Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/120770 |
Resumo: | The topic in this work involving the resolution of problems with structure multiplicativa emerged from discussions carried out on the difficulties encountered by students of the first cycle of the Fundamental School in Mathematics, mainly in respect of the arithmetic. The research had as objective to investigate the main difficulties presented by these students when they are faced with a task for a resolution of problems with multiplicativa structure. Were participants, in the first stage of the study, 20 students of the fifth year of the Fundamental School of a state school of public education of the State of Sao Paulo. These students have an assessment containing ten problems with structure multiplicativa answered a questionnaire regarding of mathematics. In the second stage, were selected two students to participate in the think aloud. The data analysis showed that the difficulties presented by the participants were: 1- difficulty to read and interpret the set of problems; 2- select the operation correct; 3- to operate correctly; 4 – Trouble writing |
id |
UNSP_98c4713c1f755c23b84b1acab635bb28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/120770 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativaMatemática - Estudo e ensinoAprendizagem lentaDificuldade de aprendizagemMathematics teachingLearning difficultiesThe topic in this work involving the resolution of problems with structure multiplicativa emerged from discussions carried out on the difficulties encountered by students of the first cycle of the Fundamental School in Mathematics, mainly in respect of the arithmetic. The research had as objective to investigate the main difficulties presented by these students when they are faced with a task for a resolution of problems with multiplicativa structure. Were participants, in the first stage of the study, 20 students of the fifth year of the Fundamental School of a state school of public education of the State of Sao Paulo. These students have an assessment containing ten problems with structure multiplicativa answered a questionnaire regarding of mathematics. In the second stage, were selected two students to participate in the think aloud. The data analysis showed that the difficulties presented by the participants were: 1- difficulty to read and interpret the set of problems; 2- select the operation correct; 3- to operate correctly; 4 – Trouble writingO tema tratado neste trabalho envolvendo a resolução de problemas com estrutura multiplicativa surgiu a partir de reflexões realizadas sobre as dificuldades encontradas pelos alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental em Matemática, principalmente no que diz respeito à aritmética. A pesquisa teve como objetivo investigar as principais dificuldades apresentadas por esses alunos quando estão diante de uma tarefa de resolução de problemas com estrutura multiplicativa. Foram participantes, na primeira etapa do estudo, 20 alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da rede pública de ensino de Bauru. Esses alunos realizaram uma avaliação contendo dez problemas com estrutura multiplicativa e responderam a um questionário a respeito da Matemática. Em uma segunda etapa, foram selecionados dois alunos para participar do “pensar em voz alta”. A análise dos dados mostrou que as dificuldades apresentadas pelos participantes foram: 1- dificuldade para ler e interpretar os enunciados dos problemas; 2- selecionar a operação correta; 3- fazer a operação corretamente; 4 – Dificuldades para escreverUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pirola, Nelson Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Tânia Cristina [UNESP]2015-03-23T15:27:55Z2015-03-23T15:27:55Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Tânia Cristina. Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa. 2010. . , 2010.http://hdl.handle.net/11449/120770000634730ribeiro_tc_tcc_bauru.pdf9350885456287046Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:26:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120770Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:27:15.114902Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa |
title |
Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa |
spellingShingle |
Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa Ribeiro, Tânia Cristina [UNESP] Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem lenta Dificuldade de aprendizagem Mathematics teaching Learning difficulties |
title_short |
Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa |
title_full |
Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa |
title_fullStr |
Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa |
title_sort |
Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa |
author |
Ribeiro, Tânia Cristina [UNESP] |
author_facet |
Ribeiro, Tânia Cristina [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pirola, Nelson Antonio [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Tânia Cristina [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem lenta Dificuldade de aprendizagem Mathematics teaching Learning difficulties |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem lenta Dificuldade de aprendizagem Mathematics teaching Learning difficulties |
description |
The topic in this work involving the resolution of problems with structure multiplicativa emerged from discussions carried out on the difficulties encountered by students of the first cycle of the Fundamental School in Mathematics, mainly in respect of the arithmetic. The research had as objective to investigate the main difficulties presented by these students when they are faced with a task for a resolution of problems with multiplicativa structure. Were participants, in the first stage of the study, 20 students of the fifth year of the Fundamental School of a state school of public education of the State of Sao Paulo. These students have an assessment containing ten problems with structure multiplicativa answered a questionnaire regarding of mathematics. In the second stage, were selected two students to participate in the think aloud. The data analysis showed that the difficulties presented by the participants were: 1- difficulty to read and interpret the set of problems; 2- select the operation correct; 3- to operate correctly; 4 – Trouble writing |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-03-23T15:27:55Z 2015-03-23T15:27:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Tânia Cristina. Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa. 2010. . , 2010. http://hdl.handle.net/11449/120770 000634730 ribeiro_tc_tcc_bauru.pdf 9350885456287046 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Tânia Cristina. Aprendizagem dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em aritmética e suas dificuldades na resolução de problemas com estrutura multiplicativa. 2010. . , 2010. 000634730 ribeiro_tc_tcc_bauru.pdf 9350885456287046 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/120770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128655305474048 |