Detecção de linhas de plantio da cana de açúcar por meio de veículo aéreo não tripulado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/183576 |
Resumo: | A aerofotogrametria com Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), tem se tornado uma grande fonte de informações em diversas áreas da atividade econômica mundial, entre elas a agricultura de precisão. O Brasil, destacando-se como o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, apresenta nesse segmento um grande mercado consumidor de geoinformação, sobretudo no que diz respeito a mapas de plantio da lavoura para orientação de piloto automático. Esta dissertação parte da hipótese de que um determinado produtor rural necessita mapear as linhas de plantio de sua lavoura e, para isso, pretende valer-se de técnicas de aerofotogrametria com VANT. Portanto, a metodologia mais eficiente deve ser aplicada visando à redução dos custos operacionais para viabilizar o investimento. Foram mapeados três talhões em diferentes estágios de desenvolvimento da lavoura, 40, 80 e 110 cm de altura, e cada um desses talhões foi sobrevoado com três alturas de voo, 70, 110 e 150 metros. Ao final deste experimento concluiu-se que quanto maior a altura de voo, menor é o custo computacional para obtenção da ortofoto e menor é a resolução do produto, o que ocasiona dificuldades na identificação das linhas de plantio. Conclui-se que nos estágios iniciais de desenvolvimento a cultura deve-se utilizar um GSD de no máximo 5cm/pixel para observar-se o contraste entra as plantas e o solo. Já para estágios mais avançados, com a lavoura entre 80 e 110 centímetros os GSD de 6,5 cm/pixel entregaram produtos aptos a identificação das linhas de plantio. |
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A aerofotogrametria com Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), tem se tornado uma grande fonte de informações em diversas áreas da atividade econômica mundial, entre elas a agricultura de precisão. O Brasil, destacando-se como o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, apresenta nesse segmento um grande mercado consumidor de geoinformação, sobretudo no que diz respeito a mapas de plantio da lavoura para orientação de piloto automático. Esta dissertação parte da hipótese de que um determinado produtor rural necessita mapear as linhas de plantio de sua lavoura e, para isso, pretende valer-se de técnicas de aerofotogrametria com VANT. Portanto, a metodologia mais eficiente deve ser aplicada visando à redução dos custos operacionais para viabilizar o investimento. Foram mapeados três talhões em diferentes estágios de desenvolvimento da lavoura, 40, 80 e 110 cm de altura, e cada um desses talhões foi sobrevoado com três alturas de voo, 70, 110 e 150 metros. Ao final deste experimento concluiu-se que quanto maior a altura de voo, menor é o custo computacional para obtenção da ortofoto e menor é a resolução do produto, o que ocasiona dificuldades na identificação das linhas de plantio. Conclui-se que nos estágios iniciais de desenvolvimento a cultura deve-se utilizar um GSD de no máximo 5cm/pixel para observar-se o contraste entra as plantas e o solo. Já para estágios mais avançados, com a lavoura entre 80 e 110 centímetros os GSD de 6,5 cm/pixel entregaram produtos aptos a identificação das linhas de plantio. |
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