Jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula: aplicações das imagens de satélites no ensino de geografia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/156157 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891149.pdf |
Resumo: | Nowadays, we can observe more and more the use of remote sensing products has become a trivial something in our lives. This situation can be clearly observed, for the amount of news - newspaper, television news, internet, and a lot of means of communication - to inform the population about changes that happens in geographic space. In this context, the images obtained by satellites, become in important cartographic documents to study de changes of (in) Earth surface and, Geography been worried with this phenomena, must use it in school environment. Thus this project aims to present the possibilities of cartographic games as a teaching resource in the classroom, highlighting the applications of satellite images in Teaching Geography. For this, the method of analysis is based on cognitive paradigm, based on the proposed Piaget (1971) and Oliveira considerations (1977, 2008). As a final result, we obtained the development Cartographic five games, namely: a game of dominoes, a memory game, two games and two puzzle board games. The application of these games in the classroom can not be achieved within the project period, however will be one of the main commitments and challenges in future stages |
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Jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula: aplicações das imagens de satélites no ensino de geografiaJogos educativosCartografiaGeografia - Estudo e ensinoNowadays, we can observe more and more the use of remote sensing products has become a trivial something in our lives. This situation can be clearly observed, for the amount of news - newspaper, television news, internet, and a lot of means of communication - to inform the population about changes that happens in geographic space. In this context, the images obtained by satellites, become in important cartographic documents to study de changes of (in) Earth surface and, Geography been worried with this phenomena, must use it in school environment. Thus this project aims to present the possibilities of cartographic games as a teaching resource in the classroom, highlighting the applications of satellite images in Teaching Geography. For this, the method of analysis is based on cognitive paradigm, based on the proposed Piaget (1971) and Oliveira considerations (1977, 2008). As a final result, we obtained the development Cartographic five games, namely: a game of dominoes, a memory game, two games and two puzzle board games. The application of these games in the classroom can not be achieved within the project period, however will be one of the main commitments and challenges in future stagesNos dias de hoje podemos observar que cada vez mais o uso dos produtos do sensoriamento remoto está se tornando algo comum em nossas vidas. Tal situação pode ser claramente observada, pelo montante de reportagens - em jornais, noticiários de televisão, internet e inúmeros meios de comunicação - a fim de informar a população das modificações que ocorrem no espaço geográfico. Neste contexto, as imagens obtidas por satélites se transformaram em importantes documentos cartográficos para estudar as alterações da(na) superfície terrestre e, a Geografia por estar preocupada com esses fenômenos, cada vez mais, deve fazer seu uso dentro do ambiente escolar. Assim este projeto, tem como objetivo apresentar as possibilidades de jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula, destacando as aplicações das Imagens de Satélites no Ensino da Geografia. Para isto, o método de análise baseia-se no Paradigma Cognitivo, tendo como base a proposta de Piaget (1971) e considerações de Oliveira (1977; 2008). Como resultado final, obteve-se a elaboração de cinco jogos cartográficos, sendo eles: um jogo de dominó, um jogo da memória, dois jogos de quebra cabeça e dois jogos de tabuleiro. A aplicação destes jogos, em sala de aula, não pode ser realizada dentro do período do projeto, todavia será um dos principais compromissos e desafios nas etapas futurasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Zacharias, Andréa Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sarmiento, Nádia Cristine de Castro [UNESP]2018-09-19T17:26:06Z2018-09-19T17:26:06Z2014-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61 f.application/pdfSARMIENTO, Nádia Cristine de Castro. Jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula: aplicações das imagens de satélites no ensino de geografia. 2014. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.http://hdl.handle.net/11449/156157000891149http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891149.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T20:26:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156157Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:39:18.659929Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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