Mediação cultural: o jogo como experiência artístico-educativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/194402 |
Resumo: | Esta dissertação investiga e evidencia as convergências existentes entre jogo-arte-educação através de experiências e reflexões vindas do campo da Mediação Cultural. A partir do percurso profissional da pesquisadora e da compreensão da prática enquanto pesquisa e produção de conhecimento, a questão do jogo é apresentada como uma possibilidade de estratégia de mediação. Para isso são apresentados conceitos e reflexões com base em processos de formação da mediação cultural; problematizadas as relações entre arte e educação dentro desse contexto; levantadas ações educativas e/ou práticas artístico-educativas; entrevistados profissionais que evidenciam a presença das questões investigadas em seus trabalhos; apresentadas reflexões teóricas que abordam diferentes perspectivas sobre o jogo e que colaboram para reflexões sobre sua aproximação com a educação e a arte. Entre as referências teóricas estão presentes Rejane Coutinho, John Dewey, Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Miriam Celeste Martins e Valquíria Prates, entre outras no que se refere a arte, educação e mediação, como também Johan Huizinga, Roger Callois, Gilles Brougère, Friedrich Froebel, Friedrich Schiller, entre outras no que se refere ao conceito de jogo. A ideia de experiência de John Dewey perpassou especialmente todo o trabalho, tanto nas reflexões desta com os campos tratados, como também na compreensão do próprio processo de pesquisa, onde o constante agir e o ser afetado estão presentes. O trabalho coletivo realizado junto ao grupo Zebra5, é também uma referência central. Os artistas-educadores entrevistados: Alberto Tembo, Stella Ramos, Auber Bettinelli, Christiane Coutinho, Anderson Rei, Matheus Giavarotti, Guilherme Teixeira e Stela Barbieri são apresentados enquanto propositores de experiências. Estas podem ser sociais, estéticas, políticas, sensíveis, afetivas, corporais, cognitivas, críticas, espirituais entre outras. O jogo somado a potente relação entre arte e educação é considerado enquanto catalisador e organizador de vivências simbólicas e sociais com forte inclinação estética e formadora. |
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Mediação cultural: o jogo como experiência artístico-educativaCultural mediation: game as an artistic education experienceJogo-arte-educaçãoMediação culturalFormação em artesArte e educaçãoExperiênciaArte - Estudo e ensinoJogos na educação artísticaGame-art-educationCultural mediationArt formationArt and educationExperienceEsta dissertação investiga e evidencia as convergências existentes entre jogo-arte-educação através de experiências e reflexões vindas do campo da Mediação Cultural. A partir do percurso profissional da pesquisadora e da compreensão da prática enquanto pesquisa e produção de conhecimento, a questão do jogo é apresentada como uma possibilidade de estratégia de mediação. Para isso são apresentados conceitos e reflexões com base em processos de formação da mediação cultural; problematizadas as relações entre arte e educação dentro desse contexto; levantadas ações educativas e/ou práticas artístico-educativas; entrevistados profissionais que evidenciam a presença das questões investigadas em seus trabalhos; apresentadas reflexões teóricas que abordam diferentes perspectivas sobre o jogo e que colaboram para reflexões sobre sua aproximação com a educação e a arte. Entre as referências teóricas estão presentes Rejane Coutinho, John Dewey, Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Miriam Celeste Martins e Valquíria Prates, entre outras no que se refere a arte, educação e mediação, como também Johan Huizinga, Roger Callois, Gilles Brougère, Friedrich Froebel, Friedrich Schiller, entre outras no que se refere ao conceito de jogo. A ideia de experiência de John Dewey perpassou especialmente todo o trabalho, tanto nas reflexões desta com os campos tratados, como também na compreensão do próprio processo de pesquisa, onde o constante agir e o ser afetado estão presentes. O trabalho coletivo realizado junto ao grupo Zebra5, é também uma referência central. Os artistas-educadores entrevistados: Alberto Tembo, Stella Ramos, Auber Bettinelli, Christiane Coutinho, Anderson Rei, Matheus Giavarotti, Guilherme Teixeira e Stela Barbieri são apresentados enquanto propositores de experiências. Estas podem ser sociais, estéticas, políticas, sensíveis, afetivas, corporais, cognitivas, críticas, espirituais entre outras. O jogo somado a potente relação entre arte e educação é considerado enquanto catalisador e organizador de vivências simbólicas e sociais com forte inclinação estética e formadora.This dissertation investigates the similarities and convergences between Game, Art and Education. The background area that supports this project's is the Cultural Mediation area. It's departure points are the researcher's professional experience and the understanding that practices can be takens as forms of research and production of knowledge. The Game issue is presented as a possible way to perform a mediation strategy. In order to fundament that, concepts and thoughts are taken from formative processes on Cultural Mediation. The relations between Art and Education are problematized in this context. Educational actions and artistic-educational practices are listed. Interviewed professionals give their impressions about the questions that are investigated. Theorical ideas that have different perspectives about Game are presented, helping the development of reflections about it's relations with Education and Arts. This Dissertation's main theorical references are Rejane Coutinho, John Dewey, Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Miriam Celeste Martins e Valquíria Prates, and others in the Art, Education and Mediation areas, such as Johan Huizinga, Roger Callois, Gilles Brougère, Friedrich Froebel, Friedrich Schiller. Other references are also used, coming from the Game's investigation field. The John Dewey's concept of Experience has permeated the whole work. This happened specially on the reflections about the observed field and also regarding the research process, where the individuals act and are afected. The colective work done in the Zebra5 group is also a central reference here. The interviewed artist-educators are Alberto Duvivier, Stella Ramos, Auber Bettinelli Christiane Coutinho, Anderson Rei, Matheus Giavarotti, Guilherme Teixeira and Stela Barbieri. They are presented as experience proposers. Such experiences could be social, aesthetical, political, sensitive, afective, corporal, cognitive, critical, spiritual, among other possibilities. Game, together with the potent relation between Art and Education, is considered as a catalyst and as an organizing phenomenon to the simbolic and social experiences, having strong aesthetical and formative inclinations.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Löbel, Thelma Azevedo2020-11-25T15:35:24Z2020-11-25T15:35:24Z2020-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19440233004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:12:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194402Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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