Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Silvio Luis Agostinho dos [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/148953
Resumo: Na presente dissertação, descrevemos uma metodologia de ensino de Física que vem sendo implementada no Ensino Médio na ETEC Profº Eudécio Luiz Vicente localizada na cidade de Adamantina, SP. A proposta valoriza a compreensão da ciência como produção humana e fundamenta o processo ensino de uma aprendizagem significativa de Ausubel e na atividade experimental, de modo a articular o conhecimento formal da Física com os saberes do aluno. Em comparação com o chamado ensino tradicional, o que se propõe é um ensino mais atraente para os alunos, com ênfase na compreensão dos conceitos físicos e na relação destes com acontecimentos e fatos do dia a dia. Neste trabalho é apresentada uma proposta de inserção de experimentos de baixo custo e fácil acesso, no ensino de Física. Durante sua execução os alunos perceberam que os experimentos, aliados à analogia dos acontecimentos cotidianos, permitem a facilitação da construção do conhecimento. Foram realizados experimentos de Física, em que o aprendiz pudesse alcançar a compreensão das Leis que regem: a Mecânica, na Óptica, na Termologia, na Eletricidade, Magnetismo e no Eletromagnetismo. No final foi feito a montagem de 03 Kits de Experimentos, 01 Kit para cada série do Ensino Médio. Foi construído, também, um site do qual traz várias informações pertinentes ao desenvolvimento do projeto. O envolvimento dos alunos foi, inicialmente, empolgante para a realização dos experimentos e o rendimento escolar e a satisfação dos alunos foi maior.
id UNSP_97b2a63623961257dd09b4f7b7d0bfbb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148953
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acessoInteractive physical education using low cost and easy access materialsAprendizagem significativaSite do projeto de experimentosFeira Científica de FísicaKit de experimentosNa presente dissertação, descrevemos uma metodologia de ensino de Física que vem sendo implementada no Ensino Médio na ETEC Profº Eudécio Luiz Vicente localizada na cidade de Adamantina, SP. A proposta valoriza a compreensão da ciência como produção humana e fundamenta o processo ensino de uma aprendizagem significativa de Ausubel e na atividade experimental, de modo a articular o conhecimento formal da Física com os saberes do aluno. Em comparação com o chamado ensino tradicional, o que se propõe é um ensino mais atraente para os alunos, com ênfase na compreensão dos conceitos físicos e na relação destes com acontecimentos e fatos do dia a dia. Neste trabalho é apresentada uma proposta de inserção de experimentos de baixo custo e fácil acesso, no ensino de Física. Durante sua execução os alunos perceberam que os experimentos, aliados à analogia dos acontecimentos cotidianos, permitem a facilitação da construção do conhecimento. Foram realizados experimentos de Física, em que o aprendiz pudesse alcançar a compreensão das Leis que regem: a Mecânica, na Óptica, na Termologia, na Eletricidade, Magnetismo e no Eletromagnetismo. No final foi feito a montagem de 03 Kits de Experimentos, 01 Kit para cada série do Ensino Médio. Foi construído, também, um site do qual traz várias informações pertinentes ao desenvolvimento do projeto. O envolvimento dos alunos foi, inicialmente, empolgante para a realização dos experimentos e o rendimento escolar e a satisfação dos alunos foi maior.In the present work, we describe a Physics teaching methodology that has been implemented in high school in ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente located in Adamantina, SP. The proposal values the understanding of science as a human production and founded the teaching process of meaningful learning of Ausubel and experimental activity, in order to articulate the formal knowledge of physics with the student's knowledge. Compared to the so-called traditional teaching, what is proposed is a more attractive school for students with an emphasis on understanding of physical concepts and their relationship with events and facts of everyday life. This paper presents a low-cost experiments insertion proposal and easy access, the teaching of physics. During its execution the students realized that the experiments together with the analogy of everyday events, allows the facilitation of knowledge building. We conducted physics experiments, in which the apprentice reached the understanding of the laws governing: Mechanical, in optics, in Thermology in Electricity, Magnetism and electromagnetism. At the end we were made to mount 03 Experiment Kits, 01 Kit for each high school grade. It was built also a site which brings various information relevant to the development of the project. The involvement of students was initially exciting for the experiments and school performance and student satisfaction was higher.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albas, Agda Eunice de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Silvio Luis Agostinho dos [UNESP]2017-03-10T15:02:10Z2017-03-10T15:02:10Z2017-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14895300088165433283010001P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:19:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148953Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:20:35.142521Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso
Interactive physical education using low cost and easy access materials
title Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso
spellingShingle Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso
Santos, Silvio Luis Agostinho dos [UNESP]
Aprendizagem significativa
Site do projeto de experimentos
Feira Científica de Física
Kit de experimentos
title_short Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso
title_full Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso
title_fullStr Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso
title_full_unstemmed Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso
title_sort Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso
author Santos, Silvio Luis Agostinho dos [UNESP]
author_facet Santos, Silvio Luis Agostinho dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albas, Agda Eunice de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Silvio Luis Agostinho dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Site do projeto de experimentos
Feira Científica de Física
Kit de experimentos
topic Aprendizagem significativa
Site do projeto de experimentos
Feira Científica de Física
Kit de experimentos
description Na presente dissertação, descrevemos uma metodologia de ensino de Física que vem sendo implementada no Ensino Médio na ETEC Profº Eudécio Luiz Vicente localizada na cidade de Adamantina, SP. A proposta valoriza a compreensão da ciência como produção humana e fundamenta o processo ensino de uma aprendizagem significativa de Ausubel e na atividade experimental, de modo a articular o conhecimento formal da Física com os saberes do aluno. Em comparação com o chamado ensino tradicional, o que se propõe é um ensino mais atraente para os alunos, com ênfase na compreensão dos conceitos físicos e na relação destes com acontecimentos e fatos do dia a dia. Neste trabalho é apresentada uma proposta de inserção de experimentos de baixo custo e fácil acesso, no ensino de Física. Durante sua execução os alunos perceberam que os experimentos, aliados à analogia dos acontecimentos cotidianos, permitem a facilitação da construção do conhecimento. Foram realizados experimentos de Física, em que o aprendiz pudesse alcançar a compreensão das Leis que regem: a Mecânica, na Óptica, na Termologia, na Eletricidade, Magnetismo e no Eletromagnetismo. No final foi feito a montagem de 03 Kits de Experimentos, 01 Kit para cada série do Ensino Médio. Foi construído, também, um site do qual traz várias informações pertinentes ao desenvolvimento do projeto. O envolvimento dos alunos foi, inicialmente, empolgante para a realização dos experimentos e o rendimento escolar e a satisfação dos alunos foi maior.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-10T15:02:10Z
2017-03-10T15:02:10Z
2017-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/148953
000881654
33283010001P5
url http://hdl.handle.net/11449/148953
identifier_str_mv 000881654
33283010001P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128921912213504