Uma abordagem teórica do impacto do consumo energético da propaganda virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vinícius de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238641
Resumo: A tecnologia mundial está em constante desenvolvimento, o mundo se torna cada vez mais próximo em termos de barreiras culturais e acesso a informação. Esse avanço traz diversas vantagens ambientais e sociais, como a diminuição de resíduos com a dominância atual de documentos virtuais, principalmente utilizados por empresas. Entretanto, nem todas as mudanças são totalmente positivas, nesse caso o consumo de energia torna-se o contraponto da era moderna. O presente estudo visou uma abordagem teórica dos impactos ambientais causados pelo excesso de propagandas virtuais, visto que o e-commerce e posts em mídias digitais estão cada vez mais fortes no mercado. Dessa forma, os websites ficam mais pesados e exigem maior processamento, causando assim um consumo maior de energia e emissão de gases de efeito estufa. O trabalho se baseou em dois estudos de caso que quantificam o custo energético de alguns websites franceses e brasileiros. A partir da análise dos casos, conclui-se que o uso de AdBlocks podem diminuir em média 37% do consumo de energia de um site, já que esse é o consumo originado apenas pelas propagandas virtuais. No que se diz respeito a quantificar impactos ambientais pelas atividades virtuais, ainda é difícil pela enorme complexidade da internet, o que se torna preocupante, visto que a tendência do consumo de energia por estas atividades é continuar aumentando. Logo, torna-se imprescindível a criação de parâmetros ambientais para controle deste ambiente.
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