A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/30823 |
Resumo: | A investigação examina como se articulam as relações entre o campo publicitário, as práticas de consumo e a escolha dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, por parte dos jovens de duas instituições de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de Porto Alegre, e a FACCAT, de Taquara. Para isso, utiliza como aporte teórico a abordagem sociocultural do consumo, de Nestor García Canclini (1991 e 1993), a partir de uma releitura, na qual foi incluída a produção teórica de Pierre Bourdieu (1992, 1994 e 1998b), através das noções de habitus, capital e campo, além de outros autores. Contemplando uma estratégia multimetodológica, o estudo desvelou os elementos responsáveis pela escolha dos jovens no ingresso da profissão, destacando as representações construídas via consumo midiático, o processo de juvenilização e as condições socioculturais a que estão sujeitos. |
id |
URGS_87efda0a541c301cfa2d7f754ec7b006 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/30823 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Goellner, Rene VilodreJacks, Nilda Aparecida2011-08-06T06:01:45Z2007http://hdl.handle.net/10183/30823000639259A investigação examina como se articulam as relações entre o campo publicitário, as práticas de consumo e a escolha dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, por parte dos jovens de duas instituições de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de Porto Alegre, e a FACCAT, de Taquara. Para isso, utiliza como aporte teórico a abordagem sociocultural do consumo, de Nestor García Canclini (1991 e 1993), a partir de uma releitura, na qual foi incluída a produção teórica de Pierre Bourdieu (1992, 1994 e 1998b), através das noções de habitus, capital e campo, além de outros autores. Contemplando uma estratégia multimetodológica, o estudo desvelou os elementos responsáveis pela escolha dos jovens no ingresso da profissão, destacando as representações construídas via consumo midiático, o processo de juvenilização e as condições socioculturais a que estão sujeitos.This study investigates how the relations among the advertising field, consumption practices, and the choosing of undergraduate courses in Advertising are articulated by the students of two schools in the state of Rio Grande do Sul – Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), in Porto Alegre, and FACCAT, in Taquara. To this end, the study uses as theoretical basis the sociocultural approach to consumption of Nestor García Canclini (1991, 1993), in a review that includes, among other authors, the theoretical contribution of Pierre Bourdieu (1992, 1994, 1998b) through the concepts of habitus, capital, and field. Addressing the theme through a multi-methodological strategy, the study revealed the elements which are responsible for the choices made by this young population when joining the profession, highlighting the representations built via media consumption, the juvelinization process and the sociocultural conditions to which they are subjected.application/pdfporConsumoJovensPublicidadePropagandaCommunicationAdvertisingYouthConsumptionA publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propagandainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000639259.pdf000639259.pdfTexto completoapplication/pdf7874843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30823/1/000639259.pdf8b82e6002d22bd89431fe9a2eddea0ceMD51TEXT000639259.pdf.txt000639259.pdf.txtExtracted Texttext/plain1273928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30823/2/000639259.pdf.txt3188a5483567b597c7362fa378102b01MD52THUMBNAIL000639259.pdf.jpg000639259.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30823/3/000639259.pdf.jpg5e564b1fed9d170693922a7d2aacc58bMD5310183/308232018-10-18 07:41:26.571oai:www.lume.ufrgs.br:10183/30823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:41:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda |
title |
A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda |
spellingShingle |
A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda Goellner, Rene Vilodre Consumo Jovens Publicidade Propaganda Communication Advertising Youth Consumption |
title_short |
A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda |
title_full |
A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda |
title_fullStr |
A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda |
title_full_unstemmed |
A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda |
title_sort |
A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda |
author |
Goellner, Rene Vilodre |
author_facet |
Goellner, Rene Vilodre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goellner, Rene Vilodre |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jacks, Nilda Aparecida |
contributor_str_mv |
Jacks, Nilda Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Jovens Publicidade Propaganda |
topic |
Consumo Jovens Publicidade Propaganda Communication Advertising Youth Consumption |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communication Advertising Youth Consumption |
description |
A investigação examina como se articulam as relações entre o campo publicitário, as práticas de consumo e a escolha dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, por parte dos jovens de duas instituições de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de Porto Alegre, e a FACCAT, de Taquara. Para isso, utiliza como aporte teórico a abordagem sociocultural do consumo, de Nestor García Canclini (1991 e 1993), a partir de uma releitura, na qual foi incluída a produção teórica de Pierre Bourdieu (1992, 1994 e 1998b), através das noções de habitus, capital e campo, além de outros autores. Contemplando uma estratégia multimetodológica, o estudo desvelou os elementos responsáveis pela escolha dos jovens no ingresso da profissão, destacando as representações construídas via consumo midiático, o processo de juvenilização e as condições socioculturais a que estão sujeitos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-08-06T06:01:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/30823 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000639259 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/30823 |
identifier_str_mv |
000639259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30823/1/000639259.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30823/2/000639259.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30823/3/000639259.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b82e6002d22bd89431fe9a2eddea0ce 3188a5483567b597c7362fa378102b01 5e564b1fed9d170693922a7d2aacc58b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085204876853248 |