Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109 http://hdl.handle.net/11449/134961 |
Resumo: | With the advent of media and mass culture, media education actions become increasingly necessary within the school. This paper is the result of an Undergraduate Research conducted with high school students and public. The survey was aimed at building methodologies who exercised a critical reading of media and stimulate the production of creative content using the language of sound and image. To this end, workshops were held radio and photography. The analysis results obtained showed that students, despite being the targets of an uncritical and passive learning, great ability and potential for creative expression when they are encouraged to talk about something through the media languages. |
id |
UNSP_9a62ec0d2a8a897c1c357680fa2a4596 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134961 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escolaMedia educationMusicPhotographyYouthCreativityCriatividadeJovensMídia-educaçãoFotografiaWith the advent of media and mass culture, media education actions become increasingly necessary within the school. This paper is the result of an Undergraduate Research conducted with high school students and public. The survey was aimed at building methodologies who exercised a critical reading of media and stimulate the production of creative content using the language of sound and image. To this end, workshops were held radio and photography. The analysis results obtained showed that students, despite being the targets of an uncritical and passive learning, great ability and potential for creative expression when they are encouraged to talk about something through the media languages.Com o advento das mídias e da cultura de massa, ações de mídia-educação tornam-se cada vez mais necessárias no contexto da escola. O presente artigo resulta de uma Iniciação Científica realizada com alunos do Ensino Médio público. A pesquisa teve como objetivo a construção de metodologias que exercitassem a leitura crítica das mídias e estimulassem a produção de conteúdos criativos utilizando as linguagens do som e da imagem. Para isso, foram realizadas oficinas de rádio e fotografia. Os resultados das análises obtidas mostraram que os estudantes, apesar de serem alvo de um aprendizado acrítico e passivo, possuem grande capacidade de expressão e potencial criativo, quando são instigados a falar sobre algo por meio das linguagens midiáticas.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Bauru, Av Eng Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Bauru, Av Eng Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Andrelo, Roseane [UNESP]Oliveira, Marcele Tonelli de2016-03-02T12:59:09Z2016-03-02T12:59:09Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article101-109application/pdfhttp://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109Comunicacao e Educacao, v. 17, n. 1, p. 101-109, 2012.0104-6829http://hdl.handle.net/11449/13496110.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109ISSN0104-6829-2012-17-01-101-109.pdf3501886345972906Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporComunicacao e Educacaoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-17T15:50:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134961Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:26:38.963147Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola |
title |
Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola |
spellingShingle |
Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola Andrelo, Roseane [UNESP] Media education Music Photography Youth Creativity Criatividade Jovens Mídia-educação Fotografia |
title_short |
Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola |
title_full |
Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola |
title_fullStr |
Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola |
title_full_unstemmed |
Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola |
title_sort |
Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola |
author |
Andrelo, Roseane [UNESP] |
author_facet |
Andrelo, Roseane [UNESP] Oliveira, Marcele Tonelli de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marcele Tonelli de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrelo, Roseane [UNESP] Oliveira, Marcele Tonelli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Media education Music Photography Youth Creativity Criatividade Jovens Mídia-educação Fotografia |
topic |
Media education Music Photography Youth Creativity Criatividade Jovens Mídia-educação Fotografia |
description |
With the advent of media and mass culture, media education actions become increasingly necessary within the school. This paper is the result of an Undergraduate Research conducted with high school students and public. The survey was aimed at building methodologies who exercised a critical reading of media and stimulate the production of creative content using the language of sound and image. To this end, workshops were held radio and photography. The analysis results obtained showed that students, despite being the targets of an uncritical and passive learning, great ability and potential for creative expression when they are encouraged to talk about something through the media languages. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2016-03-02T12:59:09Z 2016-03-02T12:59:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109 Comunicacao e Educacao, v. 17, n. 1, p. 101-109, 2012. 0104-6829 http://hdl.handle.net/11449/134961 10.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109 ISSN0104-6829-2012-17-01-101-109.pdf 3501886345972906 |
url |
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109 http://hdl.handle.net/11449/134961 |
identifier_str_mv |
Comunicacao e Educacao, v. 17, n. 1, p. 101-109, 2012. 0104-6829 10.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109 ISSN0104-6829-2012-17-01-101-109.pdf 3501886345972906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Comunicacao e Educacao |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
101-109 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128653032161280 |