Deleuze e Bergson: desejo como problema do inconsciente-multiplicidade
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.institutodefilosofia.com.br/revista_science_v3_2011.html http://hdl.handle.net/11449/127185 |
Resumo: | O conceito de problema, que Deleuze desenvolve em vários momentos-chave de seu pensamento, tem em sua alçada bergsoniana um ponto forte. No presente artigo, procuraremos mostrar de que modo Deleuze vale-se do caminho de Bergson neste âmbito para propor e articular, em torno da idéia de problema, dois dos conceitos originais pelos quais ficou conhecido, ou seja, a multiplicidade e o inconsciente. Veremos que o conceito de problema está na base de uma tipologia deleuzeana das multiplicidades, assim como lhe permite elaborar uma idéia de inconsciente como multiplicidade onde o desejo responde pela instância problemática. Desse modo, conclui-se pela importância determinante da filosofia bergsoniana para Deleuze, particularmente quanto à passagem de sua ontologia para um dos concietos que a realizam e aplicam. |
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Deleuze e Bergson: desejo como problema do inconsciente-multiplicidadeDeleuzeBergsonproblemaMultiplicidadeInconscienteO conceito de problema, que Deleuze desenvolve em vários momentos-chave de seu pensamento, tem em sua alçada bergsoniana um ponto forte. No presente artigo, procuraremos mostrar de que modo Deleuze vale-se do caminho de Bergson neste âmbito para propor e articular, em torno da idéia de problema, dois dos conceitos originais pelos quais ficou conhecido, ou seja, a multiplicidade e o inconsciente. Veremos que o conceito de problema está na base de uma tipologia deleuzeana das multiplicidades, assim como lhe permite elaborar uma idéia de inconsciente como multiplicidade onde o desejo responde pela instância problemática. Desse modo, conclui-se pela importância determinante da filosofia bergsoniana para Deleuze, particularmente quanto à passagem de sua ontologia para um dos concietos que a realizam e aplicam.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de História, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antônio 2001, Campus Universitário, CEP 19806173, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de História, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antônio 2001, Campus Universitário, CEP 19806173, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cardoso Júnior, Hélio Rebello [UNESP]2015-08-21T17:54:05Z2015-08-21T17:54:05Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article27-37http://www.institutodefilosofia.com.br/revista_science_v3_2011.htmlRevista Science Institute, v. 3, n. 3, p. 27-37, 2011.1984-5804http://hdl.handle.net/11449/1271857428964121614007Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Science Instituteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T19:29:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127185Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:27:01.094231Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O conceito de problema, que Deleuze desenvolve em vários momentos-chave de seu pensamento, tem em sua alçada bergsoniana um ponto forte. No presente artigo, procuraremos mostrar de que modo Deleuze vale-se do caminho de Bergson neste âmbito para propor e articular, em torno da idéia de problema, dois dos conceitos originais pelos quais ficou conhecido, ou seja, a multiplicidade e o inconsciente. Veremos que o conceito de problema está na base de uma tipologia deleuzeana das multiplicidades, assim como lhe permite elaborar uma idéia de inconsciente como multiplicidade onde o desejo responde pela instância problemática. Desse modo, conclui-se pela importância determinante da filosofia bergsoniana para Deleuze, particularmente quanto à passagem de sua ontologia para um dos concietos que a realizam e aplicam. |
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