Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/148953 |
Resumo: | Na presente dissertação, descrevemos uma metodologia de ensino de Física que vem sendo implementada no Ensino Médio na ETEC Profº Eudécio Luiz Vicente localizada na cidade de Adamantina, SP. A proposta valoriza a compreensão da ciência como produção humana e fundamenta o processo ensino de uma aprendizagem significativa de Ausubel e na atividade experimental, de modo a articular o conhecimento formal da Física com os saberes do aluno. Em comparação com o chamado ensino tradicional, o que se propõe é um ensino mais atraente para os alunos, com ênfase na compreensão dos conceitos físicos e na relação destes com acontecimentos e fatos do dia a dia. Neste trabalho é apresentada uma proposta de inserção de experimentos de baixo custo e fácil acesso, no ensino de Física. Durante sua execução os alunos perceberam que os experimentos, aliados à analogia dos acontecimentos cotidianos, permitem a facilitação da construção do conhecimento. Foram realizados experimentos de Física, em que o aprendiz pudesse alcançar a compreensão das Leis que regem: a Mecânica, na Óptica, na Termologia, na Eletricidade, Magnetismo e no Eletromagnetismo. No final foi feito a montagem de 03 Kits de Experimentos, 01 Kit para cada série do Ensino Médio. Foi construído, também, um site do qual traz várias informações pertinentes ao desenvolvimento do projeto. O envolvimento dos alunos foi, inicialmente, empolgante para a realização dos experimentos e o rendimento escolar e a satisfação dos alunos foi maior. |
id |
UNSP_97b2a63623961257dd09b4f7b7d0bfbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148953 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acessoInteractive physical education using low cost and easy access materialsAprendizagem significativaSite do projeto de experimentosFeira Científica de FísicaKit de experimentosNa presente dissertação, descrevemos uma metodologia de ensino de Física que vem sendo implementada no Ensino Médio na ETEC Profº Eudécio Luiz Vicente localizada na cidade de Adamantina, SP. A proposta valoriza a compreensão da ciência como produção humana e fundamenta o processo ensino de uma aprendizagem significativa de Ausubel e na atividade experimental, de modo a articular o conhecimento formal da Física com os saberes do aluno. Em comparação com o chamado ensino tradicional, o que se propõe é um ensino mais atraente para os alunos, com ênfase na compreensão dos conceitos físicos e na relação destes com acontecimentos e fatos do dia a dia. Neste trabalho é apresentada uma proposta de inserção de experimentos de baixo custo e fácil acesso, no ensino de Física. Durante sua execução os alunos perceberam que os experimentos, aliados à analogia dos acontecimentos cotidianos, permitem a facilitação da construção do conhecimento. Foram realizados experimentos de Física, em que o aprendiz pudesse alcançar a compreensão das Leis que regem: a Mecânica, na Óptica, na Termologia, na Eletricidade, Magnetismo e no Eletromagnetismo. No final foi feito a montagem de 03 Kits de Experimentos, 01 Kit para cada série do Ensino Médio. Foi construído, também, um site do qual traz várias informações pertinentes ao desenvolvimento do projeto. O envolvimento dos alunos foi, inicialmente, empolgante para a realização dos experimentos e o rendimento escolar e a satisfação dos alunos foi maior.In the present work, we describe a Physics teaching methodology that has been implemented in high school in ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente located in Adamantina, SP. The proposal values the understanding of science as a human production and founded the teaching process of meaningful learning of Ausubel and experimental activity, in order to articulate the formal knowledge of physics with the student's knowledge. Compared to the so-called traditional teaching, what is proposed is a more attractive school for students with an emphasis on understanding of physical concepts and their relationship with events and facts of everyday life. This paper presents a low-cost experiments insertion proposal and easy access, the teaching of physics. During its execution the students realized that the experiments together with the analogy of everyday events, allows the facilitation of knowledge building. We conducted physics experiments, in which the apprentice reached the understanding of the laws governing: Mechanical, in optics, in Thermology in Electricity, Magnetism and electromagnetism. At the end we were made to mount 03 Experiment Kits, 01 Kit for each high school grade. It was built also a site which brings various information relevant to the development of the project. The involvement of students was initially exciting for the experiments and school performance and student satisfaction was higher.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albas, Agda Eunice de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Silvio Luis Agostinho dos [UNESP]2017-03-10T15:02:10Z2017-03-10T15:02:10Z2017-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14895300088165433283010001P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:19:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148953Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:20:35.142521Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso Interactive physical education using low cost and easy access materials |
title |
Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso |
spellingShingle |
Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso Santos, Silvio Luis Agostinho dos [UNESP] Aprendizagem significativa Site do projeto de experimentos Feira Científica de Física Kit de experimentos |
title_short |
Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso |
title_full |
Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso |
title_fullStr |
Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso |
title_full_unstemmed |
Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso |
title_sort |
Ensino interativo de física utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso |
author |
Santos, Silvio Luis Agostinho dos [UNESP] |
author_facet |
Santos, Silvio Luis Agostinho dos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Albas, Agda Eunice de Souza [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Silvio Luis Agostinho dos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa Site do projeto de experimentos Feira Científica de Física Kit de experimentos |
topic |
Aprendizagem significativa Site do projeto de experimentos Feira Científica de Física Kit de experimentos |
description |
Na presente dissertação, descrevemos uma metodologia de ensino de Física que vem sendo implementada no Ensino Médio na ETEC Profº Eudécio Luiz Vicente localizada na cidade de Adamantina, SP. A proposta valoriza a compreensão da ciência como produção humana e fundamenta o processo ensino de uma aprendizagem significativa de Ausubel e na atividade experimental, de modo a articular o conhecimento formal da Física com os saberes do aluno. Em comparação com o chamado ensino tradicional, o que se propõe é um ensino mais atraente para os alunos, com ênfase na compreensão dos conceitos físicos e na relação destes com acontecimentos e fatos do dia a dia. Neste trabalho é apresentada uma proposta de inserção de experimentos de baixo custo e fácil acesso, no ensino de Física. Durante sua execução os alunos perceberam que os experimentos, aliados à analogia dos acontecimentos cotidianos, permitem a facilitação da construção do conhecimento. Foram realizados experimentos de Física, em que o aprendiz pudesse alcançar a compreensão das Leis que regem: a Mecânica, na Óptica, na Termologia, na Eletricidade, Magnetismo e no Eletromagnetismo. No final foi feito a montagem de 03 Kits de Experimentos, 01 Kit para cada série do Ensino Médio. Foi construído, também, um site do qual traz várias informações pertinentes ao desenvolvimento do projeto. O envolvimento dos alunos foi, inicialmente, empolgante para a realização dos experimentos e o rendimento escolar e a satisfação dos alunos foi maior. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-10T15:02:10Z 2017-03-10T15:02:10Z 2017-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/148953 000881654 33283010001P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/148953 |
identifier_str_mv |
000881654 33283010001P5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128921912213504 |