Media education: from creativity to the free expression in school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45444 |
Resumo: | Com o advento das mídias e da cultura de massa, ações de mídia-educação tornam-se cada vez mais necessárias nocontexto da escola. O presente artigo resulta de uma Iniciação Científica realizada com alunos do Ensino Médio público. Apesquisa teve como objetivo a construção de metodologias que exercitassem a leitura crítica das mídias e estimulassem a produção de conteúdos criativos utilizando as linguagens do som e da imagem. Para isso, foram realizadas oficinas de rádio e fotografia. Os resultados das análises obtidas mostraram que os estudantes, apesar de serem alvo de um aprendizado acrítico e passivo, possuem grande capacidade de expressão e potencialcriativo, quando são instigados a falar sobre algo por meio das linguagens midiáticas. |
id |
USP-71_32251531f16438eecd9d765c1c827dcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/45444 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Media education: from creativity to the free expression in schoolMídia-educação: da criatividade à livre expressão na escolaMídia-educaçãomúsicafotografiajovenscriatividade.Media educationmusicphotographyyouthcreativity.Com o advento das mídias e da cultura de massa, ações de mídia-educação tornam-se cada vez mais necessárias nocontexto da escola. O presente artigo resulta de uma Iniciação Científica realizada com alunos do Ensino Médio público. Apesquisa teve como objetivo a construção de metodologias que exercitassem a leitura crítica das mídias e estimulassem a produção de conteúdos criativos utilizando as linguagens do som e da imagem. Para isso, foram realizadas oficinas de rádio e fotografia. Os resultados das análises obtidas mostraram que os estudantes, apesar de serem alvo de um aprendizado acrítico e passivo, possuem grande capacidade de expressão e potencialcriativo, quando são instigados a falar sobre algo por meio das linguagens midiáticas.With the advent of media and mass culture, media education actions become increasingly necessary within the school. This paper is the result of an Undergraduate Research conducted with high school students and public. The survey was aimed at building methodologies who exercised a critical reading of media and stimulate the production of creative content using the language of sound and image. To this end, workshops were held radio and photography. The analysis results obtained showed that students, despite being the targets of an uncritical and passive learning,great ability and potential for creative expression when they are encouraged to talk about something through the media languages.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4544410.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109Comunicação & Educação; v. 17 n. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 101-109Comunicação & Educação; Vol. 17 No. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 101-109Comunicação & Educação; Vol. 17 Núm. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 101-1092316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45444/49053Andrelo, RoseaneOliveira, Marcele Tonelli deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-29T13:54:52Zoai:revistas.usp.br:article/45444Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:11.877166Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Media education: from creativity to the free expression in school Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola |
title |
Media education: from creativity to the free expression in school |
spellingShingle |
Media education: from creativity to the free expression in school Andrelo, Roseane Mídia-educação música fotografia jovens criatividade. Media education music photography youth creativity. |
title_short |
Media education: from creativity to the free expression in school |
title_full |
Media education: from creativity to the free expression in school |
title_fullStr |
Media education: from creativity to the free expression in school |
title_full_unstemmed |
Media education: from creativity to the free expression in school |
title_sort |
Media education: from creativity to the free expression in school |
author |
Andrelo, Roseane |
author_facet |
Andrelo, Roseane Oliveira, Marcele Tonelli de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marcele Tonelli de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrelo, Roseane Oliveira, Marcele Tonelli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia-educação música fotografia jovens criatividade. Media education music photography youth creativity. |
topic |
Mídia-educação música fotografia jovens criatividade. Media education music photography youth creativity. |
description |
Com o advento das mídias e da cultura de massa, ações de mídia-educação tornam-se cada vez mais necessárias nocontexto da escola. O presente artigo resulta de uma Iniciação Científica realizada com alunos do Ensino Médio público. Apesquisa teve como objetivo a construção de metodologias que exercitassem a leitura crítica das mídias e estimulassem a produção de conteúdos criativos utilizando as linguagens do som e da imagem. Para isso, foram realizadas oficinas de rádio e fotografia. Os resultados das análises obtidas mostraram que os estudantes, apesar de serem alvo de um aprendizado acrítico e passivo, possuem grande capacidade de expressão e potencialcriativo, quando são instigados a falar sobre algo por meio das linguagens midiáticas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45444 10.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45444 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45444/49053 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 17 n. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 101-109 Comunicação & Educação; Vol. 17 No. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 101-109 Comunicação & Educação; Vol. 17 Núm. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 101-109 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047091298566144 |