A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tatiana Novaes de [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120326
Resumo: Special education and inclusion of students with Special Educational Needs (SEN) in regular classrooms of public schools has being widely discussed in academic and political areas. From Salamanca Declaration signed in 1994, which established that the education of people with special needs should be guaranteed by public system, being offered within regular classrooms said. Along the inclusion process, has been observed an increasingly difficult for teachers to work with these special students. This difficulty comes from an incomplete or inadequate formation, resulting in an education that is not always inclusive. The present work aims to investigate what are the motivational factors that lead teachers, working in public schools, to seek continuing courses of formation in specialized educational services, and what are the possible impediments that eschew them from seeking such courses. Data were collected through questionnaires given to elementary school teachers, from public schools in the city of Rio Claro- SP. With their answer, it could be identified what are the motivational factors of the quest for continuing formation, as well as facts that obstruct this specialization. It could be observed that there is a need for constant training of the education professionals, for them to be able to appropriate of the inclusion as a pedagogical approach, not just a law and far from reality
id UNSP_9c1f015dde107c4acc85cf62a88a569f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120326
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiaisProfessores - FormaçãoEducação especialEducação e EstadoEducação inclusivaInclusão em educaçãoSpecial education and inclusion of students with Special Educational Needs (SEN) in regular classrooms of public schools has being widely discussed in academic and political areas. From Salamanca Declaration signed in 1994, which established that the education of people with special needs should be guaranteed by public system, being offered within regular classrooms said. Along the inclusion process, has been observed an increasingly difficult for teachers to work with these special students. This difficulty comes from an incomplete or inadequate formation, resulting in an education that is not always inclusive. The present work aims to investigate what are the motivational factors that lead teachers, working in public schools, to seek continuing courses of formation in specialized educational services, and what are the possible impediments that eschew them from seeking such courses. Data were collected through questionnaires given to elementary school teachers, from public schools in the city of Rio Claro- SP. With their answer, it could be identified what are the motivational factors of the quest for continuing formation, as well as facts that obstruct this specialization. It could be observed that there is a need for constant training of the education professionals, for them to be able to appropriate of the inclusion as a pedagogical approach, not just a law and far from realityA educação especial e a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em salas de aula do ensino público regular vêem sendo amplamente discutidas no meio acadêmico e político. A partir da Declaração de Salamanca assinada em 1994 ficou instituído que a educação das pessoas portadoras de NEE fosse garantida pelo sistema público, sendo oferecida dentro das salas ditas regulares. Juntamente ao processo de inclusão, tem sido observada a crescente dificuldade dos professores em trabalhar com esses alunos. Dificuldade essa proveniente de uma formação inicial incompleta ou insuficiente, resultando em uma educação nem sempre inclusiva. O presente trabalho tem como papel investigar quais são os fatores motivacionais que levam os professores, atuantes na rede pública de ensino, a procurar cursos de formação continuada especializado no Atendimento Educacional Especializado, e quais os possíveis obstáculos que os impedem a procurar tais cursos. Os dados foram coletados através de questionários aplicados a professores do ensino fundamental, nas escolas da rede pública da cidade de Rio Claro- SP. Puderam ser identificados alguns fatores motivacionais da busca pela Formação Continuada, bem como fatos que atravancam essas especializações. Observa-se a necessidade de constante formação para que os profissionais da educação sejam capazes de se apropriar da inclusão como atitude pedagógica, e não apenas como uma lei isolada e distante da realidadeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Célia Regina [UNESP]Giardinetto, Andrea Rizzo Santos Boettger [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Tatiana Novaes de [UNESP]2015-03-23T15:25:54Z2015-03-23T15:25:54Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfOLIVEIRA, Tatiana Novaes de. A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais. 2012. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/120326000702454oliveira_tn_tcc_rcla.pdf5048619255003350Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-14T06:17:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120326Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:55:06.922878Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais
title A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais
spellingShingle A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais
Oliveira, Tatiana Novaes de [UNESP]
Professores - Formação
Educação especial
Educação e Estado
Educação inclusiva
Inclusão em educação
title_short A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais
title_full A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais
title_fullStr A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais
title_full_unstemmed A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais
title_sort A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais
author Oliveira, Tatiana Novaes de [UNESP]
author_facet Oliveira, Tatiana Novaes de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rossi, Célia Regina [UNESP]
Giardinetto, Andrea Rizzo Santos Boettger [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Tatiana Novaes de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação especial
Educação e Estado
Educação inclusiva
Inclusão em educação
topic Professores - Formação
Educação especial
Educação e Estado
Educação inclusiva
Inclusão em educação
description Special education and inclusion of students with Special Educational Needs (SEN) in regular classrooms of public schools has being widely discussed in academic and political areas. From Salamanca Declaration signed in 1994, which established that the education of people with special needs should be guaranteed by public system, being offered within regular classrooms said. Along the inclusion process, has been observed an increasingly difficult for teachers to work with these special students. This difficulty comes from an incomplete or inadequate formation, resulting in an education that is not always inclusive. The present work aims to investigate what are the motivational factors that lead teachers, working in public schools, to seek continuing courses of formation in specialized educational services, and what are the possible impediments that eschew them from seeking such courses. Data were collected through questionnaires given to elementary school teachers, from public schools in the city of Rio Claro- SP. With their answer, it could be identified what are the motivational factors of the quest for continuing formation, as well as facts that obstruct this specialization. It could be observed that there is a need for constant training of the education professionals, for them to be able to appropriate of the inclusion as a pedagogical approach, not just a law and far from reality
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-03-23T15:25:54Z
2015-03-23T15:25:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Tatiana Novaes de. A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais. 2012. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/120326
000702454
oliveira_tn_tcc_rcla.pdf
5048619255003350
identifier_str_mv OLIVEIRA, Tatiana Novaes de. A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais. 2012. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
000702454
oliveira_tn_tcc_rcla.pdf
5048619255003350
url http://hdl.handle.net/11449/120326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129473368817664