O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: cidadania e leitura de mundo na prática docente em duas escolas municipais de Jaboticabal (SP)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251981 |
Resumo: | Este estudo discute o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, como um aporte teórico e prático para uma atitude cidadã. Fruto de inquietações profissionais, quando se questionava se a Geografia e os mapas provocariam reflexões a respeito da cidadania, essa pesquisa tem com questão norteadora: como trabalhar com o ensino de Geografia nos anos iniciais e ao mesmo tempo propor ações para uma atitude cidadã em duas escolas municipais da cidade de Jaboticabal/SP? Percebia-se naquele momento inicial da carreira de professor, uma baixa adesão às argumentações relativas às problemáticas da esfera municipal, que se caracterizava por um desconhecimento sobre o local por grande parte dos estudantes da escola. Para reflexões acerca da questão da pesquisa propõe-se como objetivo principal, desenvolver práticas de Geografia voltadas para participação dos estudantes em decisões políticas que os afetam cotidianamente nos bairros e entorno das escolas. O principal aporte teórico-conceitual se fundamentou nos estudos sobre as noções geográficas e cartográficas nos anos iniciais, cidadania e lugar, a produção de mapas mentais e vivenciais e a leitura de mundo do estudante. A metodologia toma-se como base a pesquisa qualitativa e etnográfica e se utiliza como instrumento de coleta de dados a produção de atividades práticas. Constatou-se que, o ensino de Geografia ocupa pouco espaço nos anos iniciais das duas escolas. As docentes trabalham a Geografia por intermédio de outras disciplinas. Contudo, quando se trata de temas ligados à cidadania, a Geografia toma o campo das atividades e discussões e é trabalhada de forma corrente nas aulas, mesmo que as docentes não saibam que estão ensinando noções sobre os mapas e conceitos geográficos. |
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O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: cidadania e leitura de mundo na prática docente em duas escolas municipais de Jaboticabal (SP)Teaching geography in the early years of elementary school: citizenship and reading of the world in teaching practices in two municipal schools in Jaboticabal (São Paulo, Brazil)Ensino de geografiaCidadania e lugarPesquisa etnográficaVivênciaTeaching of geographyCitizenship and placeEthnographic researchExperienceEste estudo discute o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, como um aporte teórico e prático para uma atitude cidadã. Fruto de inquietações profissionais, quando se questionava se a Geografia e os mapas provocariam reflexões a respeito da cidadania, essa pesquisa tem com questão norteadora: como trabalhar com o ensino de Geografia nos anos iniciais e ao mesmo tempo propor ações para uma atitude cidadã em duas escolas municipais da cidade de Jaboticabal/SP? Percebia-se naquele momento inicial da carreira de professor, uma baixa adesão às argumentações relativas às problemáticas da esfera municipal, que se caracterizava por um desconhecimento sobre o local por grande parte dos estudantes da escola. Para reflexões acerca da questão da pesquisa propõe-se como objetivo principal, desenvolver práticas de Geografia voltadas para participação dos estudantes em decisões políticas que os afetam cotidianamente nos bairros e entorno das escolas. O principal aporte teórico-conceitual se fundamentou nos estudos sobre as noções geográficas e cartográficas nos anos iniciais, cidadania e lugar, a produção de mapas mentais e vivenciais e a leitura de mundo do estudante. A metodologia toma-se como base a pesquisa qualitativa e etnográfica e se utiliza como instrumento de coleta de dados a produção de atividades práticas. Constatou-se que, o ensino de Geografia ocupa pouco espaço nos anos iniciais das duas escolas. As docentes trabalham a Geografia por intermédio de outras disciplinas. Contudo, quando se trata de temas ligados à cidadania, a Geografia toma o campo das atividades e discussões e é trabalhada de forma corrente nas aulas, mesmo que as docentes não saibam que estão ensinando noções sobre os mapas e conceitos geográficos.This study discusses the teaching of Geography in the early years of elementary school, as a theoretical and practical contribution to a civic attitude. As a result of professional concerns, when it was questioned whether Geography and maps would provoke reflections on citizenship, this research has a guiding question: how to work with the teaching of Geography in the initial years and at the same time propose actions for a civic attitude in two municipal schools in the city of Jaboticabal/Sao Paulo, Brazil? At the early point of a teaching career, there was a low level of adherence to arguments relating to issues at the municipal level, which was characterized by a lack of knowledge about the place on the part of a large proportion of the school's students. For reflections on the research question, the main objective is to analyze the practice of Geography in the initial years aimed at student participation in political decisions that affect them on a daily basis in neighborhoods and around schools. The main theoretical-conceptual contribution was about studies on geographic and cartographic notions in the initial years, citizenship and place, the production of mental and experiential maps and the student's vision of the world. The methodology is based on qualitative and ethnographic research and action research is used as a data collection instrument. It was found that the teaching of Geography occupies a small space in the initial years of the two schools. Teachers address Geography through other disciplines. However, when it comes to themes linked to citizenship, Geography takes the field of activities and discussions and is approached regularly in classes, even if teachers do not know that they are teaching notions about maps and geographic concepts.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Maia, Diego Corrêa [UNESP]Garcia Filho, Baltasar Fernandes2023-12-14T19:00:45Z2023-12-14T19:00:45Z2023-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251981porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-26T10:46:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251981Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:13:33.936684Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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