. Hence, bringing more interesting and nonstandard reading ways are increasingly becoming a more important subject. This chase to being nonstandard brought another opportunity to the project: bring the postmodern graphic design as this publication’s key content. On that basis, this project aims to develop a digital publication about postmodern graphic design that is interactive and immersive. To achieve this, as methodology, it was adapted the proposal of Dick and Golçalves (2016), that divides the digital publication project in five axes: Concept, Content, Functionalities, Experience and Surface. As a result, it was produced utilizing Framer, a high fidelity prototype of a digital publication, in web format, consisting of the digital version of Rick Poynor’s book Abaixo as Regras (No More Rules). Through varied interactive features, the publication aims to contribute to an immersive experience, exhibiting the exclusive capabilities of the digital environment.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Dick, Maurício Elias Klafke [UNESP]Belluco, Cassiano Ferreira2024-07-11T12:17:29Z2024-07-11T12:17:29Z2024-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBELLUCO, Cassiano Ferreira. Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design Gráfico) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/256481porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-12T06:24:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256481Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:10:21.570771Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital
Digital design, immersion and postmodernism: a digital publication proposal
title Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital
spellingShingle Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital
Belluco, Cassiano Ferreira
Design gráfico
Interatividade
Experiência
Editorial
Pós-modernidade
Graphic design
Interactivity
Experience
Post-modernity
title_short Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital
title_full Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital
title_fullStr Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital
title_full_unstemmed Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital
title_sort Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital
author Belluco, Cassiano Ferreira
author_facet Belluco, Cassiano Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dick, Maurício Elias Klafke [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Belluco, Cassiano Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Interatividade
Experiência
Editorial
Pós-modernidade
Graphic design
Interactivity
Experience
Post-modernity
topic Design gráfico
Interatividade
Experiência
Editorial
Pós-modernidade
Graphic design
Interactivity
Experience
Post-modernity
description De acordo com a última pesquisa das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros, 84% da população brasileira é usuária de internet. Além disso, 81% dos leitores usam a internet para aprofundar um conhecimento particular. Com isso, cada vez mais trazer formas de leituras mais interessantes e que fujam do comum se tornam uma pauta importante. Essa busca pela quebra do comum trouxe também outra oportunidade para o projeto: trabalhar o design gráfico pós-moderno como conteúdo principal da publicação – momento em que os designers “nadavam contra a corrente”. Com base nisso, esse projeto tem como objetivo criar uma publicação digital sobre design gráfico pós-moderno que seja interativa e imersiva. Para tal, como método de projeto, adaptou-se a proposta de Dick e Gonçalves (2016), que divide o projeto de publicações digitais em cinco eixos: Conceito, Conteúdo, Funcionalidades, Experiência e Superfície. Como resultado, produziu-se um protótipo de alta fidelidade de uma publicação digital, em plataforma web, que consiste na versão digital do livro Abaixo as Regras de Rick Poynor. Por meio de diferentes recursos interativos, a publicação busca contribuir para uma experiência de imersão, explorando potencialidades exclusivas do meio digital.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-11T12:17:29Z
2024-07-11T12:17:29Z
2024-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BELLUCO, Cassiano Ferreira. Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design Gráfico) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/256481
identifier_str_mv BELLUCO, Cassiano Ferreira. Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design Gráfico) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/256481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129496975409152