A formação do leitor literário: entre estratégias e táticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana Montanhini da [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193072
Resumo: Esse estudo tem por objetivo compreender de que modo ocorre a formação de leitores de literatura dentro do ambiente escolar em Assis, cidade do interior do estado de São Paulo, mediante a investigação das estratégias impostas, como o Programa ler e Escrever, e táticas individuais dos professores participantes dessa pesquisa. Para tanto, foram observadas as aulas de Língua Portuguesa/Literatura de cinco diferentes professoras, do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia da cidade. Em todas as aulas, as professoras empregaram o Programa Ler e Escrever. As análises estão pautadas nos conceitos de estratégias e táticas, de Certeau (1998) e no conceito de representação de Chartier (1990). A abordagem metodológica de pesquisa eleita para a realização desse estudo foi a pesquisa qualitativa fundamentada na perspectiva etnográfica, uma vez que as pesquisas etnográficas possibilitam a inserção do investigador no contexto social pesquisado, fato primordial para trabalhos no campo educacional. E qualitativa pois é necessário reconhecer a intangibilidade que envolve a área da educação na escola, dado que o foco do trabalho deve ser voltado ao sujeito como principal integrante do estudo. Ademais da observação das aulas de Língua Portuguesa/Literatura das turmas selecionadas, essa pesquisa contou com a entrevista às professoras participantes e também com a análise documental do Programa Ler e Escrever.
id UNSP_98f03dbc83be929ff85dcb0d55a067a6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193072
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação do leitor literário: entre estratégias e táticasThe formation of the literary reader: between strategies and tacticsLa formación del lector literario: entre estrategias y tácticasEducaçãoLiteraturaCrianças Livros e leituraEstratégias e táticasPrograma Ler e EscreverFormação de leitores literáriosTactics and strategiesLer e Escrever ProgramLiterature readers formationEsse estudo tem por objetivo compreender de que modo ocorre a formação de leitores de literatura dentro do ambiente escolar em Assis, cidade do interior do estado de São Paulo, mediante a investigação das estratégias impostas, como o Programa ler e Escrever, e táticas individuais dos professores participantes dessa pesquisa. Para tanto, foram observadas as aulas de Língua Portuguesa/Literatura de cinco diferentes professoras, do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia da cidade. Em todas as aulas, as professoras empregaram o Programa Ler e Escrever. As análises estão pautadas nos conceitos de estratégias e táticas, de Certeau (1998) e no conceito de representação de Chartier (1990). A abordagem metodológica de pesquisa eleita para a realização desse estudo foi a pesquisa qualitativa fundamentada na perspectiva etnográfica, uma vez que as pesquisas etnográficas possibilitam a inserção do investigador no contexto social pesquisado, fato primordial para trabalhos no campo educacional. E qualitativa pois é necessário reconhecer a intangibilidade que envolve a área da educação na escola, dado que o foco do trabalho deve ser voltado ao sujeito como principal integrante do estudo. Ademais da observação das aulas de Língua Portuguesa/Literatura das turmas selecionadas, essa pesquisa contou com a entrevista às professoras participantes e também com a análise documental do Programa Ler e Escrever.This study aims to verify how is happening the literature readers formation in an Elementary School in Assis, an interior city of São Paulo state, through the analysis of the strategies imposed by the Ler e Escrever Program, and the individual tactics of the participating teachers in this investigation. Therefore, the research was carried out by observing the Portuguese / Literature classes of the 1st. to 5th. grades classes, interviewing the teachers in charge and the documentary analysis of the Ler e Escrever Program. The analyzes are based on the concepts of tactics and strategies of Certeau (1998) and the concept of representation of Chartier (1990). The methodological research approach chosen for this study was the qualitative research based on the ethnographic perspective, since the ethnographic research allows the insertion of the researcher in the social context researched, a fact that is fundamental for works in the educational field. And qualitative research because it is necessary to recognize the intangibility that involves the area of education at school, given that the focus of the work should be turned to the subject as the main member of the study. In addition to the observing the Portuguese / Literature classes of the 1st. to 5th. grades classes, this research was carried out by interviewing the teachers in charge and the documentary analysis of the Ler e Escrever Program.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Mariana Montanhini da [UNESP]2020-07-30T01:04:53Z2020-07-30T01:04:53Z2020-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19307233004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:08:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193072Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:08:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do leitor literário: entre estratégias e táticas
The formation of the literary reader: between strategies and tactics
La formación del lector literario: entre estrategias y tácticas
title A formação do leitor literário: entre estratégias e táticas
spellingShingle A formação do leitor literário: entre estratégias e táticas
Silva, Mariana Montanhini da [UNESP]
Educação
Literatura
Crianças Livros e leitura
Estratégias e táticas
Programa Ler e Escrever
Formação de leitores literários
Tactics and strategies
Ler e Escrever Program
Literature readers formation
title_short A formação do leitor literário: entre estratégias e táticas
title_full A formação do leitor literário: entre estratégias e táticas
title_fullStr A formação do leitor literário: entre estratégias e táticas
title_full_unstemmed A formação do leitor literário: entre estratégias e táticas
title_sort A formação do leitor literário: entre estratégias e táticas
author Silva, Mariana Montanhini da [UNESP]
author_facet Silva, Mariana Montanhini da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariana Montanhini da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Literatura
Crianças Livros e leitura
Estratégias e táticas
Programa Ler e Escrever
Formação de leitores literários
Tactics and strategies
Ler e Escrever Program
Literature readers formation
topic Educação
Literatura
Crianças Livros e leitura
Estratégias e táticas
Programa Ler e Escrever
Formação de leitores literários
Tactics and strategies
Ler e Escrever Program
Literature readers formation
description Esse estudo tem por objetivo compreender de que modo ocorre a formação de leitores de literatura dentro do ambiente escolar em Assis, cidade do interior do estado de São Paulo, mediante a investigação das estratégias impostas, como o Programa ler e Escrever, e táticas individuais dos professores participantes dessa pesquisa. Para tanto, foram observadas as aulas de Língua Portuguesa/Literatura de cinco diferentes professoras, do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia da cidade. Em todas as aulas, as professoras empregaram o Programa Ler e Escrever. As análises estão pautadas nos conceitos de estratégias e táticas, de Certeau (1998) e no conceito de representação de Chartier (1990). A abordagem metodológica de pesquisa eleita para a realização desse estudo foi a pesquisa qualitativa fundamentada na perspectiva etnográfica, uma vez que as pesquisas etnográficas possibilitam a inserção do investigador no contexto social pesquisado, fato primordial para trabalhos no campo educacional. E qualitativa pois é necessário reconhecer a intangibilidade que envolve a área da educação na escola, dado que o foco do trabalho deve ser voltado ao sujeito como principal integrante do estudo. Ademais da observação das aulas de Língua Portuguesa/Literatura das turmas selecionadas, essa pesquisa contou com a entrevista às professoras participantes e também com a análise documental do Programa Ler e Escrever.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30T01:04:53Z
2020-07-30T01:04:53Z
2020-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193072
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/193072
identifier_str_mv 33004110040P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128100157882368