O ensino de matemática em duas escolas profissionalizantes: Brasil e Portugal, no período de 1942 a 1978

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Elmha Coelho Martins [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/138854
Resumo: As escolas técnicas foram criadas com o objetivo de formar e qualificar trabalhadores para atuarem no campo industrial e comercial. Esse vínculo da escola com a indústria desenvolveu um tipo de ensino próprio para o trabalho, com as disciplinas escolares divididas entre as de conhecimento geral e as de conhecimento técnico. A Matemática situava-se no campo do conhecimento geral, mas, o seu uso era destinado às atividades técnicas, portanto era uma disciplina aplicada. Daí surge a indagação: quais seriam as características do ensino de Matemática em escolas técnicas para a formação do técnico? Buscando respostas para essa indagação desenvolveu-se esta pesquisa. O seu objetivo é analisar o ensino da Matemática no período de 1942 a 1978, na Escola Técnica Nacional (ETN) localizada na cidade do Rio de Janeiro no Brasil e na Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva (EICAS) localizada no Concelho do Barreiro em Portugal. Focou-se o contexto da forma de governo vigente durante esse período nos dois países: a ditadura. Utilizamos monumentos arquitetônicos, como fonte de pesquisa, para a construção e discussão do contexto econômico e social durante o regime ditatorial no Brasil e em Portugal. Compreender alguns aspectos dessas ditaduras, como a industrialização e a identidade nacional, contribuiu para a análise de diversos pontos referentes ao ensino de Matemática e ao ensino técnico da ETN e da EICAS. Considerou-se os documentos das referidas escolas, no intuito de averiguar as aproximações e as divergências acerca do uso da Matemática na formação de trabalhadores industriários. Esta é uma pesquisa no campo investigativo da História da Educação Matemática, com referenciais na História Cultural e o uso do Método Comparativo. Utilizamos fontes impressas, imagéticas, museológicas e arquitetônicas para construir uma história do ensino de Matemática em uma análise comparativa entre o Brasil e Portugal.
id UNSP_9c35caf68453786c03d779b8e1f0b345
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/138854
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de matemática em duas escolas profissionalizantes: Brasil e Portugal, no período de 1942 a 1978The mathematics teaching in two schools professional: Brazil and Portugal in the period 1942 to 1978MatemáticaDitaduraIndústriaEstudo e ensinoEnsino técnicoEscolas técnicasMathematicsDictatorshipIndustryStudy and teachingTechnical educationTechnical schoolsAs escolas técnicas foram criadas com o objetivo de formar e qualificar trabalhadores para atuarem no campo industrial e comercial. Esse vínculo da escola com a indústria desenvolveu um tipo de ensino próprio para o trabalho, com as disciplinas escolares divididas entre as de conhecimento geral e as de conhecimento técnico. A Matemática situava-se no campo do conhecimento geral, mas, o seu uso era destinado às atividades técnicas, portanto era uma disciplina aplicada. Daí surge a indagação: quais seriam as características do ensino de Matemática em escolas técnicas para a formação do técnico? Buscando respostas para essa indagação desenvolveu-se esta pesquisa. O seu objetivo é analisar o ensino da Matemática no período de 1942 a 1978, na Escola Técnica Nacional (ETN) localizada na cidade do Rio de Janeiro no Brasil e na Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva (EICAS) localizada no Concelho do Barreiro em Portugal. Focou-se o contexto da forma de governo vigente durante esse período nos dois países: a ditadura. Utilizamos monumentos arquitetônicos, como fonte de pesquisa, para a construção e discussão do contexto econômico e social durante o regime ditatorial no Brasil e em Portugal. Compreender alguns aspectos dessas ditaduras, como a industrialização e a identidade nacional, contribuiu para a análise de diversos pontos referentes ao ensino de Matemática e ao ensino técnico da ETN e da EICAS. Considerou-se os documentos das referidas escolas, no intuito de averiguar as aproximações e as divergências acerca do uso da Matemática na formação de trabalhadores industriários. Esta é uma pesquisa no campo investigativo da História da Educação Matemática, com referenciais na História Cultural e o uso do Método Comparativo. Utilizamos fontes impressas, imagéticas, museológicas e arquitetônicas para construir uma história do ensino de Matemática em uma análise comparativa entre o Brasil e Portugal.Technical schools were created in order to train and qualify workers to work in the industrial and commercial field. This link between the school and industry developed a kind of selfeducation to work with school subjects divided between general knowledge and technical expertise. Mathematics was located in the field of general knowledge, but its use was intended for technical activities, so it was an applied discipline. Then the question arises: what are the distinctive features of mathematics teaching in technical schools for training a technician? Seeking answers to this question developed this search. Its purpose is to analyse the teaching of Mathematics from 1942 to 1978 at National Technical School (ETN) located in the city of Rio de Janeiro in Brazil and also at Industrial and Commercial School Alfredo da Silva (EICAS) located in concelho of Barreiro in Portugal. The research was developed in the context of the current form of government during this period in two countries: the dictatorship. We used architectural monuments as a source of research for the construction and discussion of economic and social context during the dictatorship in Brazil and Portugal. Understanding some aspects of these dictatorships, such as industrialization and national identity, contributed to the analysis of several points related to mathematics education and technical education of ETN and EICAS. It was considered the documents of these schools in order to investigate the similarities and differences about the use of mathematics in training of industrial workers. This is a research in the investigative field of the History of Mathematics Education, with references in Cultural History using the comparative method. We used printed sources, imagery, museums and architectural sources, to build a history about mathematics teaching in a Comparative Analysis between Brazil and Portugal.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 5648/13-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brito, Arlete de Jesus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moura, Elmha Coelho Martins [UNESP]2016-05-23T20:48:05Z2016-05-23T20:48:05Z2016-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13885400086924033004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-14T06:24:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138854Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:58:36.818578Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de matemática em duas escolas profissionalizantes: Brasil e Portugal, no período de 1942 a 1978
The mathematics teaching in two schools professional: Brazil and Portugal in the period 1942 to 1978
title O ensino de matemática em duas escolas profissionalizantes: Brasil e Portugal, no período de 1942 a 1978
spellingShingle O ensino de matemática em duas escolas profissionalizantes: Brasil e Portugal, no período de 1942 a 1978
Moura, Elmha Coelho Martins [UNESP]
Matemática
Ditadura
Indústria
Estudo e ensino
Ensino técnico
Escolas técnicas
Mathematics
Dictatorship
Industry
Study and teaching
Technical education
Technical schools
title_short O ensino de matemática em duas escolas profissionalizantes: Brasil e Portugal, no período de 1942 a 1978
title_full O ensino de matemática em duas escolas profissionalizantes: Brasil e Portugal, no período de 1942 a 1978
title_fullStr O ensino de matemática em duas escolas profissionalizantes: Brasil e Portugal, no período de 1942 a 1978
title_full_unstemmed O ensino de matemática em duas escolas profissionalizantes: Brasil e Portugal, no período de 1942 a 1978
title_sort O ensino de matemática em duas escolas profissionalizantes: Brasil e Portugal, no período de 1942 a 1978
author Moura, Elmha Coelho Martins [UNESP]
author_facet Moura, Elmha Coelho Martins [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Arlete de Jesus [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Elmha Coelho Martins [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ditadura
Indústria
Estudo e ensino
Ensino técnico
Escolas técnicas
Mathematics
Dictatorship
Industry
Study and teaching
Technical education
Technical schools
topic Matemática
Ditadura
Indústria
Estudo e ensino
Ensino técnico
Escolas técnicas
Mathematics
Dictatorship
Industry
Study and teaching
Technical education
Technical schools
description As escolas técnicas foram criadas com o objetivo de formar e qualificar trabalhadores para atuarem no campo industrial e comercial. Esse vínculo da escola com a indústria desenvolveu um tipo de ensino próprio para o trabalho, com as disciplinas escolares divididas entre as de conhecimento geral e as de conhecimento técnico. A Matemática situava-se no campo do conhecimento geral, mas, o seu uso era destinado às atividades técnicas, portanto era uma disciplina aplicada. Daí surge a indagação: quais seriam as características do ensino de Matemática em escolas técnicas para a formação do técnico? Buscando respostas para essa indagação desenvolveu-se esta pesquisa. O seu objetivo é analisar o ensino da Matemática no período de 1942 a 1978, na Escola Técnica Nacional (ETN) localizada na cidade do Rio de Janeiro no Brasil e na Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva (EICAS) localizada no Concelho do Barreiro em Portugal. Focou-se o contexto da forma de governo vigente durante esse período nos dois países: a ditadura. Utilizamos monumentos arquitetônicos, como fonte de pesquisa, para a construção e discussão do contexto econômico e social durante o regime ditatorial no Brasil e em Portugal. Compreender alguns aspectos dessas ditaduras, como a industrialização e a identidade nacional, contribuiu para a análise de diversos pontos referentes ao ensino de Matemática e ao ensino técnico da ETN e da EICAS. Considerou-se os documentos das referidas escolas, no intuito de averiguar as aproximações e as divergências acerca do uso da Matemática na formação de trabalhadores industriários. Esta é uma pesquisa no campo investigativo da História da Educação Matemática, com referenciais na História Cultural e o uso do Método Comparativo. Utilizamos fontes impressas, imagéticas, museológicas e arquitetônicas para construir uma história do ensino de Matemática em uma análise comparativa entre o Brasil e Portugal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-23T20:48:05Z
2016-05-23T20:48:05Z
2016-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/138854
000869240
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/138854
identifier_str_mv 000869240
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129478861258752