A brincadeira e as atividades fomais de ensino no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise das manifestações das crianças de seis anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orlandi, Leonardo de Angelo [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92357
Resumo: A presente pesquisa, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP, Campus de Presidente Prudente, vincula-se à linha de pesquisa intitulada Práticas e Processos Formativos em Educação. A investigação estabeleceu como objetivo principal acompanhar e interpretar as manifestações das crianças de seis anos nas brincadeiras e atividades formais de ensino no primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Presidente Prudente, São Paulo. O interesse em investigar tal tema adveio das dúvidas presentes na prática escolar com relação à organização do ensino para as crianças nesta faixa etária e, também, de que os descompassos e dicotomias decorrentes do ingresso das crianças no primeiro ano, estão gerando diversos paradoxos propícios para reflexão na forma de conceber a educação para a infância. O referencial teórico que norteou o trabalho esteve pautado, principalmente nos autores do enfoque histórico-cultural e outros que embasam suas investigações na mesma matriz epistemológica. A investigação de natureza qualitativa adotou como método a abordagem descritivo-interpretativa das manifestações das crianças de seis anos nas brincadeiras e atividades formais de ensino. Para tal fim, utilizou-se os procedimentos metodológicos de análises bibliográficas, análise documental e observação participante...
id UNSP_9abc3de2fc795cbcf6a6900720f0a9cb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92357
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A brincadeira e as atividades fomais de ensino no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise das manifestações das crianças de seis anosEducaçãoBrincadeirasDesenvolvimento cognitivoInfânciaAprendizagemEducationA presente pesquisa, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP, Campus de Presidente Prudente, vincula-se à linha de pesquisa intitulada Práticas e Processos Formativos em Educação. A investigação estabeleceu como objetivo principal acompanhar e interpretar as manifestações das crianças de seis anos nas brincadeiras e atividades formais de ensino no primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Presidente Prudente, São Paulo. O interesse em investigar tal tema adveio das dúvidas presentes na prática escolar com relação à organização do ensino para as crianças nesta faixa etária e, também, de que os descompassos e dicotomias decorrentes do ingresso das crianças no primeiro ano, estão gerando diversos paradoxos propícios para reflexão na forma de conceber a educação para a infância. O referencial teórico que norteou o trabalho esteve pautado, principalmente nos autores do enfoque histórico-cultural e outros que embasam suas investigações na mesma matriz epistemológica. A investigação de natureza qualitativa adotou como método a abordagem descritivo-interpretativa das manifestações das crianças de seis anos nas brincadeiras e atividades formais de ensino. Para tal fim, utilizou-se os procedimentos metodológicos de análises bibliográficas, análise documental e observação participante...The present research, developed by the graduate program in education from Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP, Campus de Presidente Prudente, binds to the line of research on formative processes and Practices in education. The investigation has established as its main objective to monitor and interpret the manifestations of children from six years in formal educational activities and jokes in the first year of elementary school to a municipal school Presidente Prudente, São Paulo. Interest in investigating such theme came the doubts present in school practice regarding the organization of teaching for children in this age group and, also, that the configuration drift and dichotomies arising from the admission of children in the first year, are generating several paradoxes conducive to reflection on the way of conceiving the childhood education. The theoretical framework that has guided the work was based mainly on historical-cultural approach authors and others who base their investigations on the same epistemological array. Research of qualitative nature adopted as descriptive approach-interpretative method of the manifestations of children from six years in formal learning activities and jokes. To this end, we used the methodological procedures of bibliographical analysis, document analysis and participant observation. The results showed that under bibliographic and documentary, there are discrepancies between the public policy discourse and pedagogical practices to be materialized in school every day... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, José Milton de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Orlandi, Leonardo de Angelo [UNESP]2014-06-11T19:26:00Z2014-06-11T19:26:00Z2013-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis266 f. : il.application/pdfORLANDI, Leonardo de Angelo. A brincadeira e as atividades fomais de ensino no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise das manifestações das crianças de seis anos. 2013. 266 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.http://hdl.handle.net/11449/92357000732002orlandi_la_me_prud.pdf33004129044P67758444123838079Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92357Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:16:58.954560Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A brincadeira e as atividades fomais de ensino no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise das manifestações das crianças de seis anos
title A brincadeira e as atividades fomais de ensino no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise das manifestações das crianças de seis anos
spellingShingle A brincadeira e as atividades fomais de ensino no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise das manifestações das crianças de seis anos
Orlandi, Leonardo de Angelo [UNESP]
Educação
Brincadeiras
Desenvolvimento cognitivo
Infância
Aprendizagem
Education
title_short A brincadeira e as atividades fomais de ensino no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise das manifestações das crianças de seis anos
title_full A brincadeira e as atividades fomais de ensino no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise das manifestações das crianças de seis anos
title_fullStr A brincadeira e as atividades fomais de ensino no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise das manifestações das crianças de seis anos
title_full_unstemmed A brincadeira e as atividades fomais de ensino no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise das manifestações das crianças de seis anos
title_sort A brincadeira e as atividades fomais de ensino no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise das manifestações das crianças de seis anos
author Orlandi, Leonardo de Angelo [UNESP]
author_facet Orlandi, Leonardo de Angelo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, José Milton de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Orlandi, Leonardo de Angelo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Brincadeiras
Desenvolvimento cognitivo
Infância
Aprendizagem
Education
topic Educação
Brincadeiras
Desenvolvimento cognitivo
Infância
Aprendizagem
Education
description A presente pesquisa, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP, Campus de Presidente Prudente, vincula-se à linha de pesquisa intitulada Práticas e Processos Formativos em Educação. A investigação estabeleceu como objetivo principal acompanhar e interpretar as manifestações das crianças de seis anos nas brincadeiras e atividades formais de ensino no primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Presidente Prudente, São Paulo. O interesse em investigar tal tema adveio das dúvidas presentes na prática escolar com relação à organização do ensino para as crianças nesta faixa etária e, também, de que os descompassos e dicotomias decorrentes do ingresso das crianças no primeiro ano, estão gerando diversos paradoxos propícios para reflexão na forma de conceber a educação para a infância. O referencial teórico que norteou o trabalho esteve pautado, principalmente nos autores do enfoque histórico-cultural e outros que embasam suas investigações na mesma matriz epistemológica. A investigação de natureza qualitativa adotou como método a abordagem descritivo-interpretativa das manifestações das crianças de seis anos nas brincadeiras e atividades formais de ensino. Para tal fim, utilizou-se os procedimentos metodológicos de análises bibliográficas, análise documental e observação participante...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-06
2014-06-11T19:26:00Z
2014-06-11T19:26:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ORLANDI, Leonardo de Angelo. A brincadeira e as atividades fomais de ensino no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise das manifestações das crianças de seis anos. 2013. 266 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/92357
000732002
orlandi_la_me_prud.pdf
33004129044P6
7758444123838079
identifier_str_mv ORLANDI, Leonardo de Angelo. A brincadeira e as atividades fomais de ensino no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise das manifestações das crianças de seis anos. 2013. 266 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
000732002
orlandi_la_me_prud.pdf
33004129044P6
7758444123838079
url http://hdl.handle.net/11449/92357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 266 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129413086183424