Formação de professores reflexivos: uma experiência compartilhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Regina Aparecida Ribeiro [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102253
Resumo: Esta tese é uma investigação qualitativa que está fundamentada na concepção teórico-metodológica da Pesquisa Narrativa de Clandinin e Connelly, na Formação do Professor Reflexivo de Donald Schön e na Hermenêutica Filosófica de Gadamer. Em seu acabamento estético (tomando este adjetivo como substantivo foulcaultiano, estética da existência), fundamenta-se na concepção de “saber de experiência” de Larrosa. Nesta pesquisa o que está em suspensão é a vivência da pesquisadora como profissional da educação, cuja história é narrada, reconstruída e revivida, assim como, as histórias da participante, com quem a pesquisadora, de uma forma peculiar, compartilha suas “conversas reflexivas”, seus objetos de estudo (relatos e histórias). A tese aqui defendida é a de que a construção do conhecimento pessoal e prático do professor também se dá ao se narrar as histórias de sua experiência profissional e interpretar palavras faladas e escritas – ações estas que são maneiras privilegiadas de acesso à consciência, entendida como abertura (ato intencional) em direção à compreensão do mundo como rede de relações. Assim, este trabalho teve como objetivos gerais (a) resgatar e reviver as histórias da vida pessoal, acadêmica e profissional da pesquisadora envolvida com o exercício da docência num curso de Letras; e (b) resgatar e reconstruir as histórias de vida acadêmica e profissional de uma outra professora, também formadora de professores de Letras, ex-aluna do referido curso. A tese ilustra a relevância teórico-metodológica da pesquisa narrativa para a reflexão e para a transformação da prática profissional dos professores. Os dois estudos aqui contidos, trazem as “conversas reflexivas” e a interpretação hermenêutica como instrumentos de ação social e profissional para o compartilhamento dos sentidos produzidos...
id UNSP_9b33bdaa0e0ee0a61a60da5629998f00
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102253
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação de professores reflexivos: uma experiência compartilhadaProfessores - FormaçãoHermeneuticaExperienciaProfessores reflexivos - FormaçãoPesquisa narrativaNarrative InquiryDevelopment of reflective teachersPhilosophical hermeneutics and knowledge of experienceEsta tese é uma investigação qualitativa que está fundamentada na concepção teórico-metodológica da Pesquisa Narrativa de Clandinin e Connelly, na Formação do Professor Reflexivo de Donald Schön e na Hermenêutica Filosófica de Gadamer. Em seu acabamento estético (tomando este adjetivo como substantivo foulcaultiano, estética da existência), fundamenta-se na concepção de “saber de experiência” de Larrosa. Nesta pesquisa o que está em suspensão é a vivência da pesquisadora como profissional da educação, cuja história é narrada, reconstruída e revivida, assim como, as histórias da participante, com quem a pesquisadora, de uma forma peculiar, compartilha suas “conversas reflexivas”, seus objetos de estudo (relatos e histórias). A tese aqui defendida é a de que a construção do conhecimento pessoal e prático do professor também se dá ao se narrar as histórias de sua experiência profissional e interpretar palavras faladas e escritas – ações estas que são maneiras privilegiadas de acesso à consciência, entendida como abertura (ato intencional) em direção à compreensão do mundo como rede de relações. Assim, este trabalho teve como objetivos gerais (a) resgatar e reviver as histórias da vida pessoal, acadêmica e profissional da pesquisadora envolvida com o exercício da docência num curso de Letras; e (b) resgatar e reconstruir as histórias de vida acadêmica e profissional de uma outra professora, também formadora de professores de Letras, ex-aluna do referido curso. A tese ilustra a relevância teórico-metodológica da pesquisa narrativa para a reflexão e para a transformação da prática profissional dos professores. Os dois estudos aqui contidos, trazem as “conversas reflexivas” e a interpretação hermenêutica como instrumentos de ação social e profissional para o compartilhamento dos sentidos produzidos...This thesis reports on a qualitative study that is theoretically and methodologically grounded on Narrative Inquiry of D.J. Clandinin and M.F. Connelly, on the Education of the Reflective Teacher of D. Schön, and on Gadamer’s Philosophical Hermeneutics. From its aesthetical point of view (by taking this adjective as a foucaultian noun – the aesthetics of existence), the thesis is grounded on Larossa’s concept of “knowledge derived from experience”. The study focuses on the researcher’s lived experiences as a professional in the field of Education. Her stories, as well as those of her participant become the foci of her study and they are narrated, reconstructed and relived in a peculiar way – they are shared by means of “reflective conversations”. The thesis here sustained is that the construction of teachers’ personal practical knowledge occurs when they tell the stories of their professional experiences and when they interpret the words that are spoken and written. Such actions are privileged ways to access consciousness, here understood as an opening (an intentional act) towards the understanding of the world as a network of relationships. The general objectives of this study, therefore, were (a) to recover and to relive the stories of the personal, academic and professional life of the researcher during her teaching practice in an undergraduate course of Letters; and (b) to recover and to reconstruct the academic and professional stories of another teacher, who is a teacher educator as well, and one of the researcher’s former students in that course. The thesis illustrates the theoretical-methodological relevance of Narrative Inquiry to the reflection and transformation of teachers’ professional practices. The two studies that are reported here bring “reflective conversations” and the hermeneutic interpretation as instruments of professional and social... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Telles, João Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Siqueira, Regina Aparecida Ribeiro [UNESP]2014-06-11T19:31:45Z2014-06-11T19:31:45Z2009-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis229 f. + Apêndices.application/pdfSIQUEIRA, Regina Aparecida Ribeiro. Formação de professores reflexivos: uma experiência compartilhada. 2009. 229 f. +. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.http://hdl.handle.net/11449/102253000591764siqueira_rar_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102253Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores reflexivos: uma experiência compartilhada
title Formação de professores reflexivos: uma experiência compartilhada
spellingShingle Formação de professores reflexivos: uma experiência compartilhada
Siqueira, Regina Aparecida Ribeiro [UNESP]
Professores - Formação
Hermeneutica
Experiencia
Professores reflexivos - Formação
Pesquisa narrativa
Narrative Inquiry
Development of reflective teachers
Philosophical hermeneutics and knowledge of experience
title_short Formação de professores reflexivos: uma experiência compartilhada
title_full Formação de professores reflexivos: uma experiência compartilhada
title_fullStr Formação de professores reflexivos: uma experiência compartilhada
title_full_unstemmed Formação de professores reflexivos: uma experiência compartilhada
title_sort Formação de professores reflexivos: uma experiência compartilhada
author Siqueira, Regina Aparecida Ribeiro [UNESP]
author_facet Siqueira, Regina Aparecida Ribeiro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Telles, João Antonio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Regina Aparecida Ribeiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Hermeneutica
Experiencia
Professores reflexivos - Formação
Pesquisa narrativa
Narrative Inquiry
Development of reflective teachers
Philosophical hermeneutics and knowledge of experience
topic Professores - Formação
Hermeneutica
Experiencia
Professores reflexivos - Formação
Pesquisa narrativa
Narrative Inquiry
Development of reflective teachers
Philosophical hermeneutics and knowledge of experience
description Esta tese é uma investigação qualitativa que está fundamentada na concepção teórico-metodológica da Pesquisa Narrativa de Clandinin e Connelly, na Formação do Professor Reflexivo de Donald Schön e na Hermenêutica Filosófica de Gadamer. Em seu acabamento estético (tomando este adjetivo como substantivo foulcaultiano, estética da existência), fundamenta-se na concepção de “saber de experiência” de Larrosa. Nesta pesquisa o que está em suspensão é a vivência da pesquisadora como profissional da educação, cuja história é narrada, reconstruída e revivida, assim como, as histórias da participante, com quem a pesquisadora, de uma forma peculiar, compartilha suas “conversas reflexivas”, seus objetos de estudo (relatos e histórias). A tese aqui defendida é a de que a construção do conhecimento pessoal e prático do professor também se dá ao se narrar as histórias de sua experiência profissional e interpretar palavras faladas e escritas – ações estas que são maneiras privilegiadas de acesso à consciência, entendida como abertura (ato intencional) em direção à compreensão do mundo como rede de relações. Assim, este trabalho teve como objetivos gerais (a) resgatar e reviver as histórias da vida pessoal, acadêmica e profissional da pesquisadora envolvida com o exercício da docência num curso de Letras; e (b) resgatar e reconstruir as histórias de vida acadêmica e profissional de uma outra professora, também formadora de professores de Letras, ex-aluna do referido curso. A tese ilustra a relevância teórico-metodológica da pesquisa narrativa para a reflexão e para a transformação da prática profissional dos professores. Os dois estudos aqui contidos, trazem as “conversas reflexivas” e a interpretação hermenêutica como instrumentos de ação social e profissional para o compartilhamento dos sentidos produzidos...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-10
2014-06-11T19:31:45Z
2014-06-11T19:31:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIQUEIRA, Regina Aparecida Ribeiro. Formação de professores reflexivos: uma experiência compartilhada. 2009. 229 f. +. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/102253
000591764
siqueira_rar_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv SIQUEIRA, Regina Aparecida Ribeiro. Formação de professores reflexivos: uma experiência compartilhada. 2009. 229 f. +. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.
000591764
siqueira_rar_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/102253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 229 f. + Apêndices.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128206560034816