O ensino do jogo nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de neoliberalismo na educação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Talita de Almeida Tsukahara
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192437
Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender o jogo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando o neoliberalismo e suas consequências para a Educação, e desenvolver um produto educacional que possa auxiliar na utilização do jogo em sala de aula com foco na valorização dos jogos tradicionais infantis e no desenvolvimento do pensamento crítico dos educandos, contrapondo-se ao furto do lúdico existente no cenário educacional atual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo realizada com alunos de três diferentes escolas da rede municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo, na qual propôs-se a vivência de jogos tradicionais que não estão muito em uso para que, por meio de um diário de campo, fossem observadas e posteriormente analisadas as manifestações lúdicas, além da aplicação de questionários às professoras que lecionavam nos 4ºs anos dessas escolas sobre as possibilidades ou não da presença dos jogos no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula no cenário atual educacional e social. Deste modo, abordou-se a distribuição do tempo na escola pelas observações da pesquisa de campo e descreveu-se sobre a emancipação dos alunos e as manifestações de alegrias proporcionadas pelas vivências registradas nas visitas, além da constatação do cenário de preparação para o futuro e de instrumentalização do jogo.
id UNSP_9862e61d1c325e56e5747a93eb675532
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192437
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino do jogo nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de neoliberalismo na educação brasileiraThe use of children´s play in brazilian elementary schools on neoliberalism timesJogoEnsinoEducaçãoSociedadeensino fundamentalchildren´s playeducationSocietyElementary schoolO objetivo deste estudo foi compreender o jogo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando o neoliberalismo e suas consequências para a Educação, e desenvolver um produto educacional que possa auxiliar na utilização do jogo em sala de aula com foco na valorização dos jogos tradicionais infantis e no desenvolvimento do pensamento crítico dos educandos, contrapondo-se ao furto do lúdico existente no cenário educacional atual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo realizada com alunos de três diferentes escolas da rede municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo, na qual propôs-se a vivência de jogos tradicionais que não estão muito em uso para que, por meio de um diário de campo, fossem observadas e posteriormente analisadas as manifestações lúdicas, além da aplicação de questionários às professoras que lecionavam nos 4ºs anos dessas escolas sobre as possibilidades ou não da presença dos jogos no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula no cenário atual educacional e social. Deste modo, abordou-se a distribuição do tempo na escola pelas observações da pesquisa de campo e descreveu-se sobre a emancipação dos alunos e as manifestações de alegrias proporcionadas pelas vivências registradas nas visitas, além da constatação do cenário de preparação para o futuro e de instrumentalização do jogo.The aim of this study was to understand the using of children´s play in the early years of elementary school, analyzing neoliberalism and its consequences for education and developing an educational product that can help in the use of children´s play in the classroom, focusing on the valorization of traditional children’s games and the development of critical thinking of the students, opposing the theft of the playful existing in the current educational scenario. This was a qualitative, bibliographical and field research conducted with students of three diferents schools from the municipal network of a city in the interior of the State of São Paulo, in wich it was proposed to experience traditional games that were not much in use so that by means of a field diary were observed and later analysed the playful manifestations, in addition to the application of questionnaires to teachers who taught to the 4th grades of three schools about the possibilities or not about the presence of traditional children´s games in classroom releasing teaching-learning processes in the current educational means. Thus, the distribution of time in school was approached by observations on field researching and it described the emancipation of students and the manifestations of joy provided by the experiences recorded from the visits, in addition to the observation of the scenario of preparation for the future.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Talita de Almeida Tsukahara2020-05-03T20:47:51Z2020-05-03T20:47:51Z2020-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19243700093032933004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-12T06:18:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192437Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:07:31.593111Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do jogo nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de neoliberalismo na educação brasileira
The use of children´s play in brazilian elementary schools on neoliberalism times
title O ensino do jogo nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de neoliberalismo na educação brasileira
spellingShingle O ensino do jogo nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de neoliberalismo na educação brasileira
Gomes, Talita de Almeida Tsukahara
Jogo
Ensino
Educação
Sociedade
ensino fundamental
children´s play
education
Society
Elementary school
title_short O ensino do jogo nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de neoliberalismo na educação brasileira
title_full O ensino do jogo nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de neoliberalismo na educação brasileira
title_fullStr O ensino do jogo nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de neoliberalismo na educação brasileira
title_full_unstemmed O ensino do jogo nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de neoliberalismo na educação brasileira
title_sort O ensino do jogo nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de neoliberalismo na educação brasileira
author Gomes, Talita de Almeida Tsukahara
author_facet Gomes, Talita de Almeida Tsukahara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Talita de Almeida Tsukahara
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Ensino
Educação
Sociedade
ensino fundamental
children´s play
education
Society
Elementary school
topic Jogo
Ensino
Educação
Sociedade
ensino fundamental
children´s play
education
Society
Elementary school
description O objetivo deste estudo foi compreender o jogo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando o neoliberalismo e suas consequências para a Educação, e desenvolver um produto educacional que possa auxiliar na utilização do jogo em sala de aula com foco na valorização dos jogos tradicionais infantis e no desenvolvimento do pensamento crítico dos educandos, contrapondo-se ao furto do lúdico existente no cenário educacional atual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo realizada com alunos de três diferentes escolas da rede municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo, na qual propôs-se a vivência de jogos tradicionais que não estão muito em uso para que, por meio de um diário de campo, fossem observadas e posteriormente analisadas as manifestações lúdicas, além da aplicação de questionários às professoras que lecionavam nos 4ºs anos dessas escolas sobre as possibilidades ou não da presença dos jogos no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula no cenário atual educacional e social. Deste modo, abordou-se a distribuição do tempo na escola pelas observações da pesquisa de campo e descreveu-se sobre a emancipação dos alunos e as manifestações de alegrias proporcionadas pelas vivências registradas nas visitas, além da constatação do cenário de preparação para o futuro e de instrumentalização do jogo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-03T20:47:51Z
2020-05-03T20:47:51Z
2020-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192437
000930329
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/192437
identifier_str_mv 000930329
33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129162499588096