Interação professor-aluno em aulas de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucchesi, Felipe Del Mando [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97514
Resumo: O presente trabalho consistiu em analisar interações professor-aluno em aulas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental e o concomitante processo segregativo e/ou de implicações que há por detrás das mesmas. A metodologia foi caracterizada pela observação naturalística com a utilização de filmagem, além de entrevista semi-estruturada realizada com professores utilizando uma abordagem quali-quantitativa em três instituições de ensino públicas localizadas no município de Bauru/SP, envolvendo 4 docentes, um para cada seriação. A docente de primeira série mostrou-se atento e mais rígido a ratificar uma padronização de condutas para suas aulas, desde início e saída de alunos, como também técnicas de obtenção de silêncio e especificação de conteúdos. O docente da segunda série optou por uma conduta menos rígida, privilegiando o lúdico, sem obrigatoriedade de participação e enaltecendo o diálogo. Na terceira série, a professora se destacou por alto índice de manifestações emocionais e âmbito afetivo, por último, a professora de quarta série privilegiou instruções claras e objetivas, além da constante avaliação positiva como feedback aos alunos. Com a presente pesquisa foi possível identificar ações exitosas e práticas diversificadas, inclusive coercitivas, passíveis de mudança por parte dos docentes em seus contextos de ensino.
id UNSP_9667d065a386ef1684e09ba89009a779
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97514
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Interação professor-aluno em aulas de educação física nas séries iniciais do ensino fundamentalProfessores e alunosInteração professor-alunoEducação física escolarSéries iniciaisInteraction teacher-studentPhysical education classesInitial gradeO presente trabalho consistiu em analisar interações professor-aluno em aulas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental e o concomitante processo segregativo e/ou de implicações que há por detrás das mesmas. A metodologia foi caracterizada pela observação naturalística com a utilização de filmagem, além de entrevista semi-estruturada realizada com professores utilizando uma abordagem quali-quantitativa em três instituições de ensino públicas localizadas no município de Bauru/SP, envolvendo 4 docentes, um para cada seriação. A docente de primeira série mostrou-se atento e mais rígido a ratificar uma padronização de condutas para suas aulas, desde início e saída de alunos, como também técnicas de obtenção de silêncio e especificação de conteúdos. O docente da segunda série optou por uma conduta menos rígida, privilegiando o lúdico, sem obrigatoriedade de participação e enaltecendo o diálogo. Na terceira série, a professora se destacou por alto índice de manifestações emocionais e âmbito afetivo, por último, a professora de quarta série privilegiou instruções claras e objetivas, além da constante avaliação positiva como feedback aos alunos. Com a presente pesquisa foi possível identificar ações exitosas e práticas diversificadas, inclusive coercitivas, passíveis de mudança por parte dos docentes em seus contextos de ensino.The present study purpose to analyse interaction between teacher and student, content and teaching methodology to the Physical Education classes where with initial grade teachers and concomitant segregative process and implications there are behind them. The methodology was characterized by naturalistic observation with use of camera, besides the semi-structured interview realized with teachers adopting a quali-quantitative research at tree public schools located in Bauru's city with 4 teachers, one for each grade. The teacher of first grade evidenced more attention and strict to ratify a standard of procedure to her classes, since beginning and exit of students, as well as technique to obtain silence and specification of content. Second grade's teacher opts to distinguished procedure featuring the pleasure of fun, without obligation to student's participation and exalting the dialogue. Third grade's teacher detached for elevated table of emotional's manifestations and affective ambit, and ending, fourth grade's teacher gave priority to objective instructions besides constant positive avaliation as feedback to the students. With the present it was effort identify successful actions and diverse practices, including coercitives, of possible changes by means of the teachers in theirs contexts of education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caramaschi, Sandro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lucchesi, Felipe Del Mando [UNESP]2014-06-11T19:29:01Z2014-06-11T19:29:01Z2010-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 f.application/pdfLUCCHESI, Felipe Del Mando. Interação professor-aluno em aulas de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental. 2010. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/97514000609408lucchesi_fm_me_bauru.pdf33004056085P04257800787252890Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-15T06:21:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97514Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:03:03.622210Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação professor-aluno em aulas de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental
title Interação professor-aluno em aulas de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Interação professor-aluno em aulas de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental
Lucchesi, Felipe Del Mando [UNESP]
Professores e alunos
Interação professor-aluno
Educação física escolar
Séries iniciais
Interaction teacher-student
Physical education classes
Initial grade
title_short Interação professor-aluno em aulas de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full Interação professor-aluno em aulas de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Interação professor-aluno em aulas de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Interação professor-aluno em aulas de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental
title_sort Interação professor-aluno em aulas de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental
author Lucchesi, Felipe Del Mando [UNESP]
author_facet Lucchesi, Felipe Del Mando [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caramaschi, Sandro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucchesi, Felipe Del Mando [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores e alunos
Interação professor-aluno
Educação física escolar
Séries iniciais
Interaction teacher-student
Physical education classes
Initial grade
topic Professores e alunos
Interação professor-aluno
Educação física escolar
Séries iniciais
Interaction teacher-student
Physical education classes
Initial grade
description O presente trabalho consistiu em analisar interações professor-aluno em aulas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental e o concomitante processo segregativo e/ou de implicações que há por detrás das mesmas. A metodologia foi caracterizada pela observação naturalística com a utilização de filmagem, além de entrevista semi-estruturada realizada com professores utilizando uma abordagem quali-quantitativa em três instituições de ensino públicas localizadas no município de Bauru/SP, envolvendo 4 docentes, um para cada seriação. A docente de primeira série mostrou-se atento e mais rígido a ratificar uma padronização de condutas para suas aulas, desde início e saída de alunos, como também técnicas de obtenção de silêncio e especificação de conteúdos. O docente da segunda série optou por uma conduta menos rígida, privilegiando o lúdico, sem obrigatoriedade de participação e enaltecendo o diálogo. Na terceira série, a professora se destacou por alto índice de manifestações emocionais e âmbito afetivo, por último, a professora de quarta série privilegiou instruções claras e objetivas, além da constante avaliação positiva como feedback aos alunos. Com a presente pesquisa foi possível identificar ações exitosas e práticas diversificadas, inclusive coercitivas, passíveis de mudança por parte dos docentes em seus contextos de ensino.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
2014-06-11T19:29:01Z
2014-06-11T19:29:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUCCHESI, Felipe Del Mando. Interação professor-aluno em aulas de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental. 2010. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/97514
000609408
lucchesi_fm_me_bauru.pdf
33004056085P0
4257800787252890
identifier_str_mv LUCCHESI, Felipe Del Mando. Interação professor-aluno em aulas de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental. 2010. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
000609408
lucchesi_fm_me_bauru.pdf
33004056085P0
4257800787252890
url http://hdl.handle.net/11449/97514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 156 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129485227163648