Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrelo, Roseane [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Marcele Tonelli de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109
http://hdl.handle.net/11449/134961
Resumo: With the advent of media and mass culture, media education actions become increasingly necessary within the school. This paper is the result of an Undergraduate Research conducted with high school students and public. The survey was aimed at building methodologies who exercised a critical reading of media and stimulate the production of creative content using the language of sound and image. To this end, workshops were held radio and photography. The analysis results obtained showed that students, despite being the targets of an uncritical and passive learning, great ability and potential for creative expression when they are encouraged to talk about something through the media languages.
id UNSP_9a62ec0d2a8a897c1c357680fa2a4596
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134961
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escolaMedia educationMusicPhotographyYouthCreativityCriatividadeJovensMídia-educaçãoFotografiaWith the advent of media and mass culture, media education actions become increasingly necessary within the school. This paper is the result of an Undergraduate Research conducted with high school students and public. The survey was aimed at building methodologies who exercised a critical reading of media and stimulate the production of creative content using the language of sound and image. To this end, workshops were held radio and photography. The analysis results obtained showed that students, despite being the targets of an uncritical and passive learning, great ability and potential for creative expression when they are encouraged to talk about something through the media languages.Com o advento das mídias e da cultura de massa, ações de mídia-educação tornam-se cada vez mais necessárias no contexto da escola. O presente artigo resulta de uma Iniciação Científica realizada com alunos do Ensino Médio público. A pesquisa teve como objetivo a construção de metodologias que exercitassem a leitura crítica das mídias e estimulassem a produção de conteúdos criativos utilizando as linguagens do som e da imagem. Para isso, foram realizadas oficinas de rádio e fotografia. Os resultados das análises obtidas mostraram que os estudantes, apesar de serem alvo de um aprendizado acrítico e passivo, possuem grande capacidade de expressão e potencial criativo, quando são instigados a falar sobre algo por meio das linguagens midiáticas.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Bauru, Av Eng Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Bauru, Av Eng Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Andrelo, Roseane [UNESP]Oliveira, Marcele Tonelli de2016-03-02T12:59:09Z2016-03-02T12:59:09Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article101-109application/pdfhttp://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109Comunicacao e Educacao, v. 17, n. 1, p. 101-109, 2012.0104-6829http://hdl.handle.net/11449/13496110.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109ISSN0104-6829-2012-17-01-101-109.pdf3501886345972906Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporComunicacao e Educacaoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-17T15:50:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134961Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-17T15:50:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola
title Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola
spellingShingle Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola
Andrelo, Roseane [UNESP]
Media education
Music
Photography
Youth
Creativity
Criatividade
Jovens
Mídia-educação
Fotografia
title_short Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola
title_full Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola
title_fullStr Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola
title_full_unstemmed Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola
title_sort Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola
author Andrelo, Roseane [UNESP]
author_facet Andrelo, Roseane [UNESP]
Oliveira, Marcele Tonelli de
author_role author
author2 Oliveira, Marcele Tonelli de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrelo, Roseane [UNESP]
Oliveira, Marcele Tonelli de
dc.subject.por.fl_str_mv Media education
Music
Photography
Youth
Creativity
Criatividade
Jovens
Mídia-educação
Fotografia
topic Media education
Music
Photography
Youth
Creativity
Criatividade
Jovens
Mídia-educação
Fotografia
description With the advent of media and mass culture, media education actions become increasingly necessary within the school. This paper is the result of an Undergraduate Research conducted with high school students and public. The survey was aimed at building methodologies who exercised a critical reading of media and stimulate the production of creative content using the language of sound and image. To this end, workshops were held radio and photography. The analysis results obtained showed that students, despite being the targets of an uncritical and passive learning, great ability and potential for creative expression when they are encouraged to talk about something through the media languages.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-03-02T12:59:09Z
2016-03-02T12:59:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109
Comunicacao e Educacao, v. 17, n. 1, p. 101-109, 2012.
0104-6829
http://hdl.handle.net/11449/134961
10.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109
ISSN0104-6829-2012-17-01-101-109.pdf
3501886345972906
url http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109
http://hdl.handle.net/11449/134961
identifier_str_mv Comunicacao e Educacao, v. 17, n. 1, p. 101-109, 2012.
0104-6829
10.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109
ISSN0104-6829-2012-17-01-101-109.pdf
3501886345972906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Comunicacao e Educacao
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101-109
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046234063110144