A Resolução de problemas para o ensino de matemática nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Gabrielle Pinheiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243119
Resumo: O objetivo neste Trabalho de Conclusão de Curso foi compreender o que se mostra da resolução de problemas (RP) nos anos iniciais conforme expresso em artigos e dissertações de mestrado publicados nos últimos cinco anos. Ao focar o que se mostra pretende-se compreender os modos pelos quais os autores entendem a RP e a propõem para essa etapa da escolaridade. Para dar conta desse objetivo foi feita uma revisão de literatura que nos permitiu conhecer a RP, considerando sua historicidade e contribuições dessa tendência para a aprendizagem matemática. Procuramos, em documentos curriculares como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, analisar as recomendações acerca da RP. Entendemos que a concepção que se explicita nesses documentos é a de ensino-aprendizagem de matemática através da RP. Já em relação aos trabalhos, analisados segundo o rigor da pesquisa fenomenológica, evidenciam-se quatro categorias. Na primeira destacam-se concepções de RP, na segunda as concepções de problema, na terceira, os modos de proceder para resolver um problema e na quarta as contribuições da RP. Destaca-se ainda duas idiossincrasias que, embora não estejam diretamente relacionadas ao objetivo da pesquisa, trazem singularidades importantes a compreensão do ensino de matemática nos anos iniciais. Ao se discutir as categorias mostra-se que, apesar das recomendações curriculares, a RP não é assumida como uma metodologia, havendo muitas discussões sobre a forma de trabalhar com ela em sala de aula.
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