Media education: from creativity to the free expression in school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrelo, Roseane
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Marcele Tonelli de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45444
Resumo: Com o advento das mídias e da cultura de massa, ações de mídia-educação tornam-se cada vez mais necessárias nocontexto da escola. O presente artigo resulta de uma Iniciação Científica realizada com alunos do Ensino Médio público. Apesquisa teve como objetivo a construção de metodologias que exercitassem a leitura crítica das mídias e estimulassem a produção de conteúdos criativos utilizando as linguagens do som e da imagem. Para isso, foram realizadas oficinas de rádio e fotografia. Os resultados das análises obtidas  mostraram que os estudantes, apesar de serem alvo de um aprendizado acrítico e passivo, possuem grande capacidade de expressão e potencialcriativo, quando são instigados a falar sobre algo por meio das linguagens midiáticas.
id USP-71_32251531f16438eecd9d765c1c827dcf
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/45444
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Media education: from creativity to the free expression in schoolMídia-educação: da criatividade à livre expressão na escolaMídia-educaçãomúsicafotografiajovenscriatividade.Media educationmusicphotographyyouthcreativity.Com o advento das mídias e da cultura de massa, ações de mídia-educação tornam-se cada vez mais necessárias nocontexto da escola. O presente artigo resulta de uma Iniciação Científica realizada com alunos do Ensino Médio público. Apesquisa teve como objetivo a construção de metodologias que exercitassem a leitura crítica das mídias e estimulassem a produção de conteúdos criativos utilizando as linguagens do som e da imagem. Para isso, foram realizadas oficinas de rádio e fotografia. Os resultados das análises obtidas  mostraram que os estudantes, apesar de serem alvo de um aprendizado acrítico e passivo, possuem grande capacidade de expressão e potencialcriativo, quando são instigados a falar sobre algo por meio das linguagens midiáticas.With the advent of media and mass culture, media education actions become increasingly necessary within the school. This paper is the result of an Undergraduate Research conducted with high school students and public. The survey was aimed at building methodologies who exercised a critical reading of media and stimulate the production of creative content using the language of sound and image. To this end, workshops were held radio and photography. The analysis results obtained showed that students, despite being the targets of an uncritical and passive learning,great ability and potential for creative expression when they are encouraged to talk about something through the media languages.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4544410.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109Comunicação & Educação; v. 17 n. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 101-109Comunicação & Educação; Vol. 17 No. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 101-109Comunicação & Educação; Vol. 17 Núm. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 101-1092316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45444/49053Andrelo, RoseaneOliveira, Marcele Tonelli deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-29T13:54:52Zoai:revistas.usp.br:article/45444Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:11.877166Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Media education: from creativity to the free expression in school
Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola
title Media education: from creativity to the free expression in school
spellingShingle Media education: from creativity to the free expression in school
Andrelo, Roseane
Mídia-educação
música
fotografia
jovens
criatividade.
Media education
music
photography
youth
creativity.
title_short Media education: from creativity to the free expression in school
title_full Media education: from creativity to the free expression in school
title_fullStr Media education: from creativity to the free expression in school
title_full_unstemmed Media education: from creativity to the free expression in school
title_sort Media education: from creativity to the free expression in school
author Andrelo, Roseane
author_facet Andrelo, Roseane
Oliveira, Marcele Tonelli de
author_role author
author2 Oliveira, Marcele Tonelli de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrelo, Roseane
Oliveira, Marcele Tonelli de
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia-educação
música
fotografia
jovens
criatividade.
Media education
music
photography
youth
creativity.
topic Mídia-educação
música
fotografia
jovens
criatividade.
Media education
music
photography
youth
creativity.
description Com o advento das mídias e da cultura de massa, ações de mídia-educação tornam-se cada vez mais necessárias nocontexto da escola. O presente artigo resulta de uma Iniciação Científica realizada com alunos do Ensino Médio público. Apesquisa teve como objetivo a construção de metodologias que exercitassem a leitura crítica das mídias e estimulassem a produção de conteúdos criativos utilizando as linguagens do som e da imagem. Para isso, foram realizadas oficinas de rádio e fotografia. Os resultados das análises obtidas  mostraram que os estudantes, apesar de serem alvo de um aprendizado acrítico e passivo, possuem grande capacidade de expressão e potencialcriativo, quando são instigados a falar sobre algo por meio das linguagens midiáticas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45444
10.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45444
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45444/49053
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 17 n. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 101-109
Comunicação & Educação; Vol. 17 No. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 101-109
Comunicação & Educação; Vol. 17 Núm. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 101-109
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047091298566144