Jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula: aplicações das imagens de satélites no ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmiento, Nádia Cristine de Castro [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156157
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891149.pdf
Resumo: Nowadays, we can observe more and more the use of remote sensing products has become a trivial something in our lives. This situation can be clearly observed, for the amount of news - newspaper, television news, internet, and a lot of means of communication - to inform the population about changes that happens in geographic space. In this context, the images obtained by satellites, become in important cartographic documents to study de changes of (in) Earth surface and, Geography been worried with this phenomena, must use it in school environment. Thus this project aims to present the possibilities of cartographic games as a teaching resource in the classroom, highlighting the applications of satellite images in Teaching Geography. For this, the method of analysis is based on cognitive paradigm, based on the proposed Piaget (1971) and Oliveira considerations (1977, 2008). As a final result, we obtained the development Cartographic five games, namely: a game of dominoes, a memory game, two games and two puzzle board games. The application of these games in the classroom can not be achieved within the project period, however will be one of the main commitments and challenges in future stages
id UNSP_99cb00c30b7917c7c6f9e9eb16f045ae
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/156157
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula: aplicações das imagens de satélites no ensino de geografiaJogos educativosCartografiaGeografia - Estudo e ensinoNowadays, we can observe more and more the use of remote sensing products has become a trivial something in our lives. This situation can be clearly observed, for the amount of news - newspaper, television news, internet, and a lot of means of communication - to inform the population about changes that happens in geographic space. In this context, the images obtained by satellites, become in important cartographic documents to study de changes of (in) Earth surface and, Geography been worried with this phenomena, must use it in school environment. Thus this project aims to present the possibilities of cartographic games as a teaching resource in the classroom, highlighting the applications of satellite images in Teaching Geography. For this, the method of analysis is based on cognitive paradigm, based on the proposed Piaget (1971) and Oliveira considerations (1977, 2008). As a final result, we obtained the development Cartographic five games, namely: a game of dominoes, a memory game, two games and two puzzle board games. The application of these games in the classroom can not be achieved within the project period, however will be one of the main commitments and challenges in future stagesNos dias de hoje podemos observar que cada vez mais o uso dos produtos do sensoriamento remoto está se tornando algo comum em nossas vidas. Tal situação pode ser claramente observada, pelo montante de reportagens - em jornais, noticiários de televisão, internet e inúmeros meios de comunicação - a fim de informar a população das modificações que ocorrem no espaço geográfico. Neste contexto, as imagens obtidas por satélites se transformaram em importantes documentos cartográficos para estudar as alterações da(na) superfície terrestre e, a Geografia por estar preocupada com esses fenômenos, cada vez mais, deve fazer seu uso dentro do ambiente escolar. Assim este projeto, tem como objetivo apresentar as possibilidades de jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula, destacando as aplicações das Imagens de Satélites no Ensino da Geografia. Para isto, o método de análise baseia-se no Paradigma Cognitivo, tendo como base a proposta de Piaget (1971) e considerações de Oliveira (1977; 2008). Como resultado final, obteve-se a elaboração de cinco jogos cartográficos, sendo eles: um jogo de dominó, um jogo da memória, dois jogos de quebra cabeça e dois jogos de tabuleiro. A aplicação destes jogos, em sala de aula, não pode ser realizada dentro do período do projeto, todavia será um dos principais compromissos e desafios nas etapas futurasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Zacharias, Andréa Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sarmiento, Nádia Cristine de Castro [UNESP]2018-09-19T17:26:06Z2018-09-19T17:26:06Z2014-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61 f.application/pdfSARMIENTO, Nádia Cristine de Castro. Jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula: aplicações das imagens de satélites no ensino de geografia. 2014. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.http://hdl.handle.net/11449/156157000891149http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891149.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T20:26:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156157Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:39:18.659929Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula: aplicações das imagens de satélites no ensino de geografia
title Jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula: aplicações das imagens de satélites no ensino de geografia
spellingShingle Jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula: aplicações das imagens de satélites no ensino de geografia
Sarmiento, Nádia Cristine de Castro [UNESP]
Jogos educativos
Cartografia
Geografia - Estudo e ensino
title_short Jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula: aplicações das imagens de satélites no ensino de geografia
title_full Jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula: aplicações das imagens de satélites no ensino de geografia
title_fullStr Jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula: aplicações das imagens de satélites no ensino de geografia
title_full_unstemmed Jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula: aplicações das imagens de satélites no ensino de geografia
title_sort Jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula: aplicações das imagens de satélites no ensino de geografia
author Sarmiento, Nádia Cristine de Castro [UNESP]
author_facet Sarmiento, Nádia Cristine de Castro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zacharias, Andréa Aparecida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmiento, Nádia Cristine de Castro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Cartografia
Geografia - Estudo e ensino
topic Jogos educativos
Cartografia
Geografia - Estudo e ensino
description Nowadays, we can observe more and more the use of remote sensing products has become a trivial something in our lives. This situation can be clearly observed, for the amount of news - newspaper, television news, internet, and a lot of means of communication - to inform the population about changes that happens in geographic space. In this context, the images obtained by satellites, become in important cartographic documents to study de changes of (in) Earth surface and, Geography been worried with this phenomena, must use it in school environment. Thus this project aims to present the possibilities of cartographic games as a teaching resource in the classroom, highlighting the applications of satellite images in Teaching Geography. For this, the method of analysis is based on cognitive paradigm, based on the proposed Piaget (1971) and Oliveira considerations (1977, 2008). As a final result, we obtained the development Cartographic five games, namely: a game of dominoes, a memory game, two games and two puzzle board games. The application of these games in the classroom can not be achieved within the project period, however will be one of the main commitments and challenges in future stages
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-28
2018-09-19T17:26:06Z
2018-09-19T17:26:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SARMIENTO, Nádia Cristine de Castro. Jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula: aplicações das imagens de satélites no ensino de geografia. 2014. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/156157
000891149
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891149.pdf
identifier_str_mv SARMIENTO, Nádia Cristine de Castro. Jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula: aplicações das imagens de satélites no ensino de geografia. 2014. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.
000891149
url http://hdl.handle.net/11449/156157
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891149.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129447395590144