A Resolução de problemas para o ensino de matemática nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/243119 |
Resumo: | O objetivo neste Trabalho de Conclusão de Curso foi compreender o que se mostra da resolução de problemas (RP) nos anos iniciais conforme expresso em artigos e dissertações de mestrado publicados nos últimos cinco anos. Ao focar o que se mostra pretende-se compreender os modos pelos quais os autores entendem a RP e a propõem para essa etapa da escolaridade. Para dar conta desse objetivo foi feita uma revisão de literatura que nos permitiu conhecer a RP, considerando sua historicidade e contribuições dessa tendência para a aprendizagem matemática. Procuramos, em documentos curriculares como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, analisar as recomendações acerca da RP. Entendemos que a concepção que se explicita nesses documentos é a de ensino-aprendizagem de matemática através da RP. Já em relação aos trabalhos, analisados segundo o rigor da pesquisa fenomenológica, evidenciam-se quatro categorias. Na primeira destacam-se concepções de RP, na segunda as concepções de problema, na terceira, os modos de proceder para resolver um problema e na quarta as contribuições da RP. Destaca-se ainda duas idiossincrasias que, embora não estejam diretamente relacionadas ao objetivo da pesquisa, trazem singularidades importantes a compreensão do ensino de matemática nos anos iniciais. Ao se discutir as categorias mostra-se que, apesar das recomendações curriculares, a RP não é assumida como uma metodologia, havendo muitas discussões sobre a forma de trabalhar com ela em sala de aula. |
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A Resolução de problemas para o ensino de matemática nos anos iniciaisProblem solving for the teaching of mathematics on elementary stageResolução de ProblemasEducação MatemáticaAnos IniciaisMatemática (Ensino fundamental)Aprendizagem baseada em problemasEducação (Ensino e estudo)Problem solvingMath EducationPrimary educationO objetivo neste Trabalho de Conclusão de Curso foi compreender o que se mostra da resolução de problemas (RP) nos anos iniciais conforme expresso em artigos e dissertações de mestrado publicados nos últimos cinco anos. Ao focar o que se mostra pretende-se compreender os modos pelos quais os autores entendem a RP e a propõem para essa etapa da escolaridade. Para dar conta desse objetivo foi feita uma revisão de literatura que nos permitiu conhecer a RP, considerando sua historicidade e contribuições dessa tendência para a aprendizagem matemática. Procuramos, em documentos curriculares como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, analisar as recomendações acerca da RP. Entendemos que a concepção que se explicita nesses documentos é a de ensino-aprendizagem de matemática através da RP. Já em relação aos trabalhos, analisados segundo o rigor da pesquisa fenomenológica, evidenciam-se quatro categorias. Na primeira destacam-se concepções de RP, na segunda as concepções de problema, na terceira, os modos de proceder para resolver um problema e na quarta as contribuições da RP. Destaca-se ainda duas idiossincrasias que, embora não estejam diretamente relacionadas ao objetivo da pesquisa, trazem singularidades importantes a compreensão do ensino de matemática nos anos iniciais. Ao se discutir as categorias mostra-se que, apesar das recomendações curriculares, a RP não é assumida como uma metodologia, havendo muitas discussões sobre a forma de trabalhar com ela em sala de aula.This Course Conclusion Paper aimed at understanding how problem solving (PS) is perceived in Primary education as shown in articles and master degree’s papers published in the last five years. By focusing on what is shown we wanted to comprehend the ways by which the authors perceive PS and suggest it at this particular stage of education. In order to handle this goal, we conducted a literature review that allowed us to know PS, considering its historicity and contributions to math learning. On curricular documents, such as the Parâmetros Curriculares Nacionais and the Base Nacional Comum Curricular, we analyzed what were the recommendations regarding PS. It was understood that the view shown in these documents is the teaching of mathematics through PS. Regarding the texts, analyzed according to the phenomenological approach, four categories were revealed. On the first, the views on PS were pointed out; on the second, the views on problems; on the third, the ways of proceeding to solve a problem and, on the fourth, the contribution of PS. Two idiosyncrasies also stood out that, even though were not directly related to the research’s goal, brought important elements to the comprehension of mathematics teaching on primary level. By discussing the categories, we learned that despite curricular recommendations, PS is not assumed as a methodology, which leads to many discussions about PS, that is, about ways to work with it in the classroom.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Passos, Gabrielle Pinheiro2023-04-25T18:11:54Z2023-04-25T18:11:54Z2023-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/243119porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-14T06:20:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243119Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:56:19.296620Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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