O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172009110109 http://hdl.handle.net/11449/212121 |
Resumo: | The aim of this work was to analyze views of graduate students about the professional background of undergraduate chemistry professors. Graduate students answered a questionnaire about the knowledge and the know-how necessary as attributes of undergraduate chemistry professors. The results indicated that the majority of students prioritized the need of extensive knowledge of the discipline to be taught. Besides, they also highlighted the importance of knowledge of subject-related teaching methodology. |
id |
UNSP_9a2c1de445ae47241d3e75c70d65f202 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/212121 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICATHE KNOWLEDGE AND THE KNOW-HOW NECESSARY AS ATTRIBUTES OF UNDERGRADUATE PROFESSORS: VIEWS OF CHEMISTRY GRADUATE STUDENTSTeacher educationhigher educationchemistryFormação de professoresensino superiorquímicaThe aim of this work was to analyze views of graduate students about the professional background of undergraduate chemistry professors. Graduate students answered a questionnaire about the knowledge and the know-how necessary as attributes of undergraduate chemistry professors. The results indicated that the majority of students prioritized the need of extensive knowledge of the discipline to be taught. Besides, they also highlighted the importance of knowledge of subject-related teaching methodology.O objetivo deste trabalho foi analisar as visões de alunos de pós-graduação sobre as necessidades formativas de professores de Química do Ensino Superior. A partir de questões relacionadas ao saber e saber fazer do professor neste nível de ensino, os alunos apresentaram suas concepções sobre os conhecimentos necessários para um bom desempenho na prática de sala de aula. Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos priorizou a necessidade do professor conhecer a matéria a ser ensinada, ou seja, os saberes conceituais. Aliado a este saber, porém em menor grau, destacaram a importância dos saberes relacionados à metodologia de ensino da área específica.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de DidáticaUniversidade Federal de São Carlos, Departamento de QuímicaUniversidade de São Paulo, Instituto de Química de São CarlosUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de DidáticaFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de São CarlosUniversidade de São Paulo (USP)Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante [UNESP]Oliveira, Jane Raquel Silva DeQueiroz, Salete Linhares2021-07-14T10:34:50Z2021-07-14T10:34:50Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article140-159application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172009110109Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 11, n. 1, p. 140-159, 2009.1983-2117http://hdl.handle.net/11449/21212110.1590/1983-21172009110109S1983-21172009000100140S1983-21172009000100140.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-12T06:05:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212121Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-12T06:05:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA THE KNOWLEDGE AND THE KNOW-HOW NECESSARY AS ATTRIBUTES OF UNDERGRADUATE PROFESSORS: VIEWS OF CHEMISTRY GRADUATE STUDENTS |
title |
O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA |
spellingShingle |
O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante [UNESP] Teacher education higher education chemistry Formação de professores ensino superior química |
title_short |
O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA |
title_full |
O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA |
title_fullStr |
O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA |
title_full_unstemmed |
O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA |
title_sort |
O SABER E O SABER FAZER NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA |
author |
Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante [UNESP] |
author_facet |
Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante [UNESP] Oliveira, Jane Raquel Silva De Queiroz, Salete Linhares |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Jane Raquel Silva De Queiroz, Salete Linhares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal de São Carlos Universidade de São Paulo (USP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante [UNESP] Oliveira, Jane Raquel Silva De Queiroz, Salete Linhares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teacher education higher education chemistry Formação de professores ensino superior química |
topic |
Teacher education higher education chemistry Formação de professores ensino superior química |
description |
The aim of this work was to analyze views of graduate students about the professional background of undergraduate chemistry professors. Graduate students answered a questionnaire about the knowledge and the know-how necessary as attributes of undergraduate chemistry professors. The results indicated that the majority of students prioritized the need of extensive knowledge of the discipline to be taught. Besides, they also highlighted the importance of knowledge of subject-related teaching methodology. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2021-07-14T10:34:50Z 2021-07-14T10:34:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172009110109 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 11, n. 1, p. 140-159, 2009. 1983-2117 http://hdl.handle.net/11449/212121 10.1590/1983-21172009110109 S1983-21172009000100140 S1983-21172009000100140.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172009110109 http://hdl.handle.net/11449/212121 |
identifier_str_mv |
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 11, n. 1, p. 140-159, 2009. 1983-2117 10.1590/1983-21172009110109 S1983-21172009000100140 S1983-21172009000100140.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
140-159 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803045952105218048 |