Mediação cultural: o jogo como experiência artístico-educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Löbel, Thelma Azevedo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194402
Resumo: Esta dissertação investiga e evidencia as convergências existentes entre jogo-arte-educação através de experiências e reflexões vindas do campo da Mediação Cultural. A partir do percurso profissional da pesquisadora e da compreensão da prática enquanto pesquisa e produção de conhecimento, a questão do jogo é apresentada como uma possibilidade de estratégia de mediação. Para isso são apresentados conceitos e reflexões com base em processos de formação da mediação cultural; problematizadas as relações entre arte e educação dentro desse contexto; levantadas ações educativas e/ou práticas artístico-educativas; entrevistados profissionais que evidenciam a presença das questões investigadas em seus trabalhos; apresentadas reflexões teóricas que abordam diferentes perspectivas sobre o jogo e que colaboram para reflexões sobre sua aproximação com a educação e a arte. Entre as referências teóricas estão presentes Rejane Coutinho, John Dewey, Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Miriam Celeste Martins e Valquíria Prates, entre outras no que se refere a arte, educação e mediação, como também Johan Huizinga, Roger Callois, Gilles Brougère, Friedrich Froebel, Friedrich Schiller, entre outras no que se refere ao conceito de jogo. A ideia de experiência de John Dewey perpassou especialmente todo o trabalho, tanto nas reflexões desta com os campos tratados, como também na compreensão do próprio processo de pesquisa, onde o constante agir e o ser afetado estão presentes. O trabalho coletivo realizado junto ao grupo Zebra5, é também uma referência central. Os artistas-educadores entrevistados: Alberto Tembo, Stella Ramos, Auber Bettinelli, Christiane Coutinho, Anderson Rei, Matheus Giavarotti, Guilherme Teixeira e Stela Barbieri são apresentados enquanto propositores de experiências. Estas podem ser sociais, estéticas, políticas, sensíveis, afetivas, corporais, cognitivas, críticas, espirituais entre outras. O jogo somado a potente relação entre arte e educação é considerado enquanto catalisador e organizador de vivências simbólicas e sociais com forte inclinação estética e formadora.
id UNSP_96d5976064d1076479e75947ede4d5e4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/194402
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Mediação cultural: o jogo como experiência artístico-educativaCultural mediation: game as an artistic education experienceJogo-arte-educaçãoMediação culturalFormação em artesArte e educaçãoExperiênciaArte - Estudo e ensinoJogos na educação artísticaGame-art-educationCultural mediationArt formationArt and educationExperienceEsta dissertação investiga e evidencia as convergências existentes entre jogo-arte-educação através de experiências e reflexões vindas do campo da Mediação Cultural. A partir do percurso profissional da pesquisadora e da compreensão da prática enquanto pesquisa e produção de conhecimento, a questão do jogo é apresentada como uma possibilidade de estratégia de mediação. Para isso são apresentados conceitos e reflexões com base em processos de formação da mediação cultural; problematizadas as relações entre arte e educação dentro desse contexto; levantadas ações educativas e/ou práticas artístico-educativas; entrevistados profissionais que evidenciam a presença das questões investigadas em seus trabalhos; apresentadas reflexões teóricas que abordam diferentes perspectivas sobre o jogo e que colaboram para reflexões sobre sua aproximação com a educação e a arte. Entre as referências teóricas estão presentes Rejane Coutinho, John Dewey, Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Miriam Celeste Martins e Valquíria Prates, entre outras no que se refere a arte, educação e mediação, como também Johan Huizinga, Roger Callois, Gilles Brougère, Friedrich Froebel, Friedrich Schiller, entre outras no que se refere ao conceito de jogo. A ideia de experiência de John Dewey perpassou especialmente todo o trabalho, tanto nas reflexões desta com os campos tratados, como também na compreensão do próprio processo de pesquisa, onde o constante agir e o ser afetado estão presentes. O trabalho coletivo realizado junto ao grupo Zebra5, é também uma referência central. Os artistas-educadores entrevistados: Alberto Tembo, Stella Ramos, Auber Bettinelli, Christiane Coutinho, Anderson Rei, Matheus Giavarotti, Guilherme Teixeira e Stela Barbieri são apresentados enquanto propositores de experiências. Estas podem ser sociais, estéticas, políticas, sensíveis, afetivas, corporais, cognitivas, críticas, espirituais entre outras. O jogo somado a potente relação entre arte e educação é considerado enquanto catalisador e organizador de vivências simbólicas e sociais com forte inclinação estética e formadora.This dissertation investigates the similarities and convergences between Game, Art and Education. The background area that supports this project's is the Cultural Mediation area. It's departure points are the researcher's professional experience and the understanding that practices can be takens as forms of research and production of knowledge. The Game issue is presented as a possible way to perform a mediation strategy. In order to fundament that, concepts and thoughts are taken from formative processes on Cultural Mediation. The relations between Art and Education are problematized in this context. Educational actions and artistic-educational practices are listed. Interviewed professionals give their impressions about the questions that are investigated. Theorical ideas that have different perspectives about Game are presented, helping the development of reflections about it's relations with Education and Arts. This Dissertation's main theorical references are Rejane Coutinho, John Dewey, Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Miriam Celeste Martins e Valquíria Prates, and others in the Art, Education and Mediation areas, such as Johan Huizinga, Roger Callois, Gilles Brougère, Friedrich Froebel, Friedrich Schiller. Other references are also used, coming from the Game's investigation field. The John Dewey's concept of Experience has permeated the whole work. This happened specially on the reflections about the observed field and also regarding the research process, where the individuals act and are afected. The colective work done in the Zebra5 group is also a central reference here. The interviewed artist-educators are Alberto Duvivier, Stella Ramos, Auber Bettinelli Christiane Coutinho, Anderson Rei, Matheus Giavarotti, Guilherme Teixeira and Stela Barbieri. They are presented as experience proposers. Such experiences could be social, aesthetical, political, sensitive, afective, corporal, cognitive, critical, spiritual, among other possibilities. Game, together with the potent relation between Art and Education, is considered as a catalyst and as an organizing phenomenon to the simbolic and social experiences, having strong aesthetical and formative inclinations.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Löbel, Thelma Azevedo2020-11-25T15:35:24Z2020-11-25T15:35:24Z2020-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19440233004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:12:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194402Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação cultural: o jogo como experiência artístico-educativa
Cultural mediation: game as an artistic education experience
title Mediação cultural: o jogo como experiência artístico-educativa
spellingShingle Mediação cultural: o jogo como experiência artístico-educativa
Löbel, Thelma Azevedo
Jogo-arte-educação
Mediação cultural
Formação em artes
Arte e educação
Experiência
Arte - Estudo e ensino
Jogos na educação artística
Game-art-education
Cultural mediation
Art formation
Art and education
Experience
title_short Mediação cultural: o jogo como experiência artístico-educativa
title_full Mediação cultural: o jogo como experiência artístico-educativa
title_fullStr Mediação cultural: o jogo como experiência artístico-educativa
title_full_unstemmed Mediação cultural: o jogo como experiência artístico-educativa
title_sort Mediação cultural: o jogo como experiência artístico-educativa
author Löbel, Thelma Azevedo
author_facet Löbel, Thelma Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Löbel, Thelma Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo-arte-educação
Mediação cultural
Formação em artes
Arte e educação
Experiência
Arte - Estudo e ensino
Jogos na educação artística
Game-art-education
Cultural mediation
Art formation
Art and education
Experience
topic Jogo-arte-educação
Mediação cultural
Formação em artes
Arte e educação
Experiência
Arte - Estudo e ensino
Jogos na educação artística
Game-art-education
Cultural mediation
Art formation
Art and education
Experience
description Esta dissertação investiga e evidencia as convergências existentes entre jogo-arte-educação através de experiências e reflexões vindas do campo da Mediação Cultural. A partir do percurso profissional da pesquisadora e da compreensão da prática enquanto pesquisa e produção de conhecimento, a questão do jogo é apresentada como uma possibilidade de estratégia de mediação. Para isso são apresentados conceitos e reflexões com base em processos de formação da mediação cultural; problematizadas as relações entre arte e educação dentro desse contexto; levantadas ações educativas e/ou práticas artístico-educativas; entrevistados profissionais que evidenciam a presença das questões investigadas em seus trabalhos; apresentadas reflexões teóricas que abordam diferentes perspectivas sobre o jogo e que colaboram para reflexões sobre sua aproximação com a educação e a arte. Entre as referências teóricas estão presentes Rejane Coutinho, John Dewey, Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Miriam Celeste Martins e Valquíria Prates, entre outras no que se refere a arte, educação e mediação, como também Johan Huizinga, Roger Callois, Gilles Brougère, Friedrich Froebel, Friedrich Schiller, entre outras no que se refere ao conceito de jogo. A ideia de experiência de John Dewey perpassou especialmente todo o trabalho, tanto nas reflexões desta com os campos tratados, como também na compreensão do próprio processo de pesquisa, onde o constante agir e o ser afetado estão presentes. O trabalho coletivo realizado junto ao grupo Zebra5, é também uma referência central. Os artistas-educadores entrevistados: Alberto Tembo, Stella Ramos, Auber Bettinelli, Christiane Coutinho, Anderson Rei, Matheus Giavarotti, Guilherme Teixeira e Stela Barbieri são apresentados enquanto propositores de experiências. Estas podem ser sociais, estéticas, políticas, sensíveis, afetivas, corporais, cognitivas, críticas, espirituais entre outras. O jogo somado a potente relação entre arte e educação é considerado enquanto catalisador e organizador de vivências simbólicas e sociais com forte inclinação estética e formadora.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25T15:35:24Z
2020-11-25T15:35:24Z
2020-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/194402
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/194402
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546392594939904