Uso de atividades embasados no enfoque CTS em aulas de física para o primeiro ano do ensino médio: reflexões à luz da construção de argumentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Débora Martins do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243216
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar a utilização do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no ensino de física, através de uma aula expositiva e uma experimental para o desenvolvimento da construção de argumentos, incentivando a resolução de problemas. Foi construído um roteiro de aula que incluía uma atividade experimental que foi aplicada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, utilizando carrinhos de brinquedo e placas de metal para simular os tipos de colisões. Foram feitas discussões na sala de aula sobre o problema de ser ou não correto andar na contramão de bicicleta, utilizando relatos reais e exemplificando por meio do experimento. Os alunos foram incentivados a tirar suas conclusões, a discutir com seus colegas e com a pesquisadora quanto à defesa de seus argumentos e a apresentarem soluções que poderiam ser aplicadas para evitar ou amenizar este tipo de problema envolvendo a segurança dos ciclistas. A avaliação final ocorreu por meio da análise de textos escritos pelos alunos utilizando o padrão de Toulmin, a fim de se identificar a capacidade deles de escreverem sobre física utilizando palavras ao invés de números. Os resultados mostram que os alunos por meio da aula, vídeos que foram apresentados e principalmente pela atividade experimental, compreenderam quais os riscos à segurança dos ciclistas e foram capazes de escrever argumentos utilizando o conteúdo das aulas para sustentar suas opiniões.
id UNSP_9885be1ea13c84f81ac5b90a9ecb69a7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243216
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uso de atividades embasados no enfoque CTS em aulas de física para o primeiro ano do ensino médio: reflexões à luz da construção de argumentosUse of activities based on the STS approach in physics classes for the first year of high school: reflections in light of the construction of argumentsEnsino de físicaCTSArgumentaçãoPhysics teachingSTSArgumentationAprendizagem baseada em problemasFísica - Estudo e ensinoFísica (Ensino médio)Aprendizagem ativaO objetivo deste trabalho foi investigar a utilização do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no ensino de física, através de uma aula expositiva e uma experimental para o desenvolvimento da construção de argumentos, incentivando a resolução de problemas. Foi construído um roteiro de aula que incluía uma atividade experimental que foi aplicada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, utilizando carrinhos de brinquedo e placas de metal para simular os tipos de colisões. Foram feitas discussões na sala de aula sobre o problema de ser ou não correto andar na contramão de bicicleta, utilizando relatos reais e exemplificando por meio do experimento. Os alunos foram incentivados a tirar suas conclusões, a discutir com seus colegas e com a pesquisadora quanto à defesa de seus argumentos e a apresentarem soluções que poderiam ser aplicadas para evitar ou amenizar este tipo de problema envolvendo a segurança dos ciclistas. A avaliação final ocorreu por meio da análise de textos escritos pelos alunos utilizando o padrão de Toulmin, a fim de se identificar a capacidade deles de escreverem sobre física utilizando palavras ao invés de números. Os resultados mostram que os alunos por meio da aula, vídeos que foram apresentados e principalmente pela atividade experimental, compreenderam quais os riscos à segurança dos ciclistas e foram capazes de escrever argumentos utilizando o conteúdo das aulas para sustentar suas opiniões.The objective of this work was to investigate the use of the STS approach (Science, Technology and Society) in physics teaching, through an expository class and an experimental one for the development of the construction of arguments, encouraging the resolution of problems. A class script was constructed that included an experimental activity that was applied to 1st year high school students, using toy cars and metal plates to simulate the types of collisions. Discussions were held in the classroom about the problem of whether or not it is correct to ride a bicycle against the grain, using real reports and exemplifying through the experiment. The students were encouraged to draw their conclusions, to discuss with their colleagues and with the researcher regarding the defense of their arguments and to present solutions that could be applied to avoid or alleviate this type of problem involving the safety of cyclists. The final evaluation took place through the analysis of texts written by the students using the Toulmin standard, in order to identify their ability to write about physics using words instead of numbers. The results show that students, through the class, videos that were presented and mainly through the experimental activity, understood the risks to the safety of cyclists and were able to write arguments using the content of the classes to support their opinions.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Kondarzewski, Isabel Cristina de Castro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amaral, Débora Martins do2023-05-02T16:58:49Z2023-05-02T16:58:49Z2023-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/243216porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-03T06:23:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243216Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:02:08.903925Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de atividades embasados no enfoque CTS em aulas de física para o primeiro ano do ensino médio: reflexões à luz da construção de argumentos
Use of activities based on the STS approach in physics classes for the first year of high school: reflections in light of the construction of arguments
title Uso de atividades embasados no enfoque CTS em aulas de física para o primeiro ano do ensino médio: reflexões à luz da construção de argumentos
spellingShingle Uso de atividades embasados no enfoque CTS em aulas de física para o primeiro ano do ensino médio: reflexões à luz da construção de argumentos
Amaral, Débora Martins do
Ensino de física
CTS
Argumentação
Physics teaching
STS
Argumentation
Aprendizagem baseada em problemas
Física - Estudo e ensino
Física (Ensino médio)
Aprendizagem ativa
title_short Uso de atividades embasados no enfoque CTS em aulas de física para o primeiro ano do ensino médio: reflexões à luz da construção de argumentos
title_full Uso de atividades embasados no enfoque CTS em aulas de física para o primeiro ano do ensino médio: reflexões à luz da construção de argumentos
title_fullStr Uso de atividades embasados no enfoque CTS em aulas de física para o primeiro ano do ensino médio: reflexões à luz da construção de argumentos
title_full_unstemmed Uso de atividades embasados no enfoque CTS em aulas de física para o primeiro ano do ensino médio: reflexões à luz da construção de argumentos
title_sort Uso de atividades embasados no enfoque CTS em aulas de física para o primeiro ano do ensino médio: reflexões à luz da construção de argumentos
author Amaral, Débora Martins do
author_facet Amaral, Débora Martins do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kondarzewski, Isabel Cristina de Castro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Débora Martins do
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
CTS
Argumentação
Physics teaching
STS
Argumentation
Aprendizagem baseada em problemas
Física - Estudo e ensino
Física (Ensino médio)
Aprendizagem ativa
topic Ensino de física
CTS
Argumentação
Physics teaching
STS
Argumentation
Aprendizagem baseada em problemas
Física - Estudo e ensino
Física (Ensino médio)
Aprendizagem ativa
description O objetivo deste trabalho foi investigar a utilização do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no ensino de física, através de uma aula expositiva e uma experimental para o desenvolvimento da construção de argumentos, incentivando a resolução de problemas. Foi construído um roteiro de aula que incluía uma atividade experimental que foi aplicada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, utilizando carrinhos de brinquedo e placas de metal para simular os tipos de colisões. Foram feitas discussões na sala de aula sobre o problema de ser ou não correto andar na contramão de bicicleta, utilizando relatos reais e exemplificando por meio do experimento. Os alunos foram incentivados a tirar suas conclusões, a discutir com seus colegas e com a pesquisadora quanto à defesa de seus argumentos e a apresentarem soluções que poderiam ser aplicadas para evitar ou amenizar este tipo de problema envolvendo a segurança dos ciclistas. A avaliação final ocorreu por meio da análise de textos escritos pelos alunos utilizando o padrão de Toulmin, a fim de se identificar a capacidade deles de escreverem sobre física utilizando palavras ao invés de números. Os resultados mostram que os alunos por meio da aula, vídeos que foram apresentados e principalmente pela atividade experimental, compreenderam quais os riscos à segurança dos ciclistas e foram capazes de escrever argumentos utilizando o conteúdo das aulas para sustentar suas opiniões.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-02T16:58:49Z
2023-05-02T16:58:49Z
2023-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243216
url http://hdl.handle.net/11449/243216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129385637609472