Licenciandos de Educação Física no contexto do Estágio Curricular Supervisionado: um estudo sobre indicadores de acolhimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Diane Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202205
Resumo: Nos cursos de formação docente, o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é uma importante etapa curricular obrigatória. Com o objetivo de favorecer a iniciação a docência, o graduando tem oportunidade de antecipar aspectos fundamentais do futuro ambiente profissional, aproximando-se de situações institucionais e práticas pedagógicas inerentes a profissão docente. A antecipação desse momento e a relação dialética reflexiva no ambiente escolar favorecerão o estagiário à construção do ser docente e de sua práxis pedagógica. Dentre várias situações problemas ainda presentes na realidade do estágio, uma delas é o acolhimento do estagiário na escola. O acolhimento é caracterizado pelo momento em que o estagiário se apresenta e como é orientado ao longo do período de estágio na escola. O objetivo desta pesquisa é caracterizar os modelos de acolhimento de estágio realizados pelos Professores Supervisores (PS) envolvidos no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado. A pesquisa recorreu ao método qualitativo, por meio de estudo de casos, a partir de uma perspectiva de modelo analítico descritivo. Os sujeitos da pesquisa foram duas duplas compostas, cada uma, de um Professor Supervisor de Educação Física da rede básica de ensino e de um estagiário de Educação Física. Os dados coletados pelos instrumentos de Observação (Notas de Campo), Entrevistas Semi-Estruturadas e Documento do Relatório Final do estagiário (oral e escrito) foram submetidos a uma análise interpretativa por meio da técnica de Análise de Conteúdo e explorados com o suporte de diferentes categorias. Os resultados dessa investigação revelam que os professores supervisores desenvolveram diferentes modelos de receptividade aos seus estagiários: na Escola A, o modelo foi de Recepção. O Professor Supervisor autorizou o início do estágio, porém sem o devido acolhimento e orientação necessários a estagiária e a percepção de ambos sobre o estágio vivenciado foi bem distinta; na Escola B, o modelo foi Acolhimento Formativo. O Professor supervisionou o estágio considerando as demandas do estagiário e o integrando as atividades laborais pedagógicas, com orientação e reflexão sobre a prática docente e a percepção de ambos sobre o estágio vivenciado foi bem similar. Os professores supervisores pesquisados concebem que o período de estágio supervisionado é importante para formação profissional do estagiário e que exercem papel valioso nesse processo, porém não tiveram qualquer formação para supervisionar um estagiário e, ainda, apresentaram não saber exatamente “o que fazer” e “como fazer” uma orientação de estágio.
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Dentre várias situações problemas ainda presentes na realidade do estágio, uma delas é o acolhimento do estagiário na escola. O acolhimento é caracterizado pelo momento em que o estagiário se apresenta e como é orientado ao longo do período de estágio na escola. O objetivo desta pesquisa é caracterizar os modelos de acolhimento de estágio realizados pelos Professores Supervisores (PS) envolvidos no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado. A pesquisa recorreu ao método qualitativo, por meio de estudo de casos, a partir de uma perspectiva de modelo analítico descritivo. Os sujeitos da pesquisa foram duas duplas compostas, cada uma, de um Professor Supervisor de Educação Física da rede básica de ensino e de um estagiário de Educação Física. Os dados coletados pelos instrumentos de Observação (Notas de Campo), Entrevistas Semi-Estruturadas e Documento do Relatório Final do estagiário (oral e escrito) foram submetidos a uma análise interpretativa por meio da técnica de Análise de Conteúdo e explorados com o suporte de diferentes categorias. Os resultados dessa investigação revelam que os professores supervisores desenvolveram diferentes modelos de receptividade aos seus estagiários: na Escola A, o modelo foi de Recepção. O Professor Supervisor autorizou o início do estágio, porém sem o devido acolhimento e orientação necessários a estagiária e a percepção de ambos sobre o estágio vivenciado foi bem distinta; na Escola B, o modelo foi Acolhimento Formativo. O Professor supervisionou o estágio considerando as demandas do estagiário e o integrando as atividades laborais pedagógicas, com orientação e reflexão sobre a prática docente e a percepção de ambos sobre o estágio vivenciado foi bem similar. Os professores supervisores pesquisados concebem que o período de estágio supervisionado é importante para formação profissional do estagiário e que exercem papel valioso nesse processo, porém não tiveram qualquer formação para supervisionar um estagiário e, ainda, apresentaram não saber exatamente “o que fazer” e “como fazer” uma orientação de estágio.In teacher training courses, the Supervised Curricular Internship (ECS) is an important mandatory curricular stage. With the objective of promoting teaching initiation, the undergraduate student has the opportunity to anticipate fundamental aspects of the future professional environment, approaching institutional situations and pedagogical practices inherent to the teaching profession. The anticipation of this moment and the reflexive dialectical relationship in the school environment will favor the trainee in the construction of the teaching being and his pedagogical praxis. Among several situations, problems still present in the reality of the internship, one of them is the reception of the intern at school. Welcoming is characterized by the moment when the trainee introduces himself and how he is guided throughout the internship period at school. The objective of this research is to characterize the models of reception of internship carried out by the Supervising Teachers (PS) involved in the development of the Supervised Curricular Internship. The research used the qualitative method, through case studies, from a perspective of descriptive analytical model. The research subjects were two pairs composed, each, of a Physical Education Supervisor Professor from the basic education network and a Physical Education intern. The data collected by the instruments of Observation (Field Notes), Semi-Structured Interviews and Document of the Intern's Final Report (oral and written) were submitted to an interpretative analysis using the Content Analysis technique and explored with the support of different categories. The results of this investigation reveal that the supervising teachers developed different models of receptivity to their interns: at School A, the model was Reception, the Supervising Professor authorizes the beginning of the internship, but without the proper reception and guidance needed by the intern and the perception of both on the stage experienced was very different; at School B, the model was Formative Reception, the Teacher supervises the internship considering the intern's demands and integrating the pedagogical work activities, with guidance and reflection on the teaching practice and the perception of both on the internship was very similar. The supervised teachers surveyed conceive that the period of supervised internship is important for the trainee's professional training and that they play a valuable role in this process, but they did not have any training to supervise an intern and, still, they did not know exactly “what to do” and “ how to do ”an internship orientation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Miguel Ataíde Pinto daSantos, José Henrique dosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mota, Diane Lima2020-12-22T19:04:10Z2020-12-22T19:04:10Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20220533004137068P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:10:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202205Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:47:43.613788Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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