Cultura organizacional e sua influência no compartilhamento de conhecimento: o caso Toyota Brasil e China
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/216851 |
Resumo: | O presente estudo replica o protocolo de Ding et al. (2017) e tem por objetivo analisar fatores de motivação psicológica (relacionamento pessoal, recompensa e autoestima) e culturais que influenciam o compartilhamento de conhecimento dos gestores industriais em montadoras da Toyota no (4) Brasil e na (1) China. Foi aplicado questionário a 121 gestores (supervisores, gerentes e diretores) da Toyota, e os dados foram tratados por estatística descritiva e correlação. A análise dos resultados da estatística descritiva indica que os gestores brasileiros e chineses têm julgamento semelhante para os constructos Relacionamento recíproco antecipado, Senso de autoestima e Orientação Guanxi. Existe correlação significativa e positiva na comparação dos resultados das respostas do Brasil e da China entre Relacionamento recíproco antecipado, Senso de autoestima e Intenção de compartilhamento do conhecimento, bem como entre Intenção de compartilhamento do conhecimento e Orientação Guanxi e, também, Face saving e Face gaining. A pesquisa permite avançar sobre oportunidades de pesquisa acerca do entendimento de como esses fatores influenciam o processo de compartilhamento do conhecimento nas organizações, contribuindo para criar um contexto favorável que permite apoiar tomadores de decisão sobre gestão de conhecimento entre os funcionários dentro de boas práticas da Toyota. |
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Cultura organizacional e sua influência no compartilhamento de conhecimento: o caso Toyota Brasil e ChinaOrganizational culture and the influence on knowledge sharing: the Toyota Brazil and China caseCompartilhamento do Conhecimento.Cultura OrganizacionalGestão do ConhecimentoBrasilChinaToyota (Automóveis)Knowledge SharingOrganizational cultureKnowledge managementBrazilO presente estudo replica o protocolo de Ding et al. (2017) e tem por objetivo analisar fatores de motivação psicológica (relacionamento pessoal, recompensa e autoestima) e culturais que influenciam o compartilhamento de conhecimento dos gestores industriais em montadoras da Toyota no (4) Brasil e na (1) China. Foi aplicado questionário a 121 gestores (supervisores, gerentes e diretores) da Toyota, e os dados foram tratados por estatística descritiva e correlação. A análise dos resultados da estatística descritiva indica que os gestores brasileiros e chineses têm julgamento semelhante para os constructos Relacionamento recíproco antecipado, Senso de autoestima e Orientação Guanxi. Existe correlação significativa e positiva na comparação dos resultados das respostas do Brasil e da China entre Relacionamento recíproco antecipado, Senso de autoestima e Intenção de compartilhamento do conhecimento, bem como entre Intenção de compartilhamento do conhecimento e Orientação Guanxi e, também, Face saving e Face gaining. A pesquisa permite avançar sobre oportunidades de pesquisa acerca do entendimento de como esses fatores influenciam o processo de compartilhamento do conhecimento nas organizações, contribuindo para criar um contexto favorável que permite apoiar tomadores de decisão sobre gestão de conhecimento entre os funcionários dentro de boas práticas da Toyota.This paper reply to the Ding et al. (2017)’s protocol and has the objective to analyze psychological motivation factors (anticipated extrinsic rewards; Anticipated reciprocal relationships; sense of self-worth) Investigating how theses psychological motivations influence employees’ knowledge sharing intention, and how such effects are moderated by Cultural factors can influence the industrial managers that works at Toyota in Brazil (4 different factories and 1 Chinese Toyota factory).A questionnaire survey was conducted in China and Brazil to test the research model. This survey chose 121 industrial managers, who work full time in a variety of differently functions inside Chinese and Brazilian Toyota. The results were treated by descriptive statistics and correlation and the results suggested that anticipated reciprocal relationship, knowledge sharing intention and sense of self-worth have convergency among both countries, instead Face saving, face gaining and Guanxi orientation and anticipated extrinsic rewards diverges on it. The research allows advancing on research opportunities regarding the understanding of how these factors influence the knowledge sharing process in organizations, contributing to create a favorable context that allows supporting decision makers on knowledge management among employees within Toyota's good practices.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muniz Junior, Jorge [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sacho, Alessandro José2022-02-21T20:13:24Z2022-02-21T20:13:24Z2021-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21685133004080052P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T12:52:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216851Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:56:08.409424Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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