PIBID e atuação profissional: as TIC na Educação Física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colpas, Ricardo Ducatti [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150862
Resumo: Esta tese parte do princípio de que toda tecnologia é fruto da interação entre a capacidade humana em realizar trabalho e os recursos da natureza transformados para a sobrevivência e o desenvolvimento do gênero humano. Nesse sentido, as tecnologias, desde as mais rudimentares até as mais atuais e sofisticadas, são elementos constitutivos da organização da vida das pessoas em diferentes culturas. Por isso, determinam nossas formas de ser e agir no mundo. Influenciam, inclusive, de maneira decisiva, o desenvolvimento das capacidades e potencialidades de nossa humanidade. Dentre outras, e também por essa razão, os sistemas escolares, em um grande número de países, vêm implementando propostas de inclusão das mais recentes TIC produzidas pela indústria do setor de informática para formar professores e provocar mudanças nas práticas pedagógicas escolares. É nesse contexto que esta pesquisa acreditou na tese de que as TIC, quando articuladas a um programa de formação que se dá em interlocução com o trabalho docente e em parceria com a escola de educação básica, promovem impacto significativo para a formação e a atuação profissional. Para isso, produziu um estudo que teve como objetivo geral verificar de que maneira o uso das TIC nas práticas pedagógicas desenvolvidas no PIBID-EF da UFSJ influenciou a aquisição de saberes docentes para o exercício profissional. Para dar conta desse objetivo, produziu-se uma pesquisa qualitativa e optou-se pelo estudo de caso em que, numa primeira fase, oito ex-licenciandos bolsistas do PIBID-EF da UFSJ foram entrevistados, a fim de coletar dados sobre como, quando e por que as TIC foram utilizadas durante a participação no PIBID entre os anos de 2010 e 2013. E num segundo momento, observou-se, no primeiro semestre do ano de 2016, a prática de dois professores, ex-bolsistas do PIBID-EF, para colher dados de como atualmente as TIC são utilizadas na prática pedagógica na atuação profissional. Como resultados deste estudo, pode-se verificar que: as TIC foram incorporadas à arquitetura das práticas pedagógicas elaboradas pelos bolsistas durante a participação no PIBID e estiveram frequentemente presentes nas aulas dos professores observados em atuação profissional; evidencia-se o uso como recurso ou ferramenta didática, como objeto de estudo associado às discussões da Mídia-Educação e como linguagem para a produção de conteúdo; destaca-se, também, como resultado deste estudo, o papel das TIC na formação de professores, quando estas se revelaram importantes para potencializar a aquisição de saberes teórico-metodológicos, a fim de planejar, desenvolver e avaliar o trabalho docente no ensino da Educação Física escolar.
id UNSP_95821c23da03bb520e0b4aba8e20a706
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150862
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling PIBID e atuação profissional: as TIC na Educação Física escolarPIBID and professional performance: ICT in school Physical EducationPIBIDTICEducação Física escolarAtuação profissionalFormação de professoresEsta tese parte do princípio de que toda tecnologia é fruto da interação entre a capacidade humana em realizar trabalho e os recursos da natureza transformados para a sobrevivência e o desenvolvimento do gênero humano. Nesse sentido, as tecnologias, desde as mais rudimentares até as mais atuais e sofisticadas, são elementos constitutivos da organização da vida das pessoas em diferentes culturas. Por isso, determinam nossas formas de ser e agir no mundo. Influenciam, inclusive, de maneira decisiva, o desenvolvimento das capacidades e potencialidades de nossa humanidade. Dentre outras, e também por essa razão, os sistemas escolares, em um grande número de países, vêm implementando propostas de inclusão das mais recentes TIC produzidas pela indústria do setor de informática para formar professores e provocar mudanças nas práticas pedagógicas escolares. É nesse contexto que esta pesquisa acreditou na tese de que as TIC, quando articuladas a um programa de formação que se dá em interlocução com o trabalho docente e em parceria com a escola de educação básica, promovem impacto significativo para a formação e a atuação profissional. Para isso, produziu um estudo que teve como objetivo geral verificar de que maneira o uso das TIC nas práticas pedagógicas desenvolvidas no PIBID-EF da UFSJ influenciou a aquisição de saberes docentes para o exercício profissional. Para dar conta desse objetivo, produziu-se uma pesquisa qualitativa e optou-se pelo estudo de caso em que, numa primeira fase, oito ex-licenciandos bolsistas do PIBID-EF da UFSJ foram entrevistados, a fim de coletar dados sobre como, quando e por que as TIC foram utilizadas durante a participação no PIBID entre os anos de 2010 e 2013. E num segundo momento, observou-se, no primeiro semestre do ano de 2016, a prática de dois professores, ex-bolsistas do PIBID-EF, para colher dados de como atualmente as TIC são utilizadas na prática pedagógica na atuação profissional. Como resultados deste estudo, pode-se verificar que: as TIC foram incorporadas à arquitetura das práticas pedagógicas elaboradas pelos bolsistas durante a participação no PIBID e estiveram frequentemente presentes nas aulas dos professores observados em atuação profissional; evidencia-se o uso como recurso ou ferramenta didática, como objeto de estudo associado às discussões da Mídia-Educação e como linguagem para a produção de conteúdo; destaca-se, também, como resultado deste estudo, o papel das TIC na formação de professores, quando estas se revelaram importantes para potencializar a aquisição de saberes teórico-metodológicos, a fim de planejar, desenvolver e avaliar o trabalho docente no ensino da Educação Física escolar.This thesis assumes that technology is the result of the interaction between human capacity to perform tasks and the nature resources transformed for the survival and development of human beings. In this sense, technologies, from the most rudimentary to the most current and sophisticated ones, are constitutive elements of the organization of people's lives in different cultures and, therefore, determine our ways of being and acting in the world. They influence, in a decisive way, the development of capacities and potentialities of our humanity. Among other things, and for this reason, school systems in many countries have been implementing proposals to include the latest ICT produced by the computer industry to train teachers and bring about changes in school pedagogical practices. It is in this context, that this research believed in the question that ICT promote significant impact for the formation and the professional action, when articulated to a training program that takes place in interlocution with the teaching work and in partnership with the school of basic education. And for that, it produced a study whose general objective was to verify how the use of ICT in the pedagogical practices developed in the PIBID-EF at UFSJ influenced the acquisition of teacher knowledge for the professional exercise. To achieve this goal, a qualitative research was produced and a case study was chosen in which, in the first phase, eight former graduates of PIBID-EF from UFSJ were interviewed to collect data on how, when and why ICTs Were used during the participation in PIBID, between the years of 2010 and 2013. And secondly, in the first semester of 2016, the practice of two professors, ex-stockholders of PIBID-EF, was observed to collect data on how ICT was used in their pedagogical practice. As a result of this study, it can be verified that: ICT was incorporated into the architecture of the pedagogical practices elaborated by the scholars during the participation in the PIBID and were frequently present in the classes of the teachers observed in professional practice; It is evident the use of ICT as a resource or didactic tool, as object of study associated to the discussions of Media-Education and as language for the production of content. As a result of this study, the role of ICTs in teacher training is also highlighted, when these were shown to be important in order to promote the acquisition of theoretical and methodological knowledge to plan, develop and evaluate the teaching work in the teaching of Physical Education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Colpas, Ricardo Ducatti [UNESP]2017-06-07T20:15:13Z2017-06-07T20:15:13Z2017-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15086200088720633004137066P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-19T06:30:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150862Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:24:39.893535Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv PIBID e atuação profissional: as TIC na Educação Física escolar
PIBID and professional performance: ICT in school Physical Education
title PIBID e atuação profissional: as TIC na Educação Física escolar
spellingShingle PIBID e atuação profissional: as TIC na Educação Física escolar
Colpas, Ricardo Ducatti [UNESP]
PIBID
TIC
Educação Física escolar
Atuação profissional
Formação de professores
title_short PIBID e atuação profissional: as TIC na Educação Física escolar
title_full PIBID e atuação profissional: as TIC na Educação Física escolar
title_fullStr PIBID e atuação profissional: as TIC na Educação Física escolar
title_full_unstemmed PIBID e atuação profissional: as TIC na Educação Física escolar
title_sort PIBID e atuação profissional: as TIC na Educação Física escolar
author Colpas, Ricardo Ducatti [UNESP]
author_facet Colpas, Ricardo Ducatti [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Darido, Suraya Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Colpas, Ricardo Ducatti [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
TIC
Educação Física escolar
Atuação profissional
Formação de professores
topic PIBID
TIC
Educação Física escolar
Atuação profissional
Formação de professores
description Esta tese parte do princípio de que toda tecnologia é fruto da interação entre a capacidade humana em realizar trabalho e os recursos da natureza transformados para a sobrevivência e o desenvolvimento do gênero humano. Nesse sentido, as tecnologias, desde as mais rudimentares até as mais atuais e sofisticadas, são elementos constitutivos da organização da vida das pessoas em diferentes culturas. Por isso, determinam nossas formas de ser e agir no mundo. Influenciam, inclusive, de maneira decisiva, o desenvolvimento das capacidades e potencialidades de nossa humanidade. Dentre outras, e também por essa razão, os sistemas escolares, em um grande número de países, vêm implementando propostas de inclusão das mais recentes TIC produzidas pela indústria do setor de informática para formar professores e provocar mudanças nas práticas pedagógicas escolares. É nesse contexto que esta pesquisa acreditou na tese de que as TIC, quando articuladas a um programa de formação que se dá em interlocução com o trabalho docente e em parceria com a escola de educação básica, promovem impacto significativo para a formação e a atuação profissional. Para isso, produziu um estudo que teve como objetivo geral verificar de que maneira o uso das TIC nas práticas pedagógicas desenvolvidas no PIBID-EF da UFSJ influenciou a aquisição de saberes docentes para o exercício profissional. Para dar conta desse objetivo, produziu-se uma pesquisa qualitativa e optou-se pelo estudo de caso em que, numa primeira fase, oito ex-licenciandos bolsistas do PIBID-EF da UFSJ foram entrevistados, a fim de coletar dados sobre como, quando e por que as TIC foram utilizadas durante a participação no PIBID entre os anos de 2010 e 2013. E num segundo momento, observou-se, no primeiro semestre do ano de 2016, a prática de dois professores, ex-bolsistas do PIBID-EF, para colher dados de como atualmente as TIC são utilizadas na prática pedagógica na atuação profissional. Como resultados deste estudo, pode-se verificar que: as TIC foram incorporadas à arquitetura das práticas pedagógicas elaboradas pelos bolsistas durante a participação no PIBID e estiveram frequentemente presentes nas aulas dos professores observados em atuação profissional; evidencia-se o uso como recurso ou ferramenta didática, como objeto de estudo associado às discussões da Mídia-Educação e como linguagem para a produção de conteúdo; destaca-se, também, como resultado deste estudo, o papel das TIC na formação de professores, quando estas se revelaram importantes para potencializar a aquisição de saberes teórico-metodológicos, a fim de planejar, desenvolver e avaliar o trabalho docente no ensino da Educação Física escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-07T20:15:13Z
2017-06-07T20:15:13Z
2017-05-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150862
000887206
33004137066P5
url http://hdl.handle.net/11449/150862
identifier_str_mv 000887206
33004137066P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129517810614272