Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/256481 |
Resumo: | De acordo com a última pesquisa das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros, 84% da população brasileira é usuária de internet. Além disso, 81% dos leitores usam a internet para aprofundar um conhecimento particular. Com isso, cada vez mais trazer formas de leituras mais interessantes e que fujam do comum se tornam uma pauta importante. Essa busca pela quebra do comum trouxe também outra oportunidade para o projeto: trabalhar o design gráfico pós-moderno como conteúdo principal da publicação – momento em que os designers “nadavam contra a corrente”. Com base nisso, esse projeto tem como objetivo criar uma publicação digital sobre design gráfico pós-moderno que seja interativa e imersiva. Para tal, como método de projeto, adaptou-se a proposta de Dick e Gonçalves (2016), que divide o projeto de publicações digitais em cinco eixos: Conceito, Conteúdo, Funcionalidades, Experiência e Superfície. Como resultado, produziu-se um protótipo de alta fidelidade de uma publicação digital, em plataforma web, que consiste na versão digital do livro Abaixo as Regras de Rick Poynor. Por meio de diferentes recursos interativos, a publicação busca contribuir para uma experiência de imersão, explorando potencialidades exclusivas do meio digital. |
id |
UNSP_94f0359808718e6a271e11bfbad2f662 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/256481 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digitalDigital design, immersion and postmodernism: a digital publication proposalDesign gráficoInteratividadeExperiênciaEditorialPós-modernidadeGraphic designInteractivityExperiencePost-modernityDe acordo com a última pesquisa das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros, 84% da população brasileira é usuária de internet. Além disso, 81% dos leitores usam a internet para aprofundar um conhecimento particular. Com isso, cada vez mais trazer formas de leituras mais interessantes e que fujam do comum se tornam uma pauta importante. Essa busca pela quebra do comum trouxe também outra oportunidade para o projeto: trabalhar o design gráfico pós-moderno como conteúdo principal da publicação – momento em que os designers “nadavam contra a corrente”. Com base nisso, esse projeto tem como objetivo criar uma publicação digital sobre design gráfico pós-moderno que seja interativa e imersiva. Para tal, como método de projeto, adaptou-se a proposta de Dick e Gonçalves (2016), que divide o projeto de publicações digitais em cinco eixos: Conceito, Conteúdo, Funcionalidades, Experiência e Superfície. Como resultado, produziu-se um protótipo de alta fidelidade de uma publicação digital, em plataforma web, que consiste na versão digital do livro Abaixo as Regras de Rick Poynor. Por meio de diferentes recursos interativos, a publicação busca contribuir para uma experiência de imersão, explorando potencialidades exclusivas do meio digital.According to the latest Information and Communication Technologies in brazilian residences research, 84% of the brazilian population is an internet user. Also, 81% of readers use the internet to deepen a particular knowledge. Hence, bringing more interesting and nonstandard reading ways are increasingly becoming a more important subject. This chase to being nonstandard brought another opportunity to the project: bring the postmodern graphic design as this publication’s key content. On that basis, this project aims to develop a digital publication about postmodern graphic design that is interactive and immersive. To achieve this, as methodology, it was adapted the proposal of Dick and Golçalves (2016), that divides the digital publication project in five axes: Concept, Content, Functionalities, Experience and Surface. As a result, it was produced utilizing Framer, a high fidelity prototype of a digital publication, in web format, consisting of the digital version of Rick Poynor’s book Abaixo as Regras (No More Rules). Through varied interactive features, the publication aims to contribute to an immersive experience, exhibiting the exclusive capabilities of the digital environment.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Dick, Maurício Elias Klafke [UNESP]Belluco, Cassiano Ferreira2024-07-11T12:17:29Z2024-07-11T12:17:29Z2024-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBELLUCO, Cassiano Ferreira. Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design Gráfico) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/256481porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-12T06:24:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256481Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:10:21.570771Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital Digital design, immersion and postmodernism: a digital publication proposal |
title |
Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital |
spellingShingle |
Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital Belluco, Cassiano Ferreira Design gráfico Interatividade Experiência Editorial Pós-modernidade Graphic design Interactivity Experience Post-modernity |
title_short |
Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital |
title_full |
Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital |
title_fullStr |
Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital |
title_full_unstemmed |
Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital |
title_sort |
Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital |
author |
Belluco, Cassiano Ferreira |
author_facet |
Belluco, Cassiano Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dick, Maurício Elias Klafke [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belluco, Cassiano Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design gráfico Interatividade Experiência Editorial Pós-modernidade Graphic design Interactivity Experience Post-modernity |
topic |
Design gráfico Interatividade Experiência Editorial Pós-modernidade Graphic design Interactivity Experience Post-modernity |
description |
De acordo com a última pesquisa das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros, 84% da população brasileira é usuária de internet. Além disso, 81% dos leitores usam a internet para aprofundar um conhecimento particular. Com isso, cada vez mais trazer formas de leituras mais interessantes e que fujam do comum se tornam uma pauta importante. Essa busca pela quebra do comum trouxe também outra oportunidade para o projeto: trabalhar o design gráfico pós-moderno como conteúdo principal da publicação – momento em que os designers “nadavam contra a corrente”. Com base nisso, esse projeto tem como objetivo criar uma publicação digital sobre design gráfico pós-moderno que seja interativa e imersiva. Para tal, como método de projeto, adaptou-se a proposta de Dick e Gonçalves (2016), que divide o projeto de publicações digitais em cinco eixos: Conceito, Conteúdo, Funcionalidades, Experiência e Superfície. Como resultado, produziu-se um protótipo de alta fidelidade de uma publicação digital, em plataforma web, que consiste na versão digital do livro Abaixo as Regras de Rick Poynor. Por meio de diferentes recursos interativos, a publicação busca contribuir para uma experiência de imersão, explorando potencialidades exclusivas do meio digital. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-11T12:17:29Z 2024-07-11T12:17:29Z 2024-06-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BELLUCO, Cassiano Ferreira. Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design Gráfico) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024. https://hdl.handle.net/11449/256481 |
identifier_str_mv |
BELLUCO, Cassiano Ferreira. Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design Gráfico) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/256481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129496975409152 |