Visões dos formadores da licenciatura em matemática na construção dos saberes docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haruna, Luiz Hiroaki [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91009
Resumo: A presente investigação tem como objetivo buscar compreensões sobre as visões dos professores formadores da Licenciatura em Matemática a respeito da articulação da construção dos próprios saberes docentes com a atividade docente. A delimitação do campo de pesquisa deu-se após a realização de uma coleta de dados a partir de um questionário semi-estruturado dirigido a 12 (doze) professores, que ministram alguma disciplina ligada a Matemática. O trabalho insere-se em uma perspectiva qualitativa de investigação, buscando uma compreensão dos fenômenos estudados. Foram consultados documentos da Universidade, a legislação vigente e entrevistas. Buscou-se a utilização das teorias apresentadas pelos autores Tardif et al (1991), Shulman (1986) e Saviani (1996) sobre a tipologia dos saberes docentes. A análise indica que os formadores percebem a existência de tais saberes/conhecimentos, mas não o identificam claramente, além disso, com a atualização constante em conhecimentos ligados a Matemática, para o exercício da docência, percebem a necessidade dos conhecimentos disciplinares e não a existência de outros saberes/conhecimentos ligados à formação do futuro Professor de Matemática. É preciso concatenar as idéias dos atores envolvidos na formação assim como os objetivos que a Licenciatura deve atingir.
id UNSP_b946cfcbfdcc902207c588de858f1dc5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91009
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Visões dos formadores da licenciatura em matemática na construção dos saberes docentesProfessores - FormaçãoSaberes profissionaisPrática docenteEnsino superiorHigher educationA presente investigação tem como objetivo buscar compreensões sobre as visões dos professores formadores da Licenciatura em Matemática a respeito da articulação da construção dos próprios saberes docentes com a atividade docente. A delimitação do campo de pesquisa deu-se após a realização de uma coleta de dados a partir de um questionário semi-estruturado dirigido a 12 (doze) professores, que ministram alguma disciplina ligada a Matemática. O trabalho insere-se em uma perspectiva qualitativa de investigação, buscando uma compreensão dos fenômenos estudados. Foram consultados documentos da Universidade, a legislação vigente e entrevistas. Buscou-se a utilização das teorias apresentadas pelos autores Tardif et al (1991), Shulman (1986) e Saviani (1996) sobre a tipologia dos saberes docentes. A análise indica que os formadores percebem a existência de tais saberes/conhecimentos, mas não o identificam claramente, além disso, com a atualização constante em conhecimentos ligados a Matemática, para o exercício da docência, percebem a necessidade dos conhecimentos disciplinares e não a existência de outros saberes/conhecimentos ligados à formação do futuro Professor de Matemática. É preciso concatenar as idéias dos atores envolvidos na formação assim como os objetivos que a Licenciatura deve atingir.The aim of this work is to search for understanding the views of instructors in charge of the formation of prospective Mathematics teachers in graduate schools as far as the combination of teaching skills and the teaching activity itself is concerned. Fixing the boundaries of the research field was set after data collection based upon a semi-structured questionnaire answered by (12) twelve teachers who teach any subject related to Mathematics. The work fits into a qualitative perspective of investigation, seeking for understanding the phenomena studied. The University documents, the present legislation and interviews have been the sources of information. The theories of Tardif et al (1991), Shulman (1986) and Saviani (1996) about the tipology of teaching skills have been taking into consideration for the work to be based on. The analysis indicates that the instructors in charge of preparing future teachers, in spite of being aware of such skills and competence are unable to identify them clearly and besides that, make constant use only of the knowledge related specifically to Mathematics while teaching, thus accomplishing only the use of their competence in Mathematics ignoring the other skills and the knowledge connected to the formation of prospective Mathematics teachers that should be taken into consideration. It has been made necessary that not only the concepts of the instructors and all the staff directly involved in the process of formation, but also the objectives that the graduation is supposed to achieve, to be converged so as to provide the future Mathematics teachers with a holistic formation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Passos, Laurizete Ferragut [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Haruna, Luiz Hiroaki [UNESP]2014-06-11T19:24:51Z2014-06-11T19:24:51Z2004-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisv, 119 f. : il., tabsapplication/pdfHARUNA, Luiz Hiroaki. Visões dos formadores da licenciatura em matemática na construção dos saberes docentes. 2004. v, 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.http://hdl.handle.net/11449/91009000282891haruna_lh_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-11-28T17:50:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91009Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-11-28T17:50:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Visões dos formadores da licenciatura em matemática na construção dos saberes docentes
title Visões dos formadores da licenciatura em matemática na construção dos saberes docentes
spellingShingle Visões dos formadores da licenciatura em matemática na construção dos saberes docentes
Haruna, Luiz Hiroaki [UNESP]
Professores - Formação
Saberes profissionais
Prática docente
Ensino superior
Higher education
title_short Visões dos formadores da licenciatura em matemática na construção dos saberes docentes
title_full Visões dos formadores da licenciatura em matemática na construção dos saberes docentes
title_fullStr Visões dos formadores da licenciatura em matemática na construção dos saberes docentes
title_full_unstemmed Visões dos formadores da licenciatura em matemática na construção dos saberes docentes
title_sort Visões dos formadores da licenciatura em matemática na construção dos saberes docentes
author Haruna, Luiz Hiroaki [UNESP]
author_facet Haruna, Luiz Hiroaki [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passos, Laurizete Ferragut [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Haruna, Luiz Hiroaki [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Saberes profissionais
Prática docente
Ensino superior
Higher education
topic Professores - Formação
Saberes profissionais
Prática docente
Ensino superior
Higher education
description A presente investigação tem como objetivo buscar compreensões sobre as visões dos professores formadores da Licenciatura em Matemática a respeito da articulação da construção dos próprios saberes docentes com a atividade docente. A delimitação do campo de pesquisa deu-se após a realização de uma coleta de dados a partir de um questionário semi-estruturado dirigido a 12 (doze) professores, que ministram alguma disciplina ligada a Matemática. O trabalho insere-se em uma perspectiva qualitativa de investigação, buscando uma compreensão dos fenômenos estudados. Foram consultados documentos da Universidade, a legislação vigente e entrevistas. Buscou-se a utilização das teorias apresentadas pelos autores Tardif et al (1991), Shulman (1986) e Saviani (1996) sobre a tipologia dos saberes docentes. A análise indica que os formadores percebem a existência de tais saberes/conhecimentos, mas não o identificam claramente, além disso, com a atualização constante em conhecimentos ligados a Matemática, para o exercício da docência, percebem a necessidade dos conhecimentos disciplinares e não a existência de outros saberes/conhecimentos ligados à formação do futuro Professor de Matemática. É preciso concatenar as idéias dos atores envolvidos na formação assim como os objetivos que a Licenciatura deve atingir.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-17
2014-06-11T19:24:51Z
2014-06-11T19:24:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HARUNA, Luiz Hiroaki. Visões dos formadores da licenciatura em matemática na construção dos saberes docentes. 2004. v, 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.
http://hdl.handle.net/11449/91009
000282891
haruna_lh_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv HARUNA, Luiz Hiroaki. Visões dos formadores da licenciatura em matemática na construção dos saberes docentes. 2004. v, 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.
000282891
haruna_lh_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv v, 119 f. : il., tabs
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1826303917839876096