Ensaio sobre produtos educacionais da startup Digo: aspectos sobre o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Diogo Garcia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250601
Resumo: Esta pesquisa é apresentada em formato multipaper contendo três manuscritos que são apresentados em ordem cronológica para responder à pergunta: “Quais aspectos educacionais surgem ao se conferir Produtos e Processos educacionais de uma startup educacional sob o prisma do Conhecimento Tecnológico Pedagógico e Conteúdo (TPACK)?”. Os Produtos Educacionais apresentados foram idealizados pelo autor e desenvolvidos em sua startup, a Digo®. O primeiro manuscrito apresenta a idealização e prototipação de um Produto Educacional denominado Microdigo, que utiliza a computação física para o ensino de programação e tecnologia. No segundo manuscrito é apresentado um Produto Educacional de software que utiliza uma plataforma de ambiente virtual para colaborar na comunicação e no processo de ensino aprendizagem de forma remota. Por último, o terceiro manuscrito apresenta o Processo Educacional constituído por quatro produtos educacionais reunidos sob o tema de horta tecnológica sustentável. Dessa forma, o autor utiliza do gênero literário de ensaio para analisar cada um dos manuscritos sob a ótica do framework TPACK. Logo, pode-se concluir que os Produtos Educacionais, ao analisar os seus principais aspectos sob o prisma do TPACK, possuem grande potencial para contribuir no processo de ensino-aprendizagem, contudo, para que os recursos sejam efetivos consideram-se importantes quatro ações: desmistificar o termo “tecnologia”, definir uma agenda para as tecnologias, utilizar projetos temáticos para resolução de problemas reais e capacitar o corpo docente a utilizar os recursos tecnológicos.
id UNSP_95a3bc12ccc466bc900b0c83b8916b4f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250601
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensaio sobre produtos educacionais da startup Digo: aspectos sobre o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK)Essay on educational products from the startup Digo: aspects of technological pedagogical content knowledge (TPACK)Ensayo sobre productos educativos de la startup Digo: aspectos del conocimiento tecnológico pedagógico de contenidos (TPACK)Produto e processo educacionalConhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK)Computação físicaAmbiente virtual de aprendizagemEducational product and processTechnological Pedagogical Content Knowledge (TPACK)Physical computingEsta pesquisa é apresentada em formato multipaper contendo três manuscritos que são apresentados em ordem cronológica para responder à pergunta: “Quais aspectos educacionais surgem ao se conferir Produtos e Processos educacionais de uma startup educacional sob o prisma do Conhecimento Tecnológico Pedagógico e Conteúdo (TPACK)?”. Os Produtos Educacionais apresentados foram idealizados pelo autor e desenvolvidos em sua startup, a Digo®. O primeiro manuscrito apresenta a idealização e prototipação de um Produto Educacional denominado Microdigo, que utiliza a computação física para o ensino de programação e tecnologia. No segundo manuscrito é apresentado um Produto Educacional de software que utiliza uma plataforma de ambiente virtual para colaborar na comunicação e no processo de ensino aprendizagem de forma remota. Por último, o terceiro manuscrito apresenta o Processo Educacional constituído por quatro produtos educacionais reunidos sob o tema de horta tecnológica sustentável. Dessa forma, o autor utiliza do gênero literário de ensaio para analisar cada um dos manuscritos sob a ótica do framework TPACK. Logo, pode-se concluir que os Produtos Educacionais, ao analisar os seus principais aspectos sob o prisma do TPACK, possuem grande potencial para contribuir no processo de ensino-aprendizagem, contudo, para que os recursos sejam efetivos consideram-se importantes quatro ações: desmistificar o termo “tecnologia”, definir uma agenda para as tecnologias, utilizar projetos temáticos para resolução de problemas reais e capacitar o corpo docente a utilizar os recursos tecnológicos.This research is presented in a multipaper format containing three manuscripts that are presented in chronological order to address the question: "Which educational aspects emerge when examining educational products and processes of an educational startup through the lens of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK)?" The Educational Products presented were conceived by the author and developed in their startup, Digo®. The first manuscript presents the conception and prototyping of an Educational Product called Microdigo, which utilizes physical computing for teaching programming and technology. The second manuscript introduces an Educational Product based on software that utilizes a virtual environment platform to facilitate communication and remote teaching and learning processes. Lastly, the third manuscript outlines the Educational Process consisting of four educational products grouped under the theme of sustainable technological garden. In this manner, the author employs the literary genre of the essay to analyze each of the manuscripts from the perspective of the TPACK framework. Therefore, it can be concluded that upon examining the main aspects of the Educational Products through the TPACK lens, they possess significant potential to contribute to the teaching and learning process. However, for these resources to be effective, four actions are deemed important: demystifying the term "technology," establishing a technology agenda, utilizing thematic projects for solving real-world problems, and empowering the teaching staff to utilize technological resources.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Diogo Garcia2023-09-05T18:50:54Z2023-09-05T18:50:54Z2023-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25060133004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-22T06:19:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250601Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:27:45.476981Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensaio sobre produtos educacionais da startup Digo: aspectos sobre o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK)
Essay on educational products from the startup Digo: aspects of technological pedagogical content knowledge (TPACK)
Ensayo sobre productos educativos de la startup Digo: aspectos del conocimiento tecnológico pedagógico de contenidos (TPACK)
title Ensaio sobre produtos educacionais da startup Digo: aspectos sobre o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK)
spellingShingle Ensaio sobre produtos educacionais da startup Digo: aspectos sobre o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK)
Cunha, Diogo Garcia
Produto e processo educacional
Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK)
Computação física
Ambiente virtual de aprendizagem
Educational product and process
Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK)
Physical computing
title_short Ensaio sobre produtos educacionais da startup Digo: aspectos sobre o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK)
title_full Ensaio sobre produtos educacionais da startup Digo: aspectos sobre o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK)
title_fullStr Ensaio sobre produtos educacionais da startup Digo: aspectos sobre o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK)
title_full_unstemmed Ensaio sobre produtos educacionais da startup Digo: aspectos sobre o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK)
title_sort Ensaio sobre produtos educacionais da startup Digo: aspectos sobre o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK)
author Cunha, Diogo Garcia
author_facet Cunha, Diogo Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Diogo Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Produto e processo educacional
Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK)
Computação física
Ambiente virtual de aprendizagem
Educational product and process
Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK)
Physical computing
topic Produto e processo educacional
Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK)
Computação física
Ambiente virtual de aprendizagem
Educational product and process
Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK)
Physical computing
description Esta pesquisa é apresentada em formato multipaper contendo três manuscritos que são apresentados em ordem cronológica para responder à pergunta: “Quais aspectos educacionais surgem ao se conferir Produtos e Processos educacionais de uma startup educacional sob o prisma do Conhecimento Tecnológico Pedagógico e Conteúdo (TPACK)?”. Os Produtos Educacionais apresentados foram idealizados pelo autor e desenvolvidos em sua startup, a Digo®. O primeiro manuscrito apresenta a idealização e prototipação de um Produto Educacional denominado Microdigo, que utiliza a computação física para o ensino de programação e tecnologia. No segundo manuscrito é apresentado um Produto Educacional de software que utiliza uma plataforma de ambiente virtual para colaborar na comunicação e no processo de ensino aprendizagem de forma remota. Por último, o terceiro manuscrito apresenta o Processo Educacional constituído por quatro produtos educacionais reunidos sob o tema de horta tecnológica sustentável. Dessa forma, o autor utiliza do gênero literário de ensaio para analisar cada um dos manuscritos sob a ótica do framework TPACK. Logo, pode-se concluir que os Produtos Educacionais, ao analisar os seus principais aspectos sob o prisma do TPACK, possuem grande potencial para contribuir no processo de ensino-aprendizagem, contudo, para que os recursos sejam efetivos consideram-se importantes quatro ações: desmistificar o termo “tecnologia”, definir uma agenda para as tecnologias, utilizar projetos temáticos para resolução de problemas reais e capacitar o corpo docente a utilizar os recursos tecnológicos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-05T18:50:54Z
2023-09-05T18:50:54Z
2023-08-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250601
33004153078P4
url http://hdl.handle.net/11449/250601
identifier_str_mv 33004153078P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128935466106880