Clima organizacional escolar: implicações para o desenvolvimento profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Segura, Daiane Roberta Basso Fernandes [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93091
Resumo: A pesquisa, aqui apresentada, traz uma reflexão e análise sobre a importância do ambiente escolar para o desenvolvimento profissional docente e a possibilidade da escola se constituir em um espaço de formação permanente de professores. O objetivo do estudo foi de investigar o clima organizacional de uma escola municipal de ensino fundamental, por meio da análise documental de sua proposta pedagógica e de um questionário que captou a percepção de 33 professores sobre 8 variáveis do universo escolar - Participação, Trabalho coletivo, Motivação, Auxílio aos professores, Recursos, Comunicação, Confiança e Gestão Escolar. A partir deste questionário levantamos o clima organizacional da escola verificando em que medida este interfere no desenvolvimento dos docentes que ali trabalham, quais as variáveis que mais contribuíram com este processo e como o clima favorece ou não para que a escola se constitua enquanto espaço de aprendizagem permanente de professores. Para tanto, iniciamos o trabalho abordando as principais transformações do setor produtivo e da sociedade que afetam a escola e o trabalho docente. Em seguida, discutimos sobre o processo de desenvolvimento profissional docente, os estudos sobre as organizações escolares e clima organizacional, construindo um modelo de análise do clima organizacional escolar. Por fim, buscamos as conexões entre clima organizacional e desenvolvimento profissional docente por meio da análise do questionário que levantou o clima escolar da escola pesquisada.
id UNSP_982d8e4a0adcff6c27aa98b9afb5ca11
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93091
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Clima organizacional escolar: implicações para o desenvolvimento profissional docenteAmbiente escolarProfessores - FormaçãoEscolas - Organização e administraçãoA pesquisa, aqui apresentada, traz uma reflexão e análise sobre a importância do ambiente escolar para o desenvolvimento profissional docente e a possibilidade da escola se constituir em um espaço de formação permanente de professores. O objetivo do estudo foi de investigar o clima organizacional de uma escola municipal de ensino fundamental, por meio da análise documental de sua proposta pedagógica e de um questionário que captou a percepção de 33 professores sobre 8 variáveis do universo escolar - Participação, Trabalho coletivo, Motivação, Auxílio aos professores, Recursos, Comunicação, Confiança e Gestão Escolar. A partir deste questionário levantamos o clima organizacional da escola verificando em que medida este interfere no desenvolvimento dos docentes que ali trabalham, quais as variáveis que mais contribuíram com este processo e como o clima favorece ou não para que a escola se constitua enquanto espaço de aprendizagem permanente de professores. Para tanto, iniciamos o trabalho abordando as principais transformações do setor produtivo e da sociedade que afetam a escola e o trabalho docente. Em seguida, discutimos sobre o processo de desenvolvimento profissional docente, os estudos sobre as organizações escolares e clima organizacional, construindo um modelo de análise do clima organizacional escolar. Por fim, buscamos as conexões entre clima organizacional e desenvolvimento profissional docente por meio da análise do questionário que levantou o clima escolar da escola pesquisada.The research presented here brings a reflection and an analysis of the importance of school climate for the professional development of teachers, and the possibility of the school being a place for permanent education of teachers. The purpose of the study was to investigate the organizational climate of a municipal elementary school, through a documental analysis of its pedagogic proposal, and a questionnaire that collected the perception of 33 teachers about 8 variants of the school universe - Participation, Collective Work, Motivation, Assistance for Teachers, Resources, Communication, Confidence and School Management. From this questionnaire, we raised the organizational climate of the school, verifying how much this interferes in the development of the teachers who work there, which variants mostly contribute to this process, and how the climate is favorable or not to the school , in order to constitute a place for permanent apprenticeship of teachers. Therefore, we initiated the work by approaching the main transformations of the productive sector and the society, that affect the school and the teacher s work. Then we discussed on the process of professional development of teachers, the studies about the school organizations and organizational climate, so forming a model of analysis for the school organizational climate. Finally, we searched for the connection between organizational climate and professional development of teachers, through the analysis of the questionnaire that showed the school climate of the researched school.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Segura, Daiane Roberta Basso Fernandes [UNESP]2014-06-11T19:26:18Z2014-06-11T19:26:18Z2007-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis160 f. : il.application/pdfSEGURA, Daiane Roberta Basso Fernandes. Clima organizacional escolar: implicações para o desenvolvimento profissional docente. 2007. 160 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/93091000489985segura_drbf_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93091Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:16:54.980922Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Clima organizacional escolar: implicações para o desenvolvimento profissional docente
title Clima organizacional escolar: implicações para o desenvolvimento profissional docente
spellingShingle Clima organizacional escolar: implicações para o desenvolvimento profissional docente
Segura, Daiane Roberta Basso Fernandes [UNESP]
Ambiente escolar
Professores - Formação
Escolas - Organização e administração
title_short Clima organizacional escolar: implicações para o desenvolvimento profissional docente
title_full Clima organizacional escolar: implicações para o desenvolvimento profissional docente
title_fullStr Clima organizacional escolar: implicações para o desenvolvimento profissional docente
title_full_unstemmed Clima organizacional escolar: implicações para o desenvolvimento profissional docente
title_sort Clima organizacional escolar: implicações para o desenvolvimento profissional docente
author Segura, Daiane Roberta Basso Fernandes [UNESP]
author_facet Segura, Daiane Roberta Basso Fernandes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Segura, Daiane Roberta Basso Fernandes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente escolar
Professores - Formação
Escolas - Organização e administração
topic Ambiente escolar
Professores - Formação
Escolas - Organização e administração
description A pesquisa, aqui apresentada, traz uma reflexão e análise sobre a importância do ambiente escolar para o desenvolvimento profissional docente e a possibilidade da escola se constituir em um espaço de formação permanente de professores. O objetivo do estudo foi de investigar o clima organizacional de uma escola municipal de ensino fundamental, por meio da análise documental de sua proposta pedagógica e de um questionário que captou a percepção de 33 professores sobre 8 variáveis do universo escolar - Participação, Trabalho coletivo, Motivação, Auxílio aos professores, Recursos, Comunicação, Confiança e Gestão Escolar. A partir deste questionário levantamos o clima organizacional da escola verificando em que medida este interfere no desenvolvimento dos docentes que ali trabalham, quais as variáveis que mais contribuíram com este processo e como o clima favorece ou não para que a escola se constitua enquanto espaço de aprendizagem permanente de professores. Para tanto, iniciamos o trabalho abordando as principais transformações do setor produtivo e da sociedade que afetam a escola e o trabalho docente. Em seguida, discutimos sobre o processo de desenvolvimento profissional docente, os estudos sobre as organizações escolares e clima organizacional, construindo um modelo de análise do clima organizacional escolar. Por fim, buscamos as conexões entre clima organizacional e desenvolvimento profissional docente por meio da análise do questionário que levantou o clima escolar da escola pesquisada.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-05
2014-06-11T19:26:18Z
2014-06-11T19:26:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SEGURA, Daiane Roberta Basso Fernandes. Clima organizacional escolar: implicações para o desenvolvimento profissional docente. 2007. 160 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/93091
000489985
segura_drbf_me_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv SEGURA, Daiane Roberta Basso Fernandes. Clima organizacional escolar: implicações para o desenvolvimento profissional docente. 2007. 160 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
000489985
segura_drbf_me_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/93091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 160 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128916044382208