Programa de atendimento psipedagógico a alunos com necessidades educacionais especiais na área física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Lúcia Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude44.htm
http://hdl.handle.net/11449/148228
Resumo: Este projeto de extensão faz parte das atividades do estágio curricular realizado na disciplina Prática de Ensino, do Curso de Pedagogia, Habilitação em Educação Especial, área Deficiência Física, no Centro de Estudos da Educação e da Saúde (CEES) da UNESP. Seu objetivo é oferecer um programa pedagógico de atendimento às necessidades educacionais apresentadas pela clientela, que compreende, atualmente, um grupo de alunos, composto de 11 crianças e/ou adolescentes com comprometimentos físicos ou deficiências múltiplas (deficiência física associada a uma outra deficiência em outra área, podendo ser mental, visual ou auditiva), que necessitam de uma intervenção pedagógica especializada. Os atendimentos são realizados pelos alunos estagiários sob orientação direta da supervisora de estágio, sendo realizados em duas turmas, uma no período vespertino e outra no matutino. A clientela recebe dois tipos de atendimento, um voltado para as necessidades educacionais especiais apresentadas por cada aluno, chamando atendimento pedagógico individualizado, e o outro que tem como objetivo favorecer e promover o desenvolvimento de padrões de interação sócio-afetiva entre os alunos, a partir de uma proposta de atendimento grupal. As atividades estendem-se durante o ano todo, exceto no período de férias dos estagiários. Atualmente, os atendimentos são semanais com duração de aproximadamente 03 horas, respectivamente dividas nas duas modalidades de atendimentos apresentadas acima. O programa de atendimento educacional está embasado no referencial teórico do sócio-interacionismo e é desenvolvido individualmente. Para cada aluno é realizada uma proposta de avaliação e intervenção psicopedagógica, que está direcionada para o trabalho das dificuldades pedagógicas apresentadas por cada aluno, a partir da identificação de suas potencialidades. A proposta de atendimento também abrange também visitas à escola, no caso dos alunos que freqüentam alguma modalidade educacional e visitas domiciliares. O programa ainda realiza orientações aos pais sobre como acompanhar o processo educacional dos seus filhos, além de realizar encaminhamentos a serviços presentes na comunidade, quando necessários. Como resultados da implementação desta proposta pode-se destacar: a integração de alunos com necessidades educacionais especiais freqüentando o ensino regular; possibilidade de atendimento educacional a uma parcela da população que não recebe nenhum tipo de atendimento na área, por serem considerados inelegíveis para inserção em escolas ou instituições educacionais; melhoria nas atividades de vida diária e no relacionamento interpessoal; desenvolvimento na aquisição de conhecimentos e das habilidades motoras.
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