A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/120326 |
Resumo: | Special education and inclusion of students with Special Educational Needs (SEN) in regular classrooms of public schools has being widely discussed in academic and political areas. From Salamanca Declaration signed in 1994, which established that the education of people with special needs should be guaranteed by public system, being offered within regular classrooms said. Along the inclusion process, has been observed an increasingly difficult for teachers to work with these special students. This difficulty comes from an incomplete or inadequate formation, resulting in an education that is not always inclusive. The present work aims to investigate what are the motivational factors that lead teachers, working in public schools, to seek continuing courses of formation in specialized educational services, and what are the possible impediments that eschew them from seeking such courses. Data were collected through questionnaires given to elementary school teachers, from public schools in the city of Rio Claro- SP. With their answer, it could be identified what are the motivational factors of the quest for continuing formation, as well as facts that obstruct this specialization. It could be observed that there is a need for constant training of the education professionals, for them to be able to appropriate of the inclusion as a pedagogical approach, not just a law and far from reality |
id |
UNSP_9c1f015dde107c4acc85cf62a88a569f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/120326 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiaisProfessores - FormaçãoEducação especialEducação e EstadoEducação inclusivaInclusão em educaçãoSpecial education and inclusion of students with Special Educational Needs (SEN) in regular classrooms of public schools has being widely discussed in academic and political areas. From Salamanca Declaration signed in 1994, which established that the education of people with special needs should be guaranteed by public system, being offered within regular classrooms said. Along the inclusion process, has been observed an increasingly difficult for teachers to work with these special students. This difficulty comes from an incomplete or inadequate formation, resulting in an education that is not always inclusive. The present work aims to investigate what are the motivational factors that lead teachers, working in public schools, to seek continuing courses of formation in specialized educational services, and what are the possible impediments that eschew them from seeking such courses. Data were collected through questionnaires given to elementary school teachers, from public schools in the city of Rio Claro- SP. With their answer, it could be identified what are the motivational factors of the quest for continuing formation, as well as facts that obstruct this specialization. It could be observed that there is a need for constant training of the education professionals, for them to be able to appropriate of the inclusion as a pedagogical approach, not just a law and far from realityA educação especial e a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em salas de aula do ensino público regular vêem sendo amplamente discutidas no meio acadêmico e político. A partir da Declaração de Salamanca assinada em 1994 ficou instituído que a educação das pessoas portadoras de NEE fosse garantida pelo sistema público, sendo oferecida dentro das salas ditas regulares. Juntamente ao processo de inclusão, tem sido observada a crescente dificuldade dos professores em trabalhar com esses alunos. Dificuldade essa proveniente de uma formação inicial incompleta ou insuficiente, resultando em uma educação nem sempre inclusiva. O presente trabalho tem como papel investigar quais são os fatores motivacionais que levam os professores, atuantes na rede pública de ensino, a procurar cursos de formação continuada especializado no Atendimento Educacional Especializado, e quais os possíveis obstáculos que os impedem a procurar tais cursos. Os dados foram coletados através de questionários aplicados a professores do ensino fundamental, nas escolas da rede pública da cidade de Rio Claro- SP. Puderam ser identificados alguns fatores motivacionais da busca pela Formação Continuada, bem como fatos que atravancam essas especializações. Observa-se a necessidade de constante formação para que os profissionais da educação sejam capazes de se apropriar da inclusão como atitude pedagógica, e não apenas como uma lei isolada e distante da realidadeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Célia Regina [UNESP]Giardinetto, Andrea Rizzo Santos Boettger [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Tatiana Novaes de [UNESP]2015-03-23T15:25:54Z2015-03-23T15:25:54Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfOLIVEIRA, Tatiana Novaes de. A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais. 2012. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/120326000702454oliveira_tn_tcc_rcla.pdf5048619255003350Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-14T06:17:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120326Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:55:06.922878Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais |
title |
A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais |
spellingShingle |
A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais Oliveira, Tatiana Novaes de [UNESP] Professores - Formação Educação especial Educação e Estado Educação inclusiva Inclusão em educação |
title_short |
A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais |
title_full |
A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais |
title_fullStr |
A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais |
title_full_unstemmed |
A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais |
title_sort |
A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais |
author |
Oliveira, Tatiana Novaes de [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Tatiana Novaes de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rossi, Célia Regina [UNESP] Giardinetto, Andrea Rizzo Santos Boettger [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Tatiana Novaes de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Educação especial Educação e Estado Educação inclusiva Inclusão em educação |
topic |
Professores - Formação Educação especial Educação e Estado Educação inclusiva Inclusão em educação |
description |
Special education and inclusion of students with Special Educational Needs (SEN) in regular classrooms of public schools has being widely discussed in academic and political areas. From Salamanca Declaration signed in 1994, which established that the education of people with special needs should be guaranteed by public system, being offered within regular classrooms said. Along the inclusion process, has been observed an increasingly difficult for teachers to work with these special students. This difficulty comes from an incomplete or inadequate formation, resulting in an education that is not always inclusive. The present work aims to investigate what are the motivational factors that lead teachers, working in public schools, to seek continuing courses of formation in specialized educational services, and what are the possible impediments that eschew them from seeking such courses. Data were collected through questionnaires given to elementary school teachers, from public schools in the city of Rio Claro- SP. With their answer, it could be identified what are the motivational factors of the quest for continuing formation, as well as facts that obstruct this specialization. It could be observed that there is a need for constant training of the education professionals, for them to be able to appropriate of the inclusion as a pedagogical approach, not just a law and far from reality |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-03-23T15:25:54Z 2015-03-23T15:25:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Tatiana Novaes de. A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais. 2012. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. http://hdl.handle.net/11449/120326 000702454 oliveira_tn_tcc_rcla.pdf 5048619255003350 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Tatiana Novaes de. A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais. 2012. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. 000702454 oliveira_tn_tcc_rcla.pdf 5048619255003350 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/120326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
57 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129473368817664 |