O consensual e o polêmico no texto argumentativo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guariglia, Rinaldo [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103587
Resumo: Este estudo examina duas categorias dialógicas regidas pela argumentação nas redações argumentativas escolares: o consenso e a polêmica, que respondem pela propagação de ideias do senso comum, e, por extensão, de outras ideias que se confrontam com esses enunciados consensuais: os enunciados polêmicos. Por meio da reflexão bakhtiniana, três matrizes dialógicas são investigadas em redações escolares: os diálogos do sujeito-produtor com outras vozes sociais, com a proposta de redação e, principalmente, com o interlocutor-examinador. Esses diálogos inserem, em meio à dispersão do discurso, um conjunto de propriedades que ora são manifestações da categoria consensual, ora da polêmica; e estão de acordo com o exercício argumentativo do texto. Entre as propriedades dialógicas estão: a aplicação de aspectos generalizantes, a organização de enunciados descritivo-causais, a observação de um raciocínio lógico formalizado, o distanciamento da proposta de redação ou a aproximação com ela, a inserção de enunciados interrogativo-retóricos e a ocorrência de determinados marcadores linguísticos. O texto argumentativo escolar apresenta invariavelmente não apenas enunciados consensuais, mas também rompimentos com a ordem do senso comum, que caracterizam a categoria polêmica. O córpus de pesquisa compreende redações produzidas durante um processo seletivo universitário em 2004.
id UNSP_9b6057730a481b4b77daebcdd94bdcb1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103587
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O consensual e o polêmico no texto argumentativo escolarLinguísticaLíngua portuguesaAnálise do discursoDiscoursePolemicsArgumentationEste estudo examina duas categorias dialógicas regidas pela argumentação nas redações argumentativas escolares: o consenso e a polêmica, que respondem pela propagação de ideias do senso comum, e, por extensão, de outras ideias que se confrontam com esses enunciados consensuais: os enunciados polêmicos. Por meio da reflexão bakhtiniana, três matrizes dialógicas são investigadas em redações escolares: os diálogos do sujeito-produtor com outras vozes sociais, com a proposta de redação e, principalmente, com o interlocutor-examinador. Esses diálogos inserem, em meio à dispersão do discurso, um conjunto de propriedades que ora são manifestações da categoria consensual, ora da polêmica; e estão de acordo com o exercício argumentativo do texto. Entre as propriedades dialógicas estão: a aplicação de aspectos generalizantes, a organização de enunciados descritivo-causais, a observação de um raciocínio lógico formalizado, o distanciamento da proposta de redação ou a aproximação com ela, a inserção de enunciados interrogativo-retóricos e a ocorrência de determinados marcadores linguísticos. O texto argumentativo escolar apresenta invariavelmente não apenas enunciados consensuais, mas também rompimentos com a ordem do senso comum, que caracterizam a categoria polêmica. O córpus de pesquisa compreende redações produzidas durante um processo seletivo universitário em 2004.This paper examines two dialogical categories led by argumentation in the scholarly argumentative compositions: the consensus and the polemics, which are answerable by the diffusion of the ideas of the common sense, and, by extension, of other ideas that confront themselves with the consensual enunciates: the polemical ones. By means of the Bakhtine’s thought, three matrices of dialogues are investigated in this written scholarly text: the dialogues of textual producer with regard to other social voices, to the text-proposal to the composition, and, mainly, to the interlocutor-examiner. These dialogues insert, through the dispersion of the discourse, a set of textual and discoursive properties, which are sometimes consensual category manifestations; at another times, they are polemical ones; in accordance with the textual argumentative operation. Among the dialogical properties are the application of notions that generalizes, the organization of descriptive-causal enunciates, the observation of a strict logical reasoning, the distance or the approach of the text-proposal, the insertion of interrogative-rhetorical enunciates, and the occurrence of some linguistic-textual markers. The scholarly argumentative text presents invariably not only consensual enunciates, but also ruptures in the order of the common sense that characterizes the polemical category. The corpus of this research consists of argumentative compositions produced during a brazilian universitarian selective process in 2004.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marchezan, Renata Maria Cauri Coelho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guariglia, Rinaldo [UNESP]2014-06-11T19:32:47Z2014-06-11T19:32:47Z2008-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis188 f.application/pdfGUARIGLIA, Rinaldo. O consensual e o polêmico no texto argumentativo escolar. 2008. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.http://hdl.handle.net/11449/103587000558640guariglia_r_dr_arafcl_prot.pdf33004030009P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:22:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103587Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:57:59.593705Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O consensual e o polêmico no texto argumentativo escolar
title O consensual e o polêmico no texto argumentativo escolar
spellingShingle O consensual e o polêmico no texto argumentativo escolar
Guariglia, Rinaldo [UNESP]
Linguística
Língua portuguesa
Análise do discurso
Discourse
Polemics
Argumentation
title_short O consensual e o polêmico no texto argumentativo escolar
title_full O consensual e o polêmico no texto argumentativo escolar
title_fullStr O consensual e o polêmico no texto argumentativo escolar
title_full_unstemmed O consensual e o polêmico no texto argumentativo escolar
title_sort O consensual e o polêmico no texto argumentativo escolar
author Guariglia, Rinaldo [UNESP]
author_facet Guariglia, Rinaldo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marchezan, Renata Maria Cauri Coelho [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guariglia, Rinaldo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Língua portuguesa
Análise do discurso
Discourse
Polemics
Argumentation
topic Linguística
Língua portuguesa
Análise do discurso
Discourse
Polemics
Argumentation
description Este estudo examina duas categorias dialógicas regidas pela argumentação nas redações argumentativas escolares: o consenso e a polêmica, que respondem pela propagação de ideias do senso comum, e, por extensão, de outras ideias que se confrontam com esses enunciados consensuais: os enunciados polêmicos. Por meio da reflexão bakhtiniana, três matrizes dialógicas são investigadas em redações escolares: os diálogos do sujeito-produtor com outras vozes sociais, com a proposta de redação e, principalmente, com o interlocutor-examinador. Esses diálogos inserem, em meio à dispersão do discurso, um conjunto de propriedades que ora são manifestações da categoria consensual, ora da polêmica; e estão de acordo com o exercício argumentativo do texto. Entre as propriedades dialógicas estão: a aplicação de aspectos generalizantes, a organização de enunciados descritivo-causais, a observação de um raciocínio lógico formalizado, o distanciamento da proposta de redação ou a aproximação com ela, a inserção de enunciados interrogativo-retóricos e a ocorrência de determinados marcadores linguísticos. O texto argumentativo escolar apresenta invariavelmente não apenas enunciados consensuais, mas também rompimentos com a ordem do senso comum, que caracterizam a categoria polêmica. O córpus de pesquisa compreende redações produzidas durante um processo seletivo universitário em 2004.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-17
2014-06-11T19:32:47Z
2014-06-11T19:32:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUARIGLIA, Rinaldo. O consensual e o polêmico no texto argumentativo escolar. 2008. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/103587
000558640
guariglia_r_dr_arafcl_prot.pdf
33004030009P4
identifier_str_mv GUARIGLIA, Rinaldo. O consensual e o polêmico no texto argumentativo escolar. 2008. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
000558640
guariglia_r_dr_arafcl_prot.pdf
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/103587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 188 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129378797748224