A formação de docentes para a química na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Amanda de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156460
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898127.pdf
Resumo: The teaching of chemistry during the beginning of a child's school life is extremely important, because it is at that moment that it builds the first relations with science, establishing the bases for learning concepts that will be taught in the future. The question that leads to this work is are future educators prepared to introduce initial concepts of Chemistry in the initial grades of Elementary and Child Education taking their initial training in the Graduation course? Therefore, the objectives of this research are: check the teaching of chemistry in the national documents, which govern the planning guidelines in Early Childhood Education and Elementary Education; identify, describe and analyze the experiences of Pedagogy students of the Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, in the campus of Bauru. In order, to achieve the goal, a qualitative research was carried out, a case study, and the bibliographic survey will provide theoretical support in the stages of data collection and analysis. The procedures and instruments for collecting and analyzing the data are based on the National Curricular Framework for Early Childhood Education, the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education and the National Curricular Parameters: Natural Sciences. We can verify that the graduation students, for the most part, do not feel prepared to introduce the concepts, needing improvements in their initial training and research in the area of Chemistry Education for initial grades
id UNSP_9b7fb3dcc5c3b4dc1f9eb8f776267df7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/156460
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação de docentes para a química na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamentalProfessores - FormaçãoEducação de criançasEnsino fundamentalQuimica - Estudo e ensinoElementary educationThe teaching of chemistry during the beginning of a child's school life is extremely important, because it is at that moment that it builds the first relations with science, establishing the bases for learning concepts that will be taught in the future. The question that leads to this work is are future educators prepared to introduce initial concepts of Chemistry in the initial grades of Elementary and Child Education taking their initial training in the Graduation course? Therefore, the objectives of this research are: check the teaching of chemistry in the national documents, which govern the planning guidelines in Early Childhood Education and Elementary Education; identify, describe and analyze the experiences of Pedagogy students of the Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, in the campus of Bauru. In order, to achieve the goal, a qualitative research was carried out, a case study, and the bibliographic survey will provide theoretical support in the stages of data collection and analysis. The procedures and instruments for collecting and analyzing the data are based on the National Curricular Framework for Early Childhood Education, the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education and the National Curricular Parameters: Natural Sciences. We can verify that the graduation students, for the most part, do not feel prepared to introduce the concepts, needing improvements in their initial training and research in the area of Chemistry Education for initial gradesO ensino de química durante o início da vida escolar de uma criança é de extrema importância, pois é nesse momento que ela constrói as primeiras relações com a ciência, estabelecendo bases para o aprendizado de conceitos que serão ensinados futuramente. A questão que conduz esse trabalho é os futuros pedagogos estão preparados para introduzir conceitos iniciais de Química nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil tomando sua formação inicial no curso de Licenciatura?. Sendo assim, os objetivos dessa pesquisa foram: verificar como se dá o ensino de química na formação dos discentes de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no campus de Bauru a partir da análise das experiências dos mesmos e dos documentos nacionais que regem a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, sendo eles o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e os Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Para atender ao objetivo proposto foi realizada uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, sendo que o levantamento bibliográfico ofereceu sustentação teórica nas etapas de coleta e análise dos dados. Os procedimentos e instrumentos para coleta e análises dos dados têm por base o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e os Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais, sendo assim utilizado um questionário aplicado aos alunos do 3 e 4 ao do curso de Pedagogia da UNESP campus Bauru. Podemos verificar que os Licenciandos, em sua maioria, não se sentem preparados para introduzir os conceitos, necessitando assim de melhorias em sua formação inicial e de pesquisas na área de Educação em Química para os anos iniciaisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Amanda de Oliveira [UNESP]2018-09-19T17:27:28Z2018-09-19T17:27:28Z2017-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51 f.application/pdfALVES, Amanda de Oliveira. A formação de docentes para a química na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.http://hdl.handle.net/11449/156460000898127http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898127.pdf8897176542462072Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:26:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156460Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-04-23T14:26:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de docentes para a química na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
title A formação de docentes para a química na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A formação de docentes para a química na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
Alves, Amanda de Oliveira [UNESP]
Professores - Formação
Educação de crianças
Ensino fundamental
Quimica - Estudo e ensino
Elementary education
title_short A formação de docentes para a química na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
title_full A formação de docentes para a química na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A formação de docentes para a química na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A formação de docentes para a química na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
title_sort A formação de docentes para a química na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
author Alves, Amanda de Oliveira [UNESP]
author_facet Alves, Amanda de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Amanda de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação de crianças
Ensino fundamental
Quimica - Estudo e ensino
Elementary education
topic Professores - Formação
Educação de crianças
Ensino fundamental
Quimica - Estudo e ensino
Elementary education
description The teaching of chemistry during the beginning of a child's school life is extremely important, because it is at that moment that it builds the first relations with science, establishing the bases for learning concepts that will be taught in the future. The question that leads to this work is are future educators prepared to introduce initial concepts of Chemistry in the initial grades of Elementary and Child Education taking their initial training in the Graduation course? Therefore, the objectives of this research are: check the teaching of chemistry in the national documents, which govern the planning guidelines in Early Childhood Education and Elementary Education; identify, describe and analyze the experiences of Pedagogy students of the Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, in the campus of Bauru. In order, to achieve the goal, a qualitative research was carried out, a case study, and the bibliographic survey will provide theoretical support in the stages of data collection and analysis. The procedures and instruments for collecting and analyzing the data are based on the National Curricular Framework for Early Childhood Education, the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education and the National Curricular Parameters: Natural Sciences. We can verify that the graduation students, for the most part, do not feel prepared to introduce the concepts, needing improvements in their initial training and research in the area of Chemistry Education for initial grades
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14
2018-09-19T17:27:28Z
2018-09-19T17:27:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Amanda de Oliveira. A formação de docentes para a química na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.
http://hdl.handle.net/11449/156460
000898127
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898127.pdf
8897176542462072
identifier_str_mv ALVES, Amanda de Oliveira. A formação de docentes para a química na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.
000898127
8897176542462072
url http://hdl.handle.net/11449/156460
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898127.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1826304045194674176