O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Oliveira, Jane Raquel Silva De, Queiroz, Salete Linhares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172009110109
http://hdl.handle.net/11449/212121
Resumo: The aim of this work was to analyze views of graduate students about the professional background of undergraduate chemistry professors. Graduate students answered a questionnaire about the knowledge and the know-how necessary as attributes of undergraduate chemistry professors. The results indicated that the majority of students prioritized the need of extensive knowledge of the discipline to be taught. Besides, they also highlighted the importance of knowledge of subject-related teaching methodology.
id UNSP_9a2c1de445ae47241d3e75c70d65f202
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/212121
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICATHE KNOWLEDGE AND THE KNOW-HOW NECESSARY AS ATTRIBUTES OF UNDERGRADUATE PROFESSORS: VIEWS OF CHEMISTRY GRADUATE STUDENTSTeacher educationhigher educationchemistryFormação de professoresensino superiorquímicaThe aim of this work was to analyze views of graduate students about the professional background of undergraduate chemistry professors. Graduate students answered a questionnaire about the knowledge and the know-how necessary as attributes of undergraduate chemistry professors. The results indicated that the majority of students prioritized the need of extensive knowledge of the discipline to be taught. Besides, they also highlighted the importance of knowledge of subject-related teaching methodology.O objetivo deste trabalho foi analisar as visões de alunos de pós-graduação sobre as necessidades formativas de professores de Química do Ensino Superior. A partir de questões relacionadas ao saber e saber fazer do professor neste nível de ensino, os alunos apresentaram suas concepções sobre os conhecimentos necessários para um bom desempenho na prática de sala de aula. Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos priorizou a necessidade do professor conhecer a matéria a ser ensinada, ou seja, os saberes conceituais. Aliado a este saber, porém em menor grau, destacaram a importância dos saberes relacionados à metodologia de ensino da área específica.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de DidáticaUniversidade Federal de São Carlos, Departamento de QuímicaUniversidade de São Paulo, Instituto de Química de São CarlosUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de DidáticaFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de São CarlosUniversidade de São Paulo (USP)Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante [UNESP]Oliveira, Jane Raquel Silva DeQueiroz, Salete Linhares2021-07-14T10:34:50Z2021-07-14T10:34:50Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article140-159application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172009110109Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 11, n. 1, p. 140-159, 2009.1983-2117http://hdl.handle.net/11449/21212110.1590/1983-21172009110109S1983-21172009000100140S1983-21172009000100140.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-12T06:05:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212121Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-12T06:05:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
THE KNOWLEDGE AND THE KNOW-HOW NECESSARY AS ATTRIBUTES OF UNDERGRADUATE PROFESSORS: VIEWS OF CHEMISTRY GRADUATE STUDENTS
title O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
spellingShingle O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante [UNESP]
Teacher education
higher education
chemistry
Formação de professores
ensino superior
química
title_short O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
title_full O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
title_fullStr O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
title_full_unstemmed O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
title_sort O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
author Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante [UNESP]
author_facet Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante [UNESP]
Oliveira, Jane Raquel Silva De
Queiroz, Salete Linhares
author_role author
author2 Oliveira, Jane Raquel Silva De
Queiroz, Salete Linhares
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de São Carlos
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante [UNESP]
Oliveira, Jane Raquel Silva De
Queiroz, Salete Linhares
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher education
higher education
chemistry
Formação de professores
ensino superior
química
topic Teacher education
higher education
chemistry
Formação de professores
ensino superior
química
description The aim of this work was to analyze views of graduate students about the professional background of undergraduate chemistry professors. Graduate students answered a questionnaire about the knowledge and the know-how necessary as attributes of undergraduate chemistry professors. The results indicated that the majority of students prioritized the need of extensive knowledge of the discipline to be taught. Besides, they also highlighted the importance of knowledge of subject-related teaching methodology.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2021-07-14T10:34:50Z
2021-07-14T10:34:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172009110109
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 11, n. 1, p. 140-159, 2009.
1983-2117
http://hdl.handle.net/11449/212121
10.1590/1983-21172009110109
S1983-21172009000100140
S1983-21172009000100140.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172009110109
http://hdl.handle.net/11449/212121
identifier_str_mv Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 11, n. 1, p. 140-159, 2009.
1983-2117
10.1590/1983-21172009110109
S1983-21172009000100140
S1983-21172009000100140.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 140-159
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045952105218048