Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Tânia Cristina [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120770
Resumo: The topic in this work involving the resolution of problems with structure multiplicativa emerged from discussions carried out on the difficulties encountered by students of the first cycle of the Fundamental School in Mathematics, mainly in respect of the arithmetic. The research had as objective to investigate the main difficulties presented by these students when they are faced with a task for a resolution of problems with multiplicativa structure. Were participants, in the first stage of the study, 20 students of the fifth year of the Fundamental School of a state school of public education of the State of Sao Paulo. These students have an assessment containing ten problems with structure multiplicativa answered a questionnaire regarding of mathematics. In the second stage, were selected two students to participate in the think aloud. The data analysis showed that the difficulties presented by the participants were: 1- difficulty to read and interpret the set of problems; 2- select the operation correct; 3- to operate correctly; 4 – Trouble writing
id UNSP_98c4713c1f755c23b84b1acab635bb28
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120770
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativaMatemática - Estudo e ensinoAprendizagem lentaDificuldade de aprendizagemMathematics teachingLearning difficultiesThe topic in this work involving the resolution of problems with structure multiplicativa emerged from discussions carried out on the difficulties encountered by students of the first cycle of the Fundamental School in Mathematics, mainly in respect of the arithmetic. The research had as objective to investigate the main difficulties presented by these students when they are faced with a task for a resolution of problems with multiplicativa structure. Were participants, in the first stage of the study, 20 students of the fifth year of the Fundamental School of a state school of public education of the State of Sao Paulo. These students have an assessment containing ten problems with structure multiplicativa answered a questionnaire regarding of mathematics. In the second stage, were selected two students to participate in the think aloud. The data analysis showed that the difficulties presented by the participants were: 1- difficulty to read and interpret the set of problems; 2- select the operation correct; 3- to operate correctly; 4 – Trouble writingO tema tratado neste trabalho envolvendo a resolução de problemas com estrutura multiplicativa surgiu a partir de reflexões realizadas sobre as dificuldades encontradas pelos alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental em Matemática, principalmente no que diz respeito à aritmética. A pesquisa teve como objetivo investigar as principais dificuldades apresentadas por esses alunos quando estão diante de uma tarefa de resolução de problemas com estrutura multiplicativa. Foram participantes, na primeira etapa do estudo, 20 alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da rede pública de ensino de Bauru. Esses alunos realizaram uma avaliação contendo dez problemas com estrutura multiplicativa e responderam a um questionário a respeito da Matemática. Em uma segunda etapa, foram selecionados dois alunos para participar do “pensar em voz alta”. A análise dos dados mostrou que as dificuldades apresentadas pelos participantes foram: 1- dificuldade para ler e interpretar os enunciados dos problemas; 2- selecionar a operação correta; 3- fazer a operação corretamente; 4 – Dificuldades para escreverUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pirola, Nelson Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Tânia Cristina [UNESP]2015-03-23T15:27:55Z2015-03-23T15:27:55Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Tânia Cristina. Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa. 2010. . , 2010.http://hdl.handle.net/11449/120770000634730ribeiro_tc_tcc_bauru.pdf9350885456287046Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:26:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120770Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:27:15.114902Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa
title Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa
spellingShingle Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa
Ribeiro, Tânia Cristina [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem lenta
Dificuldade de aprendizagem
Mathematics teaching
Learning difficulties
title_short Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa
title_full Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa
title_fullStr Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa
title_full_unstemmed Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa
title_sort Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa
author Ribeiro, Tânia Cristina [UNESP]
author_facet Ribeiro, Tânia Cristina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pirola, Nelson Antonio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Tânia Cristina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem lenta
Dificuldade de aprendizagem
Mathematics teaching
Learning difficulties
topic Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem lenta
Dificuldade de aprendizagem
Mathematics teaching
Learning difficulties
description The topic in this work involving the resolution of problems with structure multiplicativa emerged from discussions carried out on the difficulties encountered by students of the first cycle of the Fundamental School in Mathematics, mainly in respect of the arithmetic. The research had as objective to investigate the main difficulties presented by these students when they are faced with a task for a resolution of problems with multiplicativa structure. Were participants, in the first stage of the study, 20 students of the fifth year of the Fundamental School of a state school of public education of the State of Sao Paulo. These students have an assessment containing ten problems with structure multiplicativa answered a questionnaire regarding of mathematics. In the second stage, were selected two students to participate in the think aloud. The data analysis showed that the difficulties presented by the participants were: 1- difficulty to read and interpret the set of problems; 2- select the operation correct; 3- to operate correctly; 4 – Trouble writing
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-03-23T15:27:55Z
2015-03-23T15:27:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Tânia Cristina. Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa. 2010. . , 2010.
http://hdl.handle.net/11449/120770
000634730
ribeiro_tc_tcc_bauru.pdf
9350885456287046
identifier_str_mv RIBEIRO, Tânia Cristina. Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa. 2010. . , 2010.
000634730
ribeiro_tc_tcc_bauru.pdf
9350885456287046
url http://hdl.handle.net/11449/120770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128655305474048